Entre agosto e novembro, cerca de 60 mil alunos do Senai-MG participam de uma trilha educacional voltada ao desenvolvimento de soluções para reduzir emissões na indústria automotiva
Fonte: Assessoria de Imprensa
O Iveco Group e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai-MG) iniciaram uma parceria voltada ao tema da descarbonização. A proposta é envolver estudantes de diferentes modalidades — como Aperfeiçoamento, Qualificação, Aprendizagem Industrial e cursos técnicos — em atividades que estimulem a criação de projetos voltados à redução de emissões na cadeia automotiva.
A jornada será realizada em três etapas. A primeira, chamada “Largada Sustentável” (7 a 21 de agosto), consiste em um processo de inovação aberta, no qual equipes multidisciplinares devem propor ideias relacionadas à descarbonização de matérias-primas. Antes disso, os participantes passam por um curso introdutório sobre o tema.
Na segunda fase, “Oficina de Inovação” (25 de agosto a 19 de setembro), as ideias selecionadas serão estruturadas em projetos. Já a etapa final, o “Sprint Final” (22 de setembro a 31 de outubro), prevê a aceleração e refinamento das propostas.
Os três projetos mais promissores serão escolhidos em 19 de novembro, durante um pitch ao vivo em Belo Horizonte. Os vencedores receberão bolsas de estudo e participarão de atividades de incentivo educacional, como visita técnica ao complexo da Iveco Group em Sete Lagoas.
De acordo com os organizadores, o objetivo é aproximar indústria e educação na busca por soluções ligadas à sustentabilidade e à inovação tecnológica.