Nelson Bortolin
Revista Carga Pesada
Persistência e tranquilidade. Essas são as dicas do gaúcho Eliardo João Locatelli para quem vai participar do Scania Driver Competitions (SDC), cujas inscrições e as duas primeiras etapas precisam ser feitas até 31 de agosto. Finalista nas edições de 2010 e 2012 do concurso – que antes se chamava Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB) -, Locatelli foi o grande vencedor em 2014. E está inscrito novamente este ano. Ele vai tentar levar para casa o caminhão Streamline Highline R 440 6×2, que será o prêmio do vencedor da final latino-americana, dias 26 e 27 de novembro, em São Paulo. Dela, vão participar 12 motoristas: três do Brasil, três da Argentina, três do Chile e três do Peru.
Empregado TransCastanho, de Carazinho, ele já fez as duas primeiras etapas on line. Passou na primeira e aguarda o resultado da segunda. Mas continua estudando para a prova teórica que fará entre 16 e 18 de setembro, na Brasdiesel, concessionária Scania em Caxias do Sul. “Já li todas as orientações, estou estudando legislação e mecânica”, afirma.
Locatelli conta que o processo de inscrição e das duas primeiras etapas, feitas pelo site www.scaniasdc.com.br, não é difícil. E que um monitor virtual, batizado de Pedro, dá todas as orientações necessárias ao candidato. Mas para passar da primeira para a segunda fase é necessário acertar pelo menos 12 questões.
Com a experiência adquirida nos três concursos anteriores, o gaúcho, que é caminhoneiro há 11 anos, não tem dúvida: “O momento mais difícil é a prova final, o mata-mata. Quem realizar a prova primeiro vence. É muita adrenalina”, revela.
Segundo o motorista, o fato de ter participado e se consagrado vencedor em 2014 foi uma experiência enriquecedora. “Me ajudou em muitas coisas na vida. Consegui me tornar um motorista melhor. Fui reconhecido pela empresa onde trabalho, pelos amigos e parentes. Foi uma experiência que vou levar para o resto da vida.”
Para ele, quanto mais gente participar, maior será o desafio. “Convido todos os colegas para aceitarem o desafio como eu aceitei. E, se Deus quiser, a gente se encontra na final”, declara.
Não custa lembrar que o prazo para a inscrição e para a realização das duas primeiras etapas se encerra dia 31 de agosto. Veja o cronograma abaixo.

Caminhão que será levado para casa pelo vencedor
CRONOGRAMA
A primeira fase de testes, até 31 de agosto, é uma simulação de direção em viagem completa, da carga à descarga. A participação pode ser pelo site ou por aplicativo. Pelo programa, o candidato percorrerá uma estrada acompanhado por um motorista virtual chamado Pedro. Durante o trajeto, o concorrente terá de responder a 20 questões de múltipla escolha, que valem 1 ponto cada. Para ser aprovado ele precisará de no mínimo 12 pontos.
Na segunda fase, o profissional será novamente testado em avaliação teórica online pelo site ou por aplicativo. Mais 20 questões de múltipla escolha, que valem 1 ponto cada. Para ser aprovado para a fase 3, o inscrito deverá estar dentro de dois requisitos: primeiro, ficar entre os melhores das fases 1 e 2; segundo, precisa escolher uma Casa Scania, dentro de uma lista já definida, para fazer a prova teórica presencial, e sua nota deverá ser suficiente dentro do ranking dos melhores daquela região da concessionária. Ou seja, quanto maior sua pontuação nas duas primeiras fases, mais chance terá de fazer a prova na Casa Scania que preferir.
A fase três compõe as finais regionais com quatro horas de treinamento. Elas terão prova teórica e de checklist (na qual o competidor precisa checar todos os itens do caminhão necessários antes de ser iniciada uma viagem). Nessa etapa, serão selecionados os 60 melhores motoristas.
Haverá dois períodos de provas (16, 17 e 18 de setembro e 7, 8 e 9 de outubro). Em cada divisão, serão dez etapas ocorrendo simultaneamente em dez cidades diferentes. Em setembro, as cidades escolhidas são: São José dos Pinhais (PR), Caxias do Sul (RS), Concórdia (SC), Guarulhos (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Maringá (PR), Sumaré (SP), Rondonópolis (MT), Eldorado do Sul (RS) e Aparecida de Goiânia (GO).
E em outubro: São Luís (MA), Tubarão (SC), Governador Valadares (MG), Rio de Janeiro, São José do Rio Preto (SP), Contagem (MG), Joinville (SC), Feira de Santana (BA), Ji-Paraná (RO) e Viana (ES).Serão feitas avaliações em três dias de competição (sexta, sábado e domingo).“Na fase 3 serão 20 competidores por dia,e só um vencedor. Ao fim dessas 20 etapas em 20 locais diferentes, com três motoristas vencedores por cidade, chegaremos ao total de 60 campeões”, explica Rodrigo Machado, coordenador do Scania Driver Competitions Brasil.
Prêmios
Os 60 melhores da fase 3 ganharão um curso presencial “Programa Caminhão Escola Avançado” de 40 horas, ministrado pela Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet) ou pelo Centro de Treinamento de Motoristas da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Centronor).
“Os 60 mais bem colocados da terceira fase estarão classificados para a semifinal nacional. Depois de provas teóricas, de checklist, de percurso e de manobras, restarão os 27 melhores, que no dia seguinte fazem a final nacional. As provas eliminatórias serão de manobras e habilidades ao volante numa corrida contra o tempo. Consagraremos o campeão nacional, mas o segundo e o terceiro também disputarão a inédita final latino-americana”, diz Machado. Os 27 melhores da semifinal ganharão um curso presencial “Master Driver Scania” de 40 horas.
Final brasileira
O vencedor da final brasileira também receberá um prêmio no valor de R$ 40.000. O segundo colocado ganha R$ 20.000, e o terceiro, R$ 10.000. Os três podem usar o montante para compras em rede conveniada e ainda levam para casa um kit de produtos Ipiranga.
Final latina
Estarão credenciados para a final América Latina os três melhores motoristas de caminhão do Brasil, da Argentina, do Chile e do Peru. Esses 12 profissionais estarão no Brasil nos dias 26 e 27 de novembro, quando realizarão provas de habilidade ao volante do caminhão.