DAF - Oportunidade 2024

Fiscalização do tempo de direção começa dia 29 de julho

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Recall-MB

tempo de direçãoA fiscalização do tempo de direção dos motoristas profissionais, de acordo com a lei 12.619, terá início dia 29 de julho. É o que determina a resolução 405 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada nesta quinta-feira (14).

Entre outras medidas, a resolução prevê a retenção do veículo toda vez que o motorista dirigir mais que 4 horas sem parar, ou deixar de descansar 11 horas entre duas jornadas de trabalho. “Caso haja local apropriado para descanso nas proximidades, o agente de trânsito poderá liberar o veículo para cumprimento do intervalo de descanso nesse local, mediante recolhimento do CRLV (CLA), o qual será devolvido somente depois de decorrido o respectivo período de descanso”, diz a resolução.   

Junto com o texto, o Contran publicou um modelo de ficha que o motorista deve utilizar para controlar seu tempo de direção.

Clique aqui e confira a íntegra da resolução.

Truckscontrol
Compartilhar

40 Comentários

  1. Saudade dos tempos em que era gostoso ser motorista, em penssar que trabalhamos duro pagando impostos para pagar os gordos salarios destes que hoje nos complicam a vida. Eles não tem noçao doque é dirigir  um caminhao.E quem vai pagar mais caro é o consumidor.

  2. porque voces pesam numa forma de melhorar os fretes e o salario dos motorista,voces deveria sentir vergonha de aumentar o pedagio para fazer posto de apoio ao motorista….

  3. E para o proprietario que dirige o seu caminhão como fica,ele não é empregado.Ou todos os proficionais autonomos terão que parar.Ex advogados ,vendedores etc

  4. Leis emsima de leis ,Aregulamentascao da profisao de motorista só agora é profisao antes éra oque .deputados e senadores só sabe aprova e presidente samsiona por esamplo salario deles eles sabem faser bem feito aprovam na Hora quantos anos para APROVA uma profisao que emriqueseu empresas e até entao nao era profisao .emtao cade os orgaos de comunicasao radios e televisao ese aanunsio nao da dinheiro cade a emformasao .so tem data para multa emformasao zero ta serto é ano de eleisao prefeitos da mais audiensia mortes asaltos da mai audiecia sera em fim CADE A EMFORMACAO, obrigado.

  5. se nõs trabalhadores trabalhando 24 horas para pagar nossas honradas dividas pretaçoes,patio de triagem o caso do rodopark em santos,pedagios oleo manutençao,pneus,seguros,quebra de balanca que falta na descarga,e impostos ipva e etc etc etc.já nap tá dando para manter,e agora nesse horario maluco feito por um deputado sangue suja,que naõ conhece a vida de um caminhoneiro,que qdo descarega num porto de paranagua,não tem vagas para stacionar seu veiculo,para procurar cargas,e muito menos para tomar um banho e fazer suas necessidades higiene.sendo que esse motorista já puxou fila mais de uma hora para descaregar,pois nosso pais.que não tem estrutura portuaria precaria,que é uma vergonha.sendo que vc chega em um posto depois da 22horas vc não sendo fregues é obrigadorio sair do patio do posto tocado que nem um mendingo.e agora vcs vem com essa lei.que to lado de quem fez mil maravilha.do outro lado um inferno.pois agora vcs tem que mandar em nossa planejamento de viagem nosso ritmo de 21 anos de profissao.tenha dó jacó.na minha opiniao tem que parar parar de trabalhar fazer igual a vcs vereadores uma vez por semana,e deputados tambem ,trabalhar pouco muito pouco,e tem que faltar pao leite medicamentos arroz feijao,tem que falyar tudo em suas mesas.mas DEUS é justo e olha por nós.mas nesse páis que tá caminhando para o cumunismo,nós temos é que parar de trabalhar,pois estão nos proibindos de nós mesmo de trabalhar,tem que fazer igual vcs autoridades.fazer é nada mesmo. 

  6. Agora não vai mais precisar fazer uma parada tipo movimento de greve,o transporte vai parar ao natural é só cumprir a lei.

  7. Pergunto a todos!!! Aonde vao parar todos os caminhoes? As empresas vao dobrar o frete? Porque a jornada de serviço caiu pela metade!!! Fazem leis sem dar nenhum suporte ao motorista!!!  E as prestaçoes que forao calculadas em cima de uma jornada de serviço maior que essa  que nos imporao!!!! Os bancos vao tomar os caminhoes!!! Quem acha que vai ser favorecido com essa lei ta se enganando muito!!!!

  8. Legal……… Imaginem como vai ficar os pátio de postos de combustivel, será que vai ter espaço para tanto motorista descansar, ou terão que descansar no acostamento, e receber a visitinha dos amigos do alheio. Não seria mais facil proibir caminhão de rodar a noite, como fazem com os cegonheiros , só roda do nascer do sol ao por do sol. Esta  lei vai ser um prato cheio para maus guardas biscoitar uma graninha.

  9. Vamos continuar engordando o bolso dos Deputados e acima deles. Só temos boas lembranças do passado, onde tínhamos prazer e responsabilidade em dirigir caminhão, sou comerciante mas fui motorista por 2 anos a duas décadas atras, e só me resta respeito e admiração por esta classe, abraço a todos. 

  10. antonio marcos on

    quem invetou ,esta lei não come verdura,legumes tinhamos que dar uma comtra partida no governonos somos maioria devemos tomar providencia e rapido ,tem muita gente pagando prestaçoes e altas 

  11. Isso é para nós  refletirmos mais,  antes de colocar esses politicos lá, para depois eles não fazer isso com  essa classe que carrega o brasil nas costas.Tudo  é o caminhão que carrega, mas todo mundo só fala mal do caminhão.Tem que deixar faltar na mesa do consumidor, para ver se alguem toma alguma providencia,  vamos acordar pessoal tá na hora de mostrar para essas pessoas que sem o caminhão elas passam fome…..

  12. lindolpho martins neto on

    É meus irmaos tudo isso acontece por uma rasao só,a falta de uniao entre os mesmos,é porque cada um pensa em si mesmo enquanto a classe no geral vai se denegrindo,por rasao dos mesmos infelismente .A uniao é a força lenbre se.

  13. lindolpho martins neto on

    A cada dia que passa vai se tornando inpossivel de trabalhar como camioneiro devido as enfinitas normas e restriçoes que os mesmos sem saber ,e sem conhecer como é o dia dia de um camioneiro,as mesmas vão inpondo leis para dificultar a vida de qem carrega este pais nas carrocerias.

  14. Márcio Portolan on

    Blz essa lei…… se eles tivessem idéia doquanto vai aumentar a prostituição, o alcolismo, o uso de drogas, o endividamento, etc….teriam pensado um pouco antes de aprovar essa lei, .

  15. infelizmente o cara q fez essa lei, não sabe o quanto custa pagar a parcela de um caminhão…com certeza ele nunca teve q trabalhar horas a fio, para ganhar um salário honrado, digno de esforços… é bem facíl criar leis q não beneficiam os trabalhadores, pois o auto salário deles já está garantido às nossas custas… mas essa lei não vai pegar, somos nós q carregamos esse Brasil nas costas, se todos os caminhões pararem, isso aqui vai virar um cãos…fica aqui a minha indginação, embora não sei se esse desabafo servirá de alguma coisa… as minhas divídas continuam…parcela de caminhão, seguro, ipva, pneus, manutenção, diesel caro, pedágio abusivo,e inumeras outras coisas… isso sem falar em minha família para sustentar… e então srs. deputados, como fica nossa situação, e quanto a nossa presidente q pertence ao partido dos trabalhadores e compactuou com tudo isso.. ???

  16. SE JÁ É COMPLICADO ENCONTRAR LUGAR PARA DORMIR AGORA, QUE O HORÁRIO É LIBERADO VCS IMAGINAM OQUE VAI SER DAQUI PRA FRENTE. NÃO VAI TER LUGAR, OS BANDIDOS LADRÕES DE CAMINHÕES VÃO SE PROLIFERAR QUE NEM RATOS, MULTAS POR AGUARDAR NO ACOSTAMENTO PARA AGUARDAR UMA VAGA NO POSTO DE GASOLINA PARA PERNOITAR, QUE ISSO JÁ TÁ ACONTECENDO AGORA, COM A RESTRIÇÃO DA MARGINAL TIETE, AS PRESTAÇÕES VÃO ATRAZAR COM CERTEZA NÃO SEI NO QUE VAI DAR. MAS JÁ SEI OQUE VOU FAZER, VER MEU CAMINHÃO QUITAR A DIVIDA OU ENTREGAR PARA O BANCO E VOU ME CANDIDAR A DEPUTADO. SE ATÉ UM IDIOTA COMO ESSE APROVOU UMA LEI SEM PÉ NEM CABEÇA CONSEGUE PORQUE QUE EU NÃO……..  

  17. quanta dificuldade ja vem encarando a classe agora mais essa . Acho que deveriam pensar em arrumar pistas, fiscalizar o policiamento corrupito, baxar o diesel, pedagio, pneus, impostos ou seja da um suporte nao ferra quem tanto batalha para transportar as riquezas do Pais

  18. Pega uma carreta e faz uma viagem longa antes de fazer uma lei idiota dessas. Obs.: Parar 30mim a cada 4 horas “bom”, 1 hora de almoço “bom”, agora o caminhoeiro ficar 11 hora parado dentro de uma cabine de caminhão é coisa que o idiota que fez essa lei deveria fazer. Ficar em posto cheios de ladão, , sem banheiro, comida ruim e além disso ter de pagar para estacionar não é facil. Você que fez essa  lei deveria passar por isso e depois relata para todos nós. Minha opnião para o código de transito: 15 horas de trabalho e 9 horas de descanço e paradas de 30mim a cada 4 horas e 1 hora de almoço.

  19. Quem vai pagar os prejuizos de verduras, legumes, frutas e etc…??? visto que são perecíveis.Pensaram nas cargas vivas???? principalmente GADO. acho que o único BOI lembrado foi no autor da lei..

  20. BOA TARDE A TODOS.REALMENTE  ISTO É UMA VERGONHA,POIS ANTES DE  ELABORAREM AS LEIS SENHORES ,TENHAM CONHECIMENTO DE CAUSA,NA VERDADE,NÃO SABEM O QUE FALAM… E O QUE QUEREM IMPLANTAR NO TRANSPORTE BRASILEIRO.PRIMEIRAMENTE  VOCES TEM QUE NOS DAR OU OFERECER ESTRUTURA PARA AS MUDANÇAS  SEJAM ACEITAS E FORTALEÇA O SETOR E  SEUS COLABORADORES,COMO UM TODO…NOS PAISES DESENVOLVIDOS,ESTE MODELO DE JORNADA DE TRABALHO/MOTORISTAS FUNCIONA,POIS  LÁ,TEM ESTRADAS DE QUALIDADE,ESTACIONAMENTOS PARA PARADA, UMA INFRA INSTRUTURA ADEQUADA,PARA QUE O TRANSPORTE FLUA SEM PREJUDICAR  EMPRESAS,INDUSTRIAS E MOTORISTAS E UMA SOCIEDADE COM UM TODO.SERIA ISTO PARA O MOMENTO.

  21. É ta na cara que o governo só ta pensando no bolso dele , exemplo: um caminhão e o motorista fazia duas viagens por semana para o Mato Grosso, agora com a nova lei, vai ser uma viagem na semana . Mas as duas carga vai ter que ir, CONCLUSÂO: vai ter que por outro caminhão na linha e outro motorista… RESULTADO = vendas de caminhão e cada motorista registrado dará  lucro para o INSS ..esse é o BRASIL 

  22. so o motorista no brasil que briga pra trabalhar 15, 18 horas e ganhar 1500 2000 por me , seje so um pouquinho inteligente temos que trabalhar normal e ter um salario decente , pois estamos ganhando menos que servente de pedeiro nao que eles ganhao bem a responsabilidade e bem menor. alguem tem que fazer alguma coisa pra classe porque ninguem quer mais viajar dormir em caminhao, banheiros nojentos , os mais velhos estao parando a mulecada nao e trouxa ou muda pra melhor pra nos motorista ou vao ter que sair dos escritorios e pilotar o bruto, quando caminhao deixar de ser lavajem de dinheiro a realidade sera outra para nos motoristas profissionais.

  23. O BRASIL TA CADA VEZ MAIS DIFICIL DE TRABALHAR,IMPOSTOS ABUSIVOS,HORARIOS, APERTADOS ENFIM DIESEL CARRISSIMO !!!!EU QUERRO VER NO QUE VAI DAR ISSO ,DILMA E TODOS OS DEPUTADOS ME RESPONDAM POR QUE UM GARI QUE LIMPA TODA A NOSSA SUGEIRA RECEBE R$622.00 REAIS E UM DEPUTADO RECEBE MAIS DE R$30.000.00 O BRASIL E ISSO !!!!!!!!!!!!!!!ATÉ QUANDO GENTE,UM MOTORISTA TRABALHA 24 HRS PRA VER SE RECEBE UM SALARIO DIGNO .POR QUE INVES DE FISCALIZAR OS MOTORISTA , NÃO CORREM ATRAS DOS PODRES DO CARLINHOS CACHOEIRA!!!!!!!!!!!! HA ME ESQUECI É POR QUE SE FOREM AFUNDO VÃO ENCONTRAR E VAI CAIR MUITO SAFADO ENGRAVATADO .OU TO ENGANADO?????????????????????????????????????????????????????? 

  24. É mais tem o outro lado meus amigos;vcs não mencionaram que a maioria dos motorista que trabalham com horário são viciados em cocaina e ribites.E muitas vezes fazem uma bomba com ribite red bull e conhaque presidente para conseguiram ficar até 3 a 4 noites sem dormir.Vcs acham certo isso brincar com a vida se auto destruir e colocar a vida dos outro em perigo,e a saúde desse profissional que apartir dos quarenta anos já não vale mais nada,isso se não morrer de acidadente.Pelo visto aí só tem dono de caminhão.Sou motorista viro noite direto mais não concordo com isso.

  25. PARA QUE SERVE CAMINHÃO ,SÓ DA ESTES TIPO DE TRANSTORNO , TEM QUE FAZER O QUE O GOVERNO QUER  ACABAR COM A CLASSE DE MOTORISTA ,ELES NÃO PRECISAM DE SOBREVIVER  ESTOU ABANDONANDO ,CAMINHÃO, POLITICA, BRASIL.!!

  26. O nosso governo ta loco ele quer comer de todos os lados quer os impostos dos motorista registrando o motorista em carteira para ele saber quantos ele declara e o Autonomo pagar seus imposto com a regra do antt que é informado de tudo,eu não sou contra pagar imposto porque se todos pagasem principalmente os grandes nosso pais seria muito melhor mas não o que tamos vivendo e sendo lesado nos pedagio ,combustivel e impostos muito altos   pagamento dos patios ecopatio rodopark por estar aguardando uma descarga que por lei deveria ser efetuada em 5 horas de espera e leva o min 12 a 24 32 40 horas Só de patio pagando 50 reais a cada 12horas com produto que não é seu e sim do esportador e comprador tudo isso culpa nossa mesmo porque eles sabem que nos não somos unidos ,,mas depois dessas leis novas tenho certeza que pode acontecer igual o governo color ,Eu peso em nome de todos transportadores autonomos motorista etc se unem e colaborem em uma paralização civel programem 25/07/2012pegar umas ferias em casa e mostrar a nossa força e que nosso cindicato não se corompe

  27. o caminhoneiro nao sabe da força que tem ,temos que parar o brasil e mostrar pra essa cambada do governo que vao cuidar dos roubos de deputados senadores e demais que pertencem a essa corja,nao da mais para aguentar  é a ANTT com esta nova lei que em vez de ajudar veio a prejudicar diretamente  a classe dos autonomos porque nao consegue mais carregar em lugar algum ,depois é a lei do horario que nao tem nada haver com os autonomos ,quero saber que vai pagar as prestaçoes de um caminhao com todo este abacaxi.CAMINHONEIRO UNIDO JAMAIS SERA VENCIDO.VAMOS PARAR O BRASIL E MOSTRAR NOSSO VALOR.

  28.          Meu pai é motorista à 33 anos e eu resolvi comprar uma carreta pra mim ha uns 5 anos e coloquei  motorista, mas infelismente as coisas estão cada dia mais dificil de trabalhar, o nosso frete aqui na região é o mesmo valor de 9 a 10 anos atrás, veja só se tem cabimento uma coisa destas, se não me engano o oléo diesel era em torno de R$ 1,40 e hoje chega a R$ 2,15 um aumento de 65 % e não é só isso que aumentou, as peças, pneus, oléo lubrificante  tudo teve aumento nessa proporção, se continuar assim, não vai mais uns 5 anos e os autonomos vão desaparecer, e ai, o que nós vamos fazer para viver e sustentar nossas familias ? Quem esta lá nos gabinetes de terno e gravata no ar condicionado não sabe como é a realidade da coisa e fica inventanto lei só pensando em arrecadar mais impostos e não tem coragem de encarar as estradas pelo Brasil afora para saber como anda a vida dos motoristas e quais as verdadeiras necessidades.         Vamos parar todos no dia 25/07/2012

  29. Quem foi o burro IRRESPONSAVEL q inventou essa lei?  Financiei meu caminhao e tenho uma conta grande todo mes pra pagar, preciso é trabalhar! De que me adianta me darem onze horas pra descansar se nao conseguirei dormir de tao precoupado com as contas pra pagar porque viajarei menos. Vai sobrar carga pra transportar e nao ter tempo pra entregar! ME DEIXEM TRABALHAR!

  30. Ao LER PARTE de todos os COMENTÁRIOS, sobre a REGULAMENTAÇÃO da PROFISSÃO de MOTORISTA, lei 12.619 de 30.04.12. me CHAMA a atenção de que ANTES queriam a REGULAMENTAÇÃO, hoje quando APROVADA, respeitando a DIGNIDADE, do ser HUMANO, pois a partir do final de julho comecerá a ser FISCALIZADA e CUMPRIDA, onde o PROFISSIONAL terá uma JORNADA de TRABALHO de 8 Hrs, podendo ir a mais 2 hrs, descanso NOTURNO de 11hrs, não estará mais FAZENDO LOUCURA nas ESTRADAS, USANDOS ANAFETAMINAS e outros TIPOS de DROGAS, para cumprir o HORÁRIO que o PATRÃO e o DESTINATÁRIO determinarem. Até ACHO que a LEI PRECISA de adequações, tipo: PÁTIOS para PARADA de DESCANSO, talvez um REPOUSO de 8 hrs, mas isto COMPETE a ENTIDADES que REPRESENTAM as CATEGORIAS, junto ao CONGRESSO NACIONAL, mas o que chama a ATENÇÃO é que só estão RECLAMANDO é o TRANSPORTADORES e os AUTÔNOMOS, pois o TRANSPORTE DE PASSAGEIRO está ADEQUADO a muito tempo, com PONTO de APOIO para a troca de MOTORISTA, o que dá pra ENTENDER que as classes que qrerem PARAR, pensam só no DINHEIRO, e vem com várias desculpas,

  31. Minha empresa é pequena,mas estamos parando os caminhões a partir de hoje dia 24/07 até 26/07 para colaborar com a greve e evitar furar bloqueios ,correr riscos de carga e veículos.Só não adere a greve quem não tem conta prá pagar ou não sabe fazer contas.Já estamos adotando os novos horários ,principalmente nos tanques,só que isso gera um aumento nos custos de até 35% e já vimos que vai ser preciso aumentar a frota de caminhões em 33% pelo mínimo e isso para os embarcadores não é nada bom,mas para nós terceiros e autônomos é uma questão de sobrevivência,temos que aderir á greve.A nova lei é boa,desde que os custos sejam repassados e não nós engordarmos os bolsos de malandros e multinacionais ou alguns políticos aproveitadores.As estatais não estão nem aí se nós quebrarmos ,poque eles se protejem nos contratos milionários com governos e quem paga somos nós.Não podemos nos dar ao luxo de esperar dois,três ou mais meses para as coisas se ajeitarem,temos famílias para sustentar e contas a pagar!Todos na greve ja!

  32. e galera seis so ta pensando em voceis mesmo a gente que e empregado se nao tiver lei voceis sabem que  a trsnportadora nao ta nein ai e voceis sabem que e verdade como prova vemos a quantidade de acidentes que vem acontecendo entao deveriamos sim revendicar melhores condiçoes de trabalho mas pensando em nos todos porque todos temos contas pra pagar mas do jeito que esta nao da pra ficar porque a muitos motorista irresponsaveis pelo nosso brasil que nem pensa na sua propria segurança nas rodovias e assim tiran vidas de familias inteiras agora reflita voce que e contra essa lei voceis acha que sem lei nossa classe que e desunida cada um pra si e deus para todos vao preucupar em melhorar alguma coisa, essa e minha forma de pensar visto que muitos estao preucupados com si mesmo sou caminhoneiro agora pensa na gente que empregado que trabalhamos pra dois e colocamos em risco a vida do proximo nossa saude com escesso de horas ao volante.

  33. Os entendidos que inventaram essa lei não vivem de caminhão e não tem familia pra sustentar com caminhão por isso inventaõ coisas para incomodar quem esta trabalhando , eu queria ver esses tais ai trabalhando em caminhão lonje de casa pensando em horario

  34. so autonomo preçiso saber se o inventor ou inventores desta lei tem conheçimento da forma de pagamento dos fretes que as transportadoras nos repassan pois nunca tiran menos que 35% do valor liquido, ai voçe vai diser  mas eles tem dispesas, amigos eu quem trabalho no meu caminhaõ nunca menos que 20 horas por dia, agora so posso trabalhar 8 horas por dia, assim çertamente cerei mais um procurado do bradesco, pois naõ mais conçeguirei pagar minhas prestações, sinto naõ poder espressar tudo que preçisa ser dito por isto pesso que escutem quem sente a verdadeira situaçaõ o estradeiro, e naõ pessoas que tentam justificar seu desmereçido salario.

  35. não tem mais jeito de trabalhar , como faremos no transporte de verduras, carne etc. quanto vai custar ficar todo esse tempo com a refrigeração ligado, quando cumprir o tempo de parada tem que andar a milhão para recuperar o tempo perdido nem parar para comer faz um lanche dirigindo, melhor é parar agora do que nadar e morrer na praia (trabalhar sem esperança é duro)

Deixe um comentário