A engenharia da Iveco caiu na estrada, ouviu 550 caminhoneiros, 150 frotistas, a rede de concessionários e o resultado foi apresentado esta semana em São Paulo. Do leve Daily ao extrapesado Stralis Hi-Way, passando pelo semipesado Tector, os modelos ganharam novas configurações, sobretudo nos trens de força, tudo para alavancar as vendas da marca neste ano que, na melhor das hipóteses, deve repetir os mesmos níveis de produção de 2015, na visão dos dirigentes da montadora.
Os ajustes na linha foram resumidos no slogan “Iveco – carregada de potência”, em alusão aos aprimoramentos feitos a quatro mãos com a coirmã FPT Industrial, fabricante dos motores da marca, também pertencente ao Grupo CNH.
Ricardo Barion, diretor de Marketing da Iveco, acredita que os mudanças vão ser percebidas logo principalmente pelos clientes que testarem o Stralis 440 e os Hi-Way 440 e 480, agora equipados com a nova versão do motor C13, desenvolvida pela FPT exclusivamente para o mercado brasileiro. Com novas calibrações, eles prometem entregar mais torque em baixas rotações e com isso melhorar os níveis de consumo. Anteriormente o modelo 440 cv tinha torque de 2100 Nm, enquanto a nova versão possui 2250 Nm. O modelo 480 cv, que antes tinha torque de 2250 Nm, possui agora torque de 2400 Nm na versão exclusiva para o Stralis Hi-Way.
Ainda para reduzir o consumo de combustível, o extrapesado conta agora com o “modo econômico”, acionado através da tecla ECO no painel. Nas versões 4×2 e 6×2, o eixo de tração MS 18X da Meritor têm a coroa e pinhão forjados, além da tecnologia de solda a laser para a fixação das peças internas, o que amplia a resistência do conjunto.
“Com as novas curvas de potência e torque, o motorista vai conseguir chegar mais rápido na velocidade desejada. A sensação é de que o caminhão anda mais, apesar de ter a mesma potência”, explicou Barion que acaba de completar um ano de trabalho na Iveco depois de anos de experiência na Volkswagen Caminhões, agora MAN Latin América.
Na outra ponta, da linha leve, a família Daily ganha a versão 40S14, com maior capacidade de carga e o mesmo valor que o modelo campeão de vendas há 10 anos, o 35S14. Equipada com o motor de três litros da FPT Industrial, com 146cv de potência, chega para atender os clientes que atuam fora das zonas de restrição ou em cidades como Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis que permitem a circulação de veículos com até quatro toneladas. Como se encaixa na categoria caminhão, a nova Daily pode ser adquirida com o cartão BNDES ou pelo Finame.
A linha Tector também passa a contar com novas opções. O 170E21 tem como principal novidade o motor de quatro cilindros, com mais torque e agilidade nas operações urbanas. A versão 240E30 6X2 conta com o novo motor de seis cilindros e 300 cv de potência. O Tector 310E30 8X2 oferece o quarto eixo direcional e capacidade de carga aumentada em seis toneladas.
“Queremos estar preparados para quando o mercado voltar a crescer”, resumiu o diretor comercial Osmar Hirashiki. Para isso, a Iveco também apresentou o que denomina veículos especiais, que estão em fase de testes com clientes. São eles o Tector Coleta 170E28, voltado para o trabalho de coleta de resíduos sólidos, que tem como diferenciais de fábrica tração 6×2 com eixo “Pusher” e entre-eixos específico, e o Tector Construção 260E30, utilizado na construção civil, que recebeu equipamento com tomada de força (REPTO), pneus de uso misto, reservatório de ar adicional para pressurização da água da betoneira entre outros itens.
Duas novas concessionárias entraram em operação recentemente, a Autoviva, em Vitória (ES), e a Socel, em Natal (RN). Atualmente, são 79 revendas distribuídas pelo Brasil.