No momento em que comemora 40 anos desde sua entrada no mercado, pela Europa, em 1975, a Iveco acaba de inaugurar um campo de provas próprio ao lado da fábrica de Sete Lagoas (MG). O empreendimento custou R$ 24 milhões, valor que integra o montante anunciado recentemente pela montadora, de R$ 650 milhões em investimentos no Brasil no biênio 2015/16.
O campo de provas ocupa uma área de 300 mil metros quadrados. Tem três pistas de testes para avaliar toda a linha de produtos, dos leves aos pesados, e ainda os blindados Guarani. A pista principal, de alta velocidade, do tipo oval, com 1.650 metros, serve para simular situações reais, como mudança de faixa em alta velocidade. Uma pista para teste de ruído e um circuito projetado para atender a demanda dos veículos comerciais e para o Guarani completam o projeto.
O vice-presidente da Iveco para a América Latina, Marco Borba, informou que a existência do campo de provas “nos permite aperfeiçoar a qualidade, a durabilidade e a robustez dos veículos que oferecemos aos nossos clientes”.
A empresa estima que o Brasil vai fabricar 96 mil caminhões este ano, e espera ter uma participação de 8,5% nessa produção. No segmento de veículos para 3,5 toneladas, por exemplo, a Iveco participa com 45%, com o consagrado modelo Daily.
Nascida da união de outras tradicionais companhias, como a alemã Magirus, detentora de alta tecnologia na fabricação de veículos e equipamentos de resgate e combate a incêndio, fundada em 1864, a Iveco acaba de levar sua experiência para o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, com a entrega de 40 caminhões modelo Tector 170E28, implementados para atender as atividades da corporação.
HISTÓRIA – A Iveco foi criada em 1975, resultado de uma sociedade de cinco importantes empresas europeias da época, que acumulavam grande experiência em projetos e fabricação de veículos industriais: as italianas Fiat Veículos Industriais, de Turim, OM, de Bréscia, e Lancia Veículos Especiais, de Bolzano; a francesa Unic, de Puteaux; e a alemã Magirus-Deutz, de Ulm.
Em 1986, a Iveco Ford Truck nasceu como uma joint venture com a divisão de caminhões da Ford da Europa. Em 1990, a Iveco adquiriu a Pegaso, fabricante de veículos industriais espanhola.
De lá para cá, a marca obteve reconhecimento internacional, incluindo três prêmios: Caminhão Internacional do Ano, pelo Eurocargo em 1992, EuroTech em 1993 e Stralis em 2013. O New Daily recebeu recentemente o prêmio de Van Internacional do Ano de 2015.
A Iveco emprega mais de 26 mil pessoas em todo o mundo e tem cinco mil pontos de venda e postos de serviços em mais de 160 países.