Nelson Bortolin
Revista Carga Pesada
Os transportadores integrantes do Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), lançado na quarta-feira (24) em Brasília, estão otimistas em relação ao funcionamento do colegiado. Ontem mesmo, eles conseguiram, de última hora, uma reunião com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, para tratar dos refinanciamentos de caminhões, autorizados pela lei 13.126, de 21 de maio, que ainda não foram implementados.
O representante no grupo da Associação de Transportadores de Cargas de Mato Grosso (ATC), Miguel Mendes, diz que um assessor da Presidência da República que acompanhou a solenidade de lançamento conseguiu agendar a reunião com Coutinho para às 20 horas. Para que o BNDES possa por em prática o refinanciamento, falta uma “portaria de equalização”, que precisa ser baixada pelo Ministério da Fazenda.
A ATC quer que o governo estenda às médias e grandes empresas a possibilidade de também refinanciarem seus veículos. “O presidente (do BNDES) já encaminhou para que o CMN (Conselho Monetário Nacional, órgão ligado à Fazenda) aprove uma minuta de resolução permitido o refinanciamento para as empresas que faturam mais de R$ 2,4 milhões por ano”, conta. Mendes afirma estar “99,9% esperançoso” de que a reivindicação será aceita pelo governo.
O representante da ATC também está otimista em relação funcionamento do Fórum, de maneira geral. “A gente está num grupo forte. Além das tradicionais lideranças que estão há muito tempo à frente das entidades, o Fórum deu uma oxigenada com novas lideranças que não pertencem a sindicatos, que inclusive estiveram à frente da greve do início do ano. É um pessoal com sangue nas veia para trabalhar”, afirma.
Um dos que participaram das manifestações de fevereiro e que fazem parte do Fórum é Janir Bottega, presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas de Francisco Beltrão (Sindicat/Sudoeste do Paraná), e da Cooperativa de Transportes de Cargas (Cotransud) de Marmeleiro (PR). Ele também está otimista. “Foi surpreendente a forma com que o Fórum foi criado, envolvendo um grupo maior de transportadores autônomos, empresas e embarcadores, com mediação do governo, que colocou à disposição o Ministério dos Transportes para tentar solucionar os nossos problemas”, declara.
A reunião marcada de última hora com o presidente do BNDES, segundo ele, é um exemplo da força que tem o grupo. Bottega diz que inicialmente estava apreensivo, com dúvidas se o Fórum teria poder. “Mas fiquei otimista com tudo o que aconteceu no primeiro dia. Acho que o governo está realmente empenhado. Quer antecipar soluções para que a gente não faça novas paralisações”, destaca
O Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Cargas vai se reunir toda última quarta-feira do mês em Brasília. Três grupos de trabalho devem ser mantidos simultaneamente dentro dele. Os primeiros são o do refinanciamento dos caminhões, o dos pontos de paradas , e o das concessões de rodovias.
2 Comentários
Esta liberação de carência, esta demorando muito p/que seja regulamentada.
Depois que não tiver mais jeito , não interessa mais nada ou seja, “depois que a procissão passar, tirar o chapéu para que!….
Tenho um caminhão finanaciado pelo BNDES , fizmeos pelo Banco Bradesco-ag.1259 mas agora para nossa surpresa o gerente diz que não está fazendo o processo de carênicas de 12 meses para pagamento.
Estou em dia comas obrigações e não tenho impeditivo no banco.
Como posso fazer? Não tenho recurso para advogado e necessito urgente dessa carência.
Obrigada
Patricia