Imagem Desktop Imagem Tablet Imagem Mobile

Novo Axor
Scania 40 anos

Inteligência artificial avança no transporte

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +
Truckscontrol

Em reportagem para a Rádio Senado, entrevistados apontam que caminhões autônomos ajudam a suprir falta de motoristas, sem eliminar postos de trabalho no setor

Apesar de a inteligência artificial já estar presente na boleia — inclusive com a existência de caminhões autônomos em operação no Brasil —, não há expectativa de que a tecnologia provoque desemprego no transporte rodoviário de cargas. Essa é a avaliação dos entrevistados da reportagem especial “Rota IA: o novo tempo nas estradas do Brasil”, produzida pela Rádio Senado, que contou com a participação da diretora da Revista Carga Pesada, Dilene Antonucci.

Segundo ela, a inteligência artificial no transporte, ao contrário do que ocorre em outros setores, não ameaça postos de trabalho já existentes, mas ajuda a suprir a falta de mão de obra, um problema crescente no segmento. “Eu acho que o caminhão autônomo vem para tentar cobrir uma defasagem de caminhoneiros que já existe”, disse Antonucci ao jornalista Vladimir Spinoza.

A diretora cita exemplos específicos, como na colheita de cana-de-açúcar, onde caminhões autônomos, como o da Volvo, na foto em destaque, já são utilizados.

Na mesma reportagem, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo (Setcesp), Marcelo Rodrigues, reforça que a tecnologia deve ser vista como parceira: “Enxergamos a tecnologia como uma aliada para o desenvolvimento de diversas funções dentro do setor de transporte. O segmento tem passado por um processo contínuo de modernização, mas sem abrir mão da geração de empregos. A tecnologia não representa uma ameaça aos postos de trabalho e sim uma oportunidade de evolução, principalmente nas transportadoras.”

Clique aqui para ouvir a reportagem completa, dividida em quatro partes.

DAF - Oportunidade 2024
Moreflex
Compartilhar
Scania Consorcio

Leave A Reply

PB Lopes