Tendo a sua frente Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-ministro das Comunicações e ex-presidente do BNDES no governo FHC, a Foton Aumark do Brasil apresentou nesta terça-feira (25) à imprensa, na Fenatran, os três modelos de caminhão que começa a importar da China.
Inicialmente, a empresa irá trabalhar com os modelos da Linha Aumark – um semileve, com 3,5 toneladas, e dois leves, com 6,5 e 8,5 toneladas. equipados com motores Cummins ISF 2,8 e ISF 3,8. Os diretores da importadora também anunciaram planos para instalação de fábrica da marca no Brasil em 2014. O local ainda não foi definido.
A sede da Foton Aumark fica em Várzea Paulista, no interior de São Paulo, onde também vai funcionar sua primeira concessionária. Logo após, serão abertas duas outras lojas, uma na Anchieta e outra em Guarulhos, ambas próximas à capital. De acordo com os diretores, as três começam a atender no início de 2012 e serão de propriedade dos próprios importadores. Inicialmente, o projeto será atender o eixo Rio/São Paulo.
O presidente da companhia anunciou objetivos muito ousados em curto prazo. Pretende vender 200 caminhões ainda neste ano e 2 mil até o final de 2012, tudo entrando pelo Porto de Vitória (ES). E ter 15% de participação no mercado de leves até 2015. Em março de 2016, a empresa diz que a rede já contará com 80 lojas.
Alegando saber como funciona o governo, Mendonça de Barros criticou o IPI de 30% para os importados, que começa a vigorar em dezembro, mas mostrou-se otimista com a possibilidade de flexibilização da medida. “O governo quis insular o mercado, mas aparentemente já percebeu isso e está discutindo novas regras para quem se comprometer a instalar fábricas no País”, disse.
Para ele, as montadoras estrangeiras que se dispuserem a investir no Brasil devem ter tratamento diferenciado até conseguirem estabelecer um índice de nacionalização de 60% como manda a legislação. “Acho que vamos chegar a um bom termo. Do contrário, os chineses não virão para cá”, ressaltou.
O ex-ministro citou que a folha de pagamento das montadoras instaladas no País cresceu 12% e que elas tiveram um aumento de custo com o Proconve 7 (Euro 5). Para ele, a elevação do IPI foi uma forma de o governo ajudá-las nesse momento de crescimento de gastos.
OS MODELOS
– Foton Aumark 1031 (3,5 toneladas): vem com tração 4X2, 4,8 metros de comprimento e 1,82 metro de largura. Tem motor Turbocharger Cummins ISF 2.8, com Intercooler e sistema de injeção eletrônica Common Rail Bosch. É equipado com o sistema de tratamento de gases EGR. A caixa de mudanças é ZF-S-5-400 temover drive. Ele possui entrada para tomada de força.
– Foton Aumark 1051 (6,5 toneladas): tem motor Cummins ISF3.8, com sistema eletrônico de alimentação Common Rail Bosch e uma potência máxima de 140 cavalos. O modelo ainda conta com caixa de câmbio de seis marchas com over drive e entrada para tomada de força. A tecnologia para tratamento de gases é a SCR.
– Foton Aumark 1089 (8,5 toneladas): tem motor Cummins ISF 3.8, com sistema de injeção eletrônica de alta pressão Common Rail e potência de 152 cavalos. Seu chassi mede 7,7 metros de comprimento e 2,1 metros de largura. O modelo também conta com o sistema SCR e é equipado com caixa de transmissão de seis marchas com over drive e entrada para tomada de força.
A empresa está se comprometendo a fornecer em comodato para grandes clientes tanques abastecidos com o novo diesel S50. E se diz tranquila com esta questão até porque o Diesel Podium, já disponível na rede Petrobras, tem caraterísticas muito parecidas com o combustível que será exigido para os motores Euro 5.
Quanto a facilidades de financiamento, já que os novos caminhões não terão inicialmente o índice de nacionalização exigido para utilização do Finame, Mendonça de Barros disse que está buscando um linha de fundo de recebíveis junto a bancos chineses que já estão se instalando no Brasil.
Foton Aumark trará 3 veículos leves
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4 Comentários
com certeza bons caminhoes, vieram acabar com esse cartel automobilistico no brasil.nossos caminhoes nacionais sao muitos bons…bons mesmos,mas viva a concorrencia…ah o simbolo da marca e igual da votorantin
é uma bosstaaaaaaa!!!
Bom dia… revendo que ainda não possui uma linha de financiamento pelo BNDES (FINAME), qual o valor de um equipamento no chassi + cabine de um veiculo medio, com capacidade de carga ate 7.000kg.Ja esta disponivel para comercilização em que concessionarias. at, Amarantre Rodrigues
gostaria de conhecer pessoalmente um caminhão desses porque tenho interesse em, quem sabe, adquirir um. Queria saber um endereço onde possa ter o prazer de visitar.Desde já agradeço a atenção se possível me fornecer esses dados ah também o telefone para que eu possa me comunicar com vocês.