A Scania e a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet) inauguraram na terça-feira (14) o anfiteatro Emílio Battistella na filial da fundação em Mairinque (SP). “O anfiteatro recebeu o nome de Emilio Battistella porque foi um dos mais relevantes incentivadores sobre a discussão da importância da segurança nas estradas e do papel fundamental da capacitação dos motoristas neste cenário”, afirma Márcio Furlan, gerente de Marketing e Comunicação da Scania no Brasil.
“Agradecemos a Scania pela parceria e apoio desde nossa fundação. Este empreendimento permitirá a democratização cultural, que tem como objetivo a distribuição e a popularização da arte, do conhecimento científico e das formas de cultura, tanto para sociedade em geral como, e em especial, aos profissionais do segmento do transporte e áreas afins”, diz Salete M. Argenton, gerente da filial da Fabet de São Paulo. “A Fabet, além de desenvolver suas atividades com foco na profissionalização do setor do Transporte Rodoviário de Cargas e a humanização do trânsito por meio do desenvolvimento de cursos, fóruns, congressos e seminários, entende que somente alcançará seus objetivos mais nobres se estender o acesso de todos à produção cultural”.
O anfiteatro Emilio Battistella tem capacidade para 300 pessoas. Ele foi construído com estrutura necessária para receber peças teatrais, shows, convenções e congressos. Além de encontros de discussão sobre questões do trânsito e do transporte, bem como um espaço para a comunidade local, parceiros e clientes.
Entre 2013 e 2014 a Fabet já treinou mais de 8 mil motoristas de veículos comerciais. Em sua metodologia de trabalho estão disponíveis cursos abertos oferecidos para atender do nível operacional à gestão executiva de empresas do mercado de transporte e afins. Também fazem parte da grade, cursos na modalidade In Company que são desenhados em acordo as necessidades de cada empresa.
A vida de Emilio Battistella
Emilio Fiorentino Battistella nasceu em Monte Belo, distrito de Bento Gonçalves/RS, no dia 1º de dezembro de 1913. Casou-se com Filomena Casali Battistella, com quem teve cinco filhos: Eriodes João, Hildo José, Odelir, Rubens e Emílio.
Iniciou sua vida profissional muito cedo e sempre na busca de melhores condições de vida. Na década de 1960, realizou um investimento em uma frota própria de caminhões, que transportava os produtos beneficiados para Itajaí, Paranaguá, Curitiba e São Paulo. Ao final dos anos 1960, cada vez mais a marca Battistella crescia e neste período a Scania ofereceu a representação de sua marca. Emilio Fiorentino Battistella teve uma trajetória extensa de trabalho, de 46 anos, da qual ergueu-se um grande Grupo formado por 22 empresas e cerca de 5 mil funcionários.
Emilio faleceu no dia 30 de junho de 2007 e ao longo de sua trajetória de sucesso recebeu títulos e homenagens, enaltecendo seu lado empreendedor.