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Frente parlamentar tenta manter Lei do Descanso

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A deputada Jô Moraes com representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres

A deputada Jô Moraes com representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT)

Um grupo de parlamentares, tendo a frente a deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG), vai iniciar uma campanha pela aplicação imediata da Lei 12.619, a Lei do Descanso. Trata-se da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores em Transportes Terrestres, que pretende fazer uma contraofensiva a ação dos representantes do agronegócio que querem alterar a lei.

Em entrevista à Carga Pesada nesta quinta-feira (12), a deputada diz que o objetivo dos produtores rurais é “desconstruir” a lei. Ela integra a comissão especial criada na Câmara para propor mudanças no texto. Na sua maioria, a comissão é formada por deputados da bancada ruralista. “Eles não estão preocupados com a saúde do motorista e nem com a segurança nas estradas. Só se preocupam em garantir o transporte da produção”, afirma.

Jô Moraes considera justa a preocupação com o transporte da safra, mas diz que a atividade não pode se sobrepor à saúde do trabalhador. “Vamos fazer uma pressão, junto como Ministério Público do Trabalho para que a lei não seja mudada e seja aplicada imediatamente”, explica. A campanha deve incluir manifestações nas estradas.

Outra iniciativa será a realização de uma audiência pública na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, que ainda não tem data marcada. A deputada também diz que o grupo irá pressionar o governo federal para não editar nenhuma medida provisória alterando a lei.

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5 Comentários

  1. SOU CAMINHONEIRO AUTONOMO E ESTOU MUITO PREOCUPADO COM ESSA LEI, NAO VEJO GEITO DE PAGAR MINHAS OBRIGAÇOES PARADO NOS POSTOS.  MAS O NOBRE DEPUTADO JO MORAIS NAO DEVE ESTAR PREOUCUPADO COM ISSO, SE EU GANHACE A METADE DO QUE ELE GANHA TAMBÉM NAO ESTARIA.

  2. Não foi  a lei do descanso que fez frete subir é a falta de infra instruturas  no descarrego do produto exemplo: armazém com moegas e secadores com capacidade de 150 toneladas horas de secagem portos descobertos aonde não tem como descarregar e nem carregar guando esta chovendo.   falo isso porque sou caminhoneiro e vivo esses problemas na pele no meu dia a dia. na minha opinião 11 horas e muito tempo 10 horas é o ideal de uma jornada pra outra.

  3. porque que a lei das empregada domesticas foi aprovada sem discusão e dos motorista ja esta nesse jogo de empurra empurra a quanto tempo isso ta sendo vergonhoso lei é lei por que querem mudar com essa briga toda nem se fala mas na aposentadoria do motorista por que quando não morre antes so consegue aposentar por invalides mesmo Srs olha com carinho a nossa aposentadoria .Pense bem nos somos ser humanos ou não?

  4. Amigo Donald, os interesses dos “grandes” está em jogo, agora estamos vendo que alguns deputados precisam prestar contas daqueles patrocínio$ da época das eleições. Perdemos nossa saúde, abrimos mão da nossa família, colocamos nossa vidas em risco, trabalhamos sob condições insalubres, nos alimentamos mal (nem todos os locais de carga e descarga oferecem local DIGNO para refeição e higiene), alguns motorista dormem igual dobradiça de porteira ou no baú junto com a carga, pois o veiculo não tem cabine leito, chegando de viagem na base geralmente não vai existir folga pois leva caminhão na oficina carga/descarga etc, e a MALDITA comissão uma grande ILUSÃO criada para MATAR. Já tinha admiração pela deputada Jô Moraes, agora subiu mais em meu conceito.

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