Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Finame só vai financiar 50% do valor do caminhão

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Revista Carga Pesada

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou nesta terça-feira (23) as novas regras para o Programa de Sustentação de Investimento (PSI), que vão vigorar em 2015. Elas são bem menos camaradas. Os juros subiram e não será mais possível financiar 100% do bem.

As grandes empresas que forem utilizar o Finame/PSI só poderão financiar 50% do valor do caminhão. Para elas, os juros passam de 6% para 10% ao ano. Já os pequenas e médias empresas poderão financiar até 70%, com juros de 9,5%. A taxa anterior também era de 6%. Por meio do Procaminhoneiro, os motoristas autônomos poderão financiar 70% do bem. Neste caso, a taxa sai de 6% para 9% ao ano.

Os prazos continuam o mesmo para todos: 120 meses.

Para o gerente comercial da Konrad (concessionária Ford) no Paraná, Fernando Xavier Mourão, o mercado vai retrair no ano que vem e as grandes empresas, com o limite de financiamento de 50%, tendem a parar de aumentar suas frotas. “Passarão a renovar, sempre colocando à venda um caminhão usado na hora de comprar o novo”, afirma.

Apesar disso, o gerente não se abala. “A gente tem de ver sempre o lado positivo”, afirma. Como positivo, ele vê a perspectiva de começar o ano já podendo realizar financiamentos pelo PSI. “No ano passado, o governo divulgou as regras no meio de janeiro e nós só pudemos começar a trabalhar 15 dias depois”, lembra. Para Mourão, o fim da possibilidade de se financiar 100% do valor do bem também tem seu lado positivo. “Facilita muito a aprovação do crédito.”

Sobre as novas taxas de juros, ele afirma que elas ainda são competitivas, mas que “todo mundo vai sentir saudades dos 6%” praticados até o mês passado.

psi

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

4 Comentários

  1. Jorge Luiz Olegario on

    Conseguiram detonar um banco de fomento,pelas condições colocadas para o ano de 2015,de que adianta a politica de renovação da frota nacional,quem detonou o BNDES foi as grandes empresas (concessionarias de estrada,JBS-FrioBoi e outras) que pegaram empréstimos subsidiado do BNDES com seus caixas abarrotados de dinheiro,foram especular no mercado de aplicações,deixando os pequenos que realmente investiram os recursos tomados em seus negócios,a minguá,ainda aparece gente alogiando o Coutinho, será que não é hora de uma investigação.

  2. Se preparem para 2015, vai ser um dos anos mais difíceis da história para o setor
    de transporte rodoviário, seja para o autônomo ou empresa.

  3. Marco Antonio Buzzo on

    Acho muito interessante, criticam o caminhoneiro por que usa chip paraguaio pra burlar o Arla 32, criam normas Proncove 7, 8, 9 etc……porém pra renovar a frota antiga Proncove 0 e Euro 0 o incentivo é esse que vemos aí, perdemos pra Argentina na reciclagem de veículos, nossas politicas públicas são de curtíssimo prazo, assim os resultados também são curtíssimos e continuamos a poluir muito com pouca eficiência energética e um custo Brasil ridículo. Falta governança

  4. QUEM SABE COM ESTA MEDIDAS DO GOVERNO, AS MONTADORAS REPENSEM NO VALOR DOS SEUS PRODUTOS E SEJAM MAIS COMPETITIVAS. VALOR CAMINHAO E ABSURDO.

Leave A Reply