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Leitores defendem cobrança de frete por quilômetro rodado

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“Para que o caminhoneiro tenha lucro, o frete não deve ser menos de R$2,50 por quilometro rodado, do contrário só trabalhamos para pagar os custos e olhe lá”, opinou o leitor Welligton Torres ao comentar a matéria Transportadores adotam “balizador de fretes” para safra 2015.

safra sojaCriou-se um verdadeiro fórum de debates no site da Revista Carga Pesada (www.cargapesada.com.br) sobre o tema. O “Balizador de Custos de Fretes” foi criado e divulgado por entidades de transporte do Mato Grosso, onde constam as principais rotas rodoviárias de escoamento da safra agrícola e os valores de tarifas mínimas de fretes por tonelada a serem praticadas durante todo o ano de 2015. Segundo as entidades signatárias ATC (Associação dos Transportadores de Cargas do Mato Grosso), Sindmat, Sindicam e Fettremat, a medida visa evitar que em 2015 haja uma quebradeira generalizada no setor de transportes.

Os valores sugeridos pelos leitores, no entanto, foram os mais variados: “Frete pra ser justo tem que ser 8 reais o km rodado pra qualquer lugar”, defendeu o leitor Flávio Pontal via Facebook. Já o leitor Luis Carlos sugere outra forma de cálculo: “O que precisa é de uma tabela séria que possa ser respeitada, uma tabela por Km/tonelada. Deveria ser R$ 0,15/Km/ton + pedágio, seria justo”.

Houve também algumas críticas à “falta de critério para definição dos valores” da tabela do balizador. Mas outros gostaram. Foi o caso de Zaldo Calisto de Lima, da União Transportes, que escreveu: “Já é um grande começo, temos que procurar melhorar o cenário em que nos encontramos. As pessoas que estão fazendo crítica, que apresente ideias e soluções para mudarmos o cenário. Precisamos ter atitudes e não esperar que alguém vá resolver o nosso problema. Para o governo, o mercado que se ajuste, e o tomador de frete vai querer pagar sempre mais barato mesmo”.

Veja a íntegra dos comentários de leitores CLICANDO AQUI.

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11 Comentários

  1. Pessoal não vamos carregar fora do balizador como frete minimo, temos que brigar por mais este balizador foi montado para termos um começo de negociação um frete minimo para poder pelo menos não quebrarmos mais do que estamos, devendo oficina, combustivel, etc….
    Se o produtor não consegui embutir o frete ele que pare de plantar agorta nós puchar frete de graça pagando para trabalhar e as industrias de soja cada vez mais potentes e ricas…
    Nós da Estrada sem rodovias, onde temelhor rodovia pedagios insuportavei o preço recolhem milhoes onde vai este dinheiro???/ para as mãos do corruptosdeste pais

    Irmão caminhoneiro não vamos carregar… pé firme sem baderna numa boa que ai venceremos

  2. Faço minhas as palavras do Welligton Torre. Também gostaria de sugerir que precisamos conscientizar nosso irmãos caminhoneiros que o Brasil gira porque nós fazemos a coisa girar e sem caminhoneiro o Brasil Para! Vamos acordar galera, quem trabalha de graça é relógio e mesmo assim tem de compra-lo e colocar bataria! Como a coisa está sendo dirigida, em menos de 10 anos não haverá mais caminhoneiro autônimo! Recuse toda oferta de frete abaixo do necessário para ganhar dinheiro! Eu também passo por isso, se o frete é pouco, eu não pego. E tem mais, o caminhão não gatas menos quando está retornando para o ponto de partida ou residência do proprietário, portanto não existe retorno, tudo é frete e é no retorno que deveríamos ganhar uns trocados a mais!

  3. VANDERLI CAETANO on

    O SINDICAM- GOIÁS E SET CESG VÃO APRESENTAR ATÉ O FIM DE JANEIRODE 2015 O BALIZADOR DE FRETE POR KM RODADO VEZES TONELADAS.

  4. DUARTE FERREIRA SANTIAGO on

    fretebras sontra cargo terminal de carga motorista pede esmola parece que motorista nao precisa comer e pagar as contas estou desistido da profissao

  5. Ai galera, já estamos começando um grande movimento para poder exigir nosso direitos e fretes justos! Se cada um de nós fizermos a nossa parte, estejam certos que em breve a coisa muda! Vamos usar a rede de internet, quem sabe o movimento deslancha e venceremos o “dragão” que nos consome a cada dia! Não aceite de forma alguma fretes que não atendam as nossas necessidades mínimas para ganhar o pão e manutenir nosso possante. Conscientize o companheiro que não tem a visão, e se mesmo assim ele carregar, não se preocupe, um dia ele estará do nosso lado!

  6. É como sempre venho falando em meus comentários o balizador deve ser baseado pelo preço do diesel, pois quando o mesmo sofrer reajuste automaticamente seria reajustado.Frete carreta 2 litros do diesel e truck 1 litro por km acabando assim com o frete retorno.

  7. Sindicatos se unam e faça valer a força, senão temos que todos transportadores pararem e entregar os caminhões as financiadoras, que seja balizados e uma anistia ao menos de 6 meses para colocarmos as contas em dia. Não suportamos tamanho prejuizo.

  8. Marcio Santiago Carneiro on

    No meu ver, a questao e bem mais ampla, da pra citar muita coisa do tipo: empresa que volta vazio e carrega algo chamado de “retorno”, pra custear a volta de um bom frete.
    tem aqueles que nao sabem trabalhar, estao devendo e acham que carregando qualquer coisa vao conseguir se re-erguer. (enganam-se). e tem ainda uma grande maioria que não precisa de caminhao e os tem pra complementar uma renda. (conheco varios), ainda tem aquele motorista que poe sua comissao no bolso e sobrando o de fazer a feira mensal de sua casa, ta otimo.
    tem as transportadoras que nos atravessam e tem as outras que não teem caminhao.quando tem, é so pra mascarar a mesma.
    então ,vejo por varios angulos.
    no meu ver, afim de padronizar isso, teria que a ANTT intervir e trabalhar junto aos sindicatos e orgaos ligados ao transportes e definir uma tabela por km.
    no meu ver a tabela ideal seria:
    o veiculo vai com sua capacidade de carga completa ou não. (exeto fracionada,pequenas quantidades)
    REceberia X por km rodado.
    Tipo:
    Truck 2,20
    Carreta 3,10
    Bi-truck 2,60
    Bi-trem 3,50….
    e por ai vai.
    se hoje voce diluir um frete de um treminhão, ele vai sair ainda por menos da metade de um truck.
    na minha otica, esse gigantes absurdos em excesso, tambem são responsaveis por piorar os valores dos fretes.
    Lembrando que esses valores seria para distancias acima de 200km.
    os demais, um pacote fechado, de acordo a viagem. coisa a ser estudada tambem.

  9. Foi a coisa mais sensata ja dita até hoje sao as palavras do sr. Marcio santiago carneiro. E a visão dentro da realidade.As transportadoras dizem que ter caminhão da prejuízo o que da lucro e repassar o frete.

  10. Amigos eu luto a mais de 32 anos por uma Tabela Minima de fretes,hoje tem que ser do truck ao bi-trem 0,70 por eixo vezes os kilometros que irá rodar e ZEFINI tem que ser esse valor.o frete virou no que virou porque qualquer Osmar da vida registra uma Transportadora, o Ex.Ministro dos Transportes Cloraldino Severo fez uma lei da regulamentação dos transportes em 1.983 que para registrar uma Transportadora teria que ter no mínimo 05 cinco caminhoes ou equivalente a 60 toneladas, eu Pergunto quem iria hoje registrar , quem teria Cacife para comprar cinco caminhões ? eu sempre dondenei a Oferta e procura ou Livre Negociação de Mercado como dizem os politicos,eu digo que fizeram um verdadeiro leilão de frtet5es baixos e isso um dia iria estourar nos freteiros e de fato aconteceu.hoje eu compro uma fiorino ou uma kombi furgão vou na ANTT e registro uma Transportadora e saio por aí queimando frete, chega vamos mudar isso definitivo.

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