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GREVE: Governo se reúne com caminhoneiros, mas não discutirá preço do diesel

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Lideranças de caminhoneiros, empresários e o governo se reúnem nesta quarta-feira (25), às 14 horas, em Brasília. O objetivo é tentar resolver os problemas decorrentes das manifestações que já bloqueiam rodovias de nove estados brasileiros. A redução do preço do óleo diesel, no entanto, não está em pauta, conforme informou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto.

De acordo com o ministro, o governo está atento, “acompanhando as manifestações dos caminhoneiros e mantendo diálogo permanente com as lideranças deles e dos empresários”. Ver vídeo.

Segundo Rossetto, a posição do governo é a de estímular uma negociação direta entre os lados, com o objetivo de respeitar as reivindicações, mas evitar a obstrução das estradas, “garantindo o abastecimento da populaçaão brasileira e evitando prejuízos à sociedade e à economia”.

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Na terça-feira (24), o ministro se reuniu, no Palácio do Planalto, com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, além do Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams. Mas o “diálogo permanente”, conforme o ministro, já ocorre com caminhoneiros, lideranças empresariais e governos estaduais.

Na pauta do encontro de hoje estão o preço do frete, uma das principais reivindicações do movimento, a regulamentação da Lei dos Caminhoneiros, aprovada recentemente pelo Congresso Nacional, e a prorrogação dos financiamentos do Programa Procaminhoneiros.

Miguel Rossetto prometeu levar a posição do governo sobre os dois últimos pontos à reunião de amanhã. “Com essas medidas, esperamos voltar à normalidade e recuperar o ambiente positivo de diálogo e de solução de grande parte das pautas levantadas pelos caminhoneiros.”

Por mais de uma vez, o ministro disse que não faz parte da pauta do governo o preço dos combustíveis. “O tema central das lideranças é o valor do frete. Queremos que a solução para o preço, como ocorre no país, seja feita por meio de uma relação direta. Vamos estimular, coordenar e incentivar o diálogo entre o setor empresarial e os representantes dos caminhoneiros”, acrescentou.

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3 Comentários

  1. Sônia Regina Branco on

    Primeiro não adianta dar incentivo ao Pro Caminhoneiro, para fazer a renovação da frota . Tenho um exemplo , o projeto Renovar , que é do governo de São Paulo , até o mês de Dezembro de 2014 , o incentivo era dado pela banco Desenvolve Sp , com taxa de juros zero , desde de que o caminhoneiro pague em dia as prestações , mas como o preço dos fretes estão ha muito tempo defasados ,mesmo com juros zero esta difícil de manter as prestações , já tem caminhoneiro prestes a perder o bem e ficar com a divida ativa.
    Segundo as transportadoras estão se negando a dar o serviço de transporte e obrigando os caminhoneiros autônomos á abrir empresa , mesmo que seja uma mei , mas na maioria das vezes , os caminhoneiros são leigos e não tem tempo para se informar das obrigações que esse tipo de modalidade precisa manter em dia , muitas vezes ultrapassam o valor de faturamento , tornando -se uma ME , e na maiorira das vezes o caminhoneiro só sabe disso , quando as agenciadoras de risco , o impede de carregar , ai é que ele descobre que esta com o nome na divida ativa da união , e quando fica sabendo não tem como reabilitar seu cpf , limpando o seu nome , ou perde muito tempo para conseguir fazer todo esse procedimento para tal feito .
    Terceiro , a ANTT por ser uma agência reguladora , deveria ter mais fiscais , atuando nas empresas para coibir a prática de pagar os fretes sonegando todos os impostos como ISS , Inss , Set Senat , e IRRF quando o faturamento ultrapassa o valor de isenção , deixando inclusive de pagar o pedágio fora do valor do frete ,em cartão de pedágio ou fazendo o depósito antecipado no tag do veiculo . Como sempre digo e vivo essa triste realidade das cidades que tem o TRC em abundancia, principalmente as cidades portuárias . Tudo que o caminhoneiro autônomo quer e precisa é de um óleo diesel mais barato , uma planilha referencial de pagamento de frete e que seus direitos sejam respeitados .
    É uma vergonha para a classe política deste pais deixar chegar essa situação a que chegaram os caminhoneiros autônomos , depois a Sra Presidenta e os seus Ministros , cobram da classe um líder , mas ai eu pergunto líder para ser massacrado , humilhado e ainda ser acusado e ter que pagar a conta de todas as coisas erradas que acontecem neste nosso Pais .
    Temos o privilégio de nascer e morar em uma terra abençoada por Deus , porque não aproveitar essa nossa condição de um pais , sem as catástrofes que acontecem pelo mundo a fora , e parar , pensar e tomar atitudes que venham melhorar a vida de todos os Brasileiros , digo e repito o Brasil e um pais maravilhoso , só precisamos acordar par isso .
    E querendo ou não , somos a classe trabalhadora mais importante deste pais , podemos até não ter estudos , como muitos profissionais do volante que mau sabe ler e escrever , não tendo nenhum diploma de catedrático, principalmente os mais antigos , onde tinham que trabalhar cedo , para ajudar na criação dos irmãos mais novos
    Sem caminhão o Brasil para , sem caminhão nem mesmo a nossa Presidenta (cargo máximo que uma pessoa pode chegar , eleita pelo povo , e muitos dos votos que ganhou foi dos familiares e dos caminhoneiros vai ao menos ter um pão a sua mesa para se alimentar , não vai ter roupas pra vestir , etc….

  2. Não adianta irem pra lá negociar em nosso nome se a proposta não for boa para nós. Ali tem muito espertinho querendo levar “um zinho”nas costas dos caminhoneiros, que são os embarcadores e agenciadores. – A VOCÊS, FIQUEM CIENTE DE UMA COISA; SE NÃO FOR BOM PRA NÓS, NÓS CONTINUAREMOS PARADOS. QUEREM ACERTAR ISSO? – FAZ O SEGUINTE: TABELA MINIMA POR KM RODADO COM AJUSTES DE ACORDO COM O % DOS CUSTOS (OLEO) E PEDAGIO POR CONTA DO EMBARCADOR E QUE, ESSE PEDAGIO DEVERÁ SER PAGO ONLINE PELO EMBARCADOR ANTES DO CAMINHÃO SAIR E DEVE ESTAR ESPECIFICADO NA NOTA.
    fAZENDO ISSO, TÁ TUDO CERTO.
    Aí podem botar o pedagio pra 1000 reais e o diesel pra R$5,00 por litro. Dá nada.

  3. Tema principal e baixar o diesel ou aumentar o preço do frete, nenhuma destas duas coisas

    aconteceram. Pra que forças armadas pra desobstruir pistas, não tinha pista obstruída!

    Tudo que foi apresentado como pauta e só de interesse do governo.

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