Mudanças foram anunciadas na inauguração do Centro de Treinamento da MAN e devem-se à exigência de motores Euro 5 em 2012
Dilene Antonucci
A Fenatran, marcada para o final de outubro, em São Paulo, será o palco de lançamento de uma nova linha de caminhões Volkswagen. “Vamos incorporar novas faixas de potência em cada um dos segmentos em que atuamos”, adiantou Ricardo Alouche, diretor de vendas e marketing, durante a inauguração do Centro de Treinamento da MAN Latin America, no dia 25 de maio, em São Bernardo do Campo.
A chegada dos extrapesados da MAN, complementando a linha da Volkswagen, e a exigência de motores Euro 5 a partir de janeiro de 2012, definirão os parâmetros da remodelação. Alouche estima que, por causa dos motores Euro 5, os caminhões vão custar 10% a 20% mais em 2012. “O aumento será maior nos modelos leves e menor nos mais pesados”, informou.
A chegada do MAN TGX, que estava programada para este ano, foi adiada. “Seria um caminhão, de início, com motor Euro 4, e isso duraria apenas alguns meses. Por isso preferimos adiar. Mas a fábrica está pronta para o lançamento do Euro 5.”
TREINAMENTO – Com 3.500 metros quadrados e R$ 5 milhões de investimento, o Centro de Treinamento da MAN Latin America dará treinamento técnico e comercial para os profissionais da rede de concessionárias de toda a América Latina e também para mecânicos e motoristas de clientes das marcas Volkswagen e MAN.
Com cabines em corte de caminhões, boxes de serviços, salas de aula, refeitório e auditório para 80 pessoas, além de biblioteca, o novo Centro de Treinamento é inaugurado quando a empresa completa 30 anos de Brasil.
Representantes da rede de 145 concessionários participaram da inauguração. Estão todos na expectativa da chegada dos modelos MAN: “Acreditamos que temos todas as condições de nos manter na liderança do mercado total e ter o mesmo desempenho nos extrapesados”, afirmou Alouche.
Segundo pesquisa da Fenabrave, a marca é líder na satisfação dos concessionários em termos de retorno de investimento e perspectivas de crescimento no mercado. Segundo dados do Renavan, as vendas consolidadas até maio de 2011 também garantiram a liderança da marca, com 30,7% de participação contra 24,9% do segundo colocado.