Levantamento da CCR NovaDutra levou em conta total de atendimentos feitos nos programas Estrada para a Saúde e Estrada para a Saúde Empresas em 2018
Fonte: Assessoria de Imprensa
O Brasil tem quase dois milhões de motoristas de caminhão circulando pelas estradas todos os dias, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Grande parte desse público dirige por horas, dias ou até mesmo semanas sem ter tempo de manter hábitos saudáveis com horários flexíveis de alimentação. E esse descuido traz sérios riscos à saúde como mostra levantamento da CCR NovaDutra feito com motoristas de caminhão que trafegam pelos 402km da via Dutra e participaram do programa Estrada para a Saúde e Estrada para a Saúde Empresas.
Entre os meses de janeiro e novembro do ano passado – período de realização das ações de saúde – os dois programas realizaram 2.337 atendimentos gratuitos de índice de massa corporal (IMC). Desse total, 1.963 (84%) apresentaram alteração no índice de massa corporal (IMC).
“As longas horas de jornada, alimentação desregrada, falta de atividade física, poucas horas de sono e estresse podem trazer sérios problemas de saúde. Entre eles estão os cardiovasculares (pressão alta, infarto e acidentes vasculares cerebrais (AVC)), diabetes e colesterol alto. Sem falar nos problemas osteoarticulares como dores nas costas, nas articulações do joelho, tornozelo e pés”, explica o coordenador de Agente de Atendimento Pré-hospitalar (APH), Gustavo Rachid Guedes.
Em 25 ações entre os meses de janeiro e novembro, o programa foi realizado em postos de serviços às margens da via Dutra, em Roseira (SP) e Resende (RJ), e também em seis empresas ao longo da rodovia. Todos os serviços oferecidos aos caminhoneiros são gratuitos e contam com a parceria de escolas de enfermagem e cursos profissionalizantes, que levam exames gratuitos, como aferição de pressão arterial, testes de colesterol, glicemia e visão, avaliação de stress, sessões de massagem relaxante e cortes de cabelo. A atividade tem como objetivo proporcionar aos motoristas a prevenção e cuidados com a saúde.
3 Comentários
Melhor deixar quieto isso daqui a pouco vão arrumar um jeito de multar caminhoneiros acima do peso…Como se não existisse tambem policiais. Médicos etc todos ACIMA DO PESO COM COLESTEROL E DIABETES TUDO COM NÍVEIS ELEVADOS FALOUUUU
Infelizmente somos mal educados na questão da alimentação! Comemos mais que devemos e assim vamos crescendo sem limites.
Nós somos uma máquina que depende de combustível para movimentar, não adianta colocar mais que o necessário, pois o excedentes será desperdiçado e acumulamos os excesso que nos leva a obesidade.
Quando vemos nas beiras das rodovias muitos veículos para dos em restaurantes, pensamos: a comida a qui deve ser boa! O que é uma verdade, mas nem sempre tem opção de alimentação saudável e tudo é para encher a “pança”. Essa seria uma ótima oportunidade para as autoridades auxilar esses restaurantes no sentido de fornecer alimentação saudável.
Nos locais onde a alimentação é paga pelo pesos, as pessoas acabam por ingerir menos alimento, mas onde a placa indica “Self service” sem balança, ai a coisa fica pesada.
Vamos economizar ao encher nossos “tanques”..
Melhor deixar quieto isso daqui a pouco vão arrumar um jeito de multar caminhoneiros acima do peso…Como se não existisse tambem policiais. Médicos etc todos ACIMA DO PESO COM COLESTEROL E DIABETES TUDO COM NÍVEIS ELEVADOS FALOUUUU