Com investimentos de R$ 17,5 milhões, foi inaugurada ontem (05) a loja matriz da MacPonta Caminhões, concessionária modelo da DAF em Ponta Grossa. A cidade paranaense também é sede da montadora de origem holandesa que está comemorando um ano de presença no Brasil desde o início das operações da primeira fábrica da marca fora da Europa.
Estiveram presentes na inauguração, além de clientes e lideranças locais, dirigentes do grupo americano Paccar, dono das marcas DAF, Peterbilt e Kenworth. São eles: Bob Christensen, presidente e CFO; Ronald Armstrong, CEO; e Robert Bengston, vice-presidente, além de Marco Dávila, presidente da DAF Caminhões Brasil.
Situada às margens da BR 376, na saída para Curitiba, a MacPonta é um empreendimento dos sócios José Divalsir Gondaski (o Ferruge), diretor da MacPonta Agro (concessionária John Deere há 20 anos) e José Álvaro Góes Filho, diretor da Madcompen, empresa especializada em suprimentos para marcenaria.
Primeiro grupo a conquistar a bandeira DAF no Brasil, a MacPonta representará a DAF em 225 municípios do Paraná. A segunda loja, em Marialva (próximo a Maringá) já está em obras e tem previsão de conclusão para maio de 2015. As duas concessionárias somarão cerca de R$ 30 milhões em investimentos. Na sequência, serão abertas mais duas unidades em Campo Mourão, na região oeste do estado, e Londrina, no extremo norte.
Em Ponta Grossa a MacPonta superou os padrões definidos pela DAF: são 5 mil metros quadrados de área construída em uma área de 22 mil metros quadrados que, dependendo da demanda, poderá se expandir para mais de 40 mil metros, área total do terreno. “Precisamos ter um padrão diferenciado de qualidade pelo fato de estarmos ao lado da fábrica e recebermos muitos visitantes”, explicou Ferruge que também preside e associação dos concessionárias da marca.
Esta loja mostra o que os clientes podem esperar em termos de qualidade e atendimento da nossa rede de concessionárias. E não apenas aqui em Ponta Grossa, este alto padrão de qualidade estará presente em todo o Brasil”, destacou o presidente Marco Davila ao informar que a DAF já dispõe de 20 concessionárias em funcionamento e tem planos de chegar a 100 casas nos próximos cinco anos.
Agora em pleno funcionamento, a matriz da MacPonta possui um prédio principal de 3 mil metros com showrrom, recepção, escritórios, administração, setor de peças e oficina, além de um espaço de apoio aos motoristas com apartamentos, sala de TV, cozinha completa, banheiros e computadores com acesso à internet. Os clientes são recebidos em um espaço denominado Café Gourmet logo na chegada à concessionária.
No bloco de apoio, anexo ao prédio principal com mil metros quadrados de área, estão o salão de eventos, refeitório, cozinha completa, banheiro, vestiários, salão de jogos e sala de TV para os 30 funcionários já contratados.
A terceira estrutura, também de mil metros quadrados, reúne os serviços de lavagem, funilaria e pintura. Finalmente, há um amplo pátio para manobras de caminhões de grande porte como bitrens e rodotrens: “Tudo foi construído para atender a previsão de demanda pelos próximos 10 anos”, enfatiza o sócio diretor da MacPonta José Álvaro Góes Filho.
A unidade de Marialva, já em obras, terá 3,5 metros quadrados de área construída em um terreno de 20 mil metros quadrados localizado na BR 376, KM 188, sentido Maringá. A previsão do grupo é chegar a 120 colaboradores dentro de 5 anos em toda área de atuação da empresa.
CLIENTE – A MacPonta aproveitou a festa de inauguração para homenagear os primeiros clientes que adquiriram caminhões da marca DAF. Daniel Begnini, da Begnini Transportes, foi um dos homenageados. “Adquiri os caminhões inicialmente porque a fábrica se instalou próximo à minha empresa e temos mais é que prestigiar quem investe na região. Mas também sabemos que na Europa a DAF está com 17% do mercado de pesados, ou seja, é uma marca forte que tem um caminhão robusto e de qualidade”, explicou.
A Begnini possui uma frota de 85 caminhões que transportam frigorificados, bobinas de aço, carga viva e ração animal. Já comprou três caminhões do modelo XF 105 e planeja adquirir mais. “Eles estão trabalhando junto com outras marcas que já possuímos e não perdem em nada. Pelo contrário, comparados a alguns modelos que temos na frota são até 8% mais econômicos. É um caminhão que você pode tirar da concessionária e por direto na estrada para trabalhar”, elogiou.
E tem sido assim com todos os clientes que adquiriram os mais de 120 caminhões da marca que já rodam pelo Brasil. É por isso que o gerente comercial, Waldir Marin Filho, o Dinho, está otimista com a nova etapa profissional que inicia na MacPonta: “O que os clientes nos dizem sempre é que o caminhão está fazendo média, não quebra e os motoristas estão adorando”, comentou.
Dinho tem mais de 25 anos de experiência no setor de caminhões com passagens pela Scania e pela Iveco. “É um novo desafio profissional para mim já que a DAF pretende trazer toda sua linha para o Brasil, dos pesados aos leves, com um nível tecnológico que a coloca em condições de disputar de igual para igual com as marcas tradicionais presentes no mercado”, anima-se.
Apesar do momento difícil por que passa o setor, Dinho acredita em boas perspectivas para a DAF. Segundo ele, até dezembro será possível contar com 90% de financiamento pelo Finame: “Temos vários negócios encaminhados de clientes que querem aproveitar as taxas atuais já que para o ano que vem a situação ainda está indefinida”. E adiantou que também antes do final do ano a marca vai oferecer a opção de aquisição pelo consórcio já que as negociações com um tradicional parceiro do mercado de transportes estão quase concluídas.
1 comentário
que venha este grande pesado vai brigar bonito está faltando um bom concorente para nós caminhoneiros . Parabens pelo belo extra pesado muito lindo. gostaria de conhecer de perto.