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Mais torque em baixas rotações é desafio para motores a diesel

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Scania Combustível

Fazer mais com o mesmo: este é o grande desafio da engenharia voltada para os motores a diesel. E será um dos temas do 11º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, encontro que será realizado no Teatro Positivo (rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), em Curitiba, nos dias 2 e 3 de setembro.

Caminhões  acima de 15t e Ônibus Urbanos são os principais consumidores de diesel no Brasil

Caminhões acima de 15t e Ônibus Urbanos são os principais consumidores de diesel no Brasil

O Papel do Diesel: Presente e Futuro é o tema do evento, promovido pela Seção Regional Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL, que é visto como a principal plataforma de discussão sobre o mercado de motores diesel no Brasil.

“É preciso melhorar cada vez mais a eficiência. Isso implica em fazer mais queimando menos combustível. Exemplo: conseguir maior torque em baixas rotações visando principalmente a redução do consumo”, explica o coordenador de conteúdo do Fórum, Gilberto Leal.

Depois de trabalhar 41 anos na Mercedes-Benz, Leal é hoje consultor automotivo. Ele destaca outro desafio da engenharia que é a redução do atrito no interior do motor, também como forma de aumentar a eficiência dos propulsores, e que também será tema de uma das palestras do encontro proferida pelo gerente de tecnologia de produto da Mahle, Eduardo Nocera.

Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, fará a palestra da abertura do Fórum. Segundo o executivo, a montadora alemã teve papel fundamental na introdução do motor a diesel no País. “Fomos pioneiros na produção do primeiro caminhão e do primeiro ônibus a diesel, consolidando o combustível como o mais eficiente e econômico no segmento de veículos comerciais”, afirma.

No Painel A VOZ DO CLIENTE – DOIS ANOS E MEIO DE PROCONVE P7, E AGORA?,  lideranças farão uma avaliação do uso dos motores com tecnologia Euro 5 em ônibus e caminhões. Veja ao final a programação completa do evento.

grafico frota brasileiraIDADE DA FROTA – A questão ambiental ligada aos motores a diesel deve ocupar os debates no encontro da SAE. Sem falar ainda nos motores Euro 6, que já estão em uso na Europa e Estados Unidos e que devem chegar ao Brasil, estima-se, a partir de 2020: “Temos outras coisas para nos preocupar antes disso”, opina Leal.

Uma das propostas da SAE é o incentivo à renovação da frota brasileira que é velha e poluente. Como mostra o gráfico acima, um motor Euro 0, ou seja, sem nenhuma tecnologia de controle de emissões, polui tanto quando 37 motores Euro 5 ou com tecnologia Proconve P7 em uso atualmente. Isto considerando apenas a emissão de Material Particulado, uma das substâncias mais prejudiciais à saúde humana resultantes da queima do diesel.

Gilberto-Leal forum SAE b

Gilberto Leal: “é preciso aumentar a eficiência”

A frota brasileira de veículos movidos a diesel é antiga e com baixo índice de renovação. Segundo dados do 1º Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Rodoviários do Ministério do Meio Ambiente, no ano de 2009, pelo menos 28% desta frota era equipada com motores fabricados antes das normas do Proconve, ou seja, sem nenhuma tecnologia de controle de emissões.

Veja na tabela abaixo outras comparações:

  • 1 EURO 0 = 37 EURO 5
  • 1 EURO 1 = 18 EURO 5
  • 1 EURO 2 =   7 EURO 5
  • 1 EURO 3 =   5 EURO 5

PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM

  2 DE SETEMBRO

9h30 – Cerimônia de abertura com Gilberto Leal, coordenador da comissão de conteúdo do fórum.

10h – Palestra com Philipp Schiemer, chairperson do fórum e presidente da Mercedes-Benz do Brasil.

 

PAINEL: A VOZ DO CLIENTE – DOIS ANOS E MEIO DE PROCONVE P7, E AGORA?

10h45 – Debate com Guilherme Wilson, gerente de Planejamento e Operações da Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro); Eduardo Tows, gerente nacional de Manutenção da Viação Sorriso, e Neuto G. Reis, diretor técnico executivo da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística). Moderação com Fred Carvalho, diretor de Assuntos Institucionais da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

 

PAINEL: ECONOMIA E MERCADO

13h15 – “Cenários: Transportes 2025 na América Latina”, com David Wong, diretor da AT Kearney; “Cenário: Economia e Financiamentos no Setor de Transportes”, com Fabiana D’Atri, economista sênior do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco; e “Cartilha do INOVAR-AUTO e Políticas Governamentais”, com Antonio Megale, presidente da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva).

14h45 – Debate moderado por Fred Carvalho, diretor de Assuntos Institucionais da Anfavea.

 

PAINEL: O MOTOR DIESEL EM EVOLUÇÃO E SUAS INOVAÇÕES

16h – “Passenger Car Diesel SULEV Emission”, com Daniel Martinek, engenheiro de Desenvolvimento do Produto Senior da AVL; “Fuel Consumption Reduction Through Low Friction Liners & Rings”, com Eduardo Nocera, gerente de Tecnologia do Produto da Mahle; “Os Novos Motores de Alta Eficiência”, com Rafael Torres, gerente executivo da Cummins; e “Sistema de Pós Tratamento de Emissões HI-eSCR Desenvolvido pela FPT Industrial”, com Gustavo Teixeira, analista de Produto da FPT Industrial.

18h – Debate moderado por Gilberto Leal, coordenador da comissão de conteúdo do fórum.

 

3 DE SETEMBRO

PAINEL: O MOTOR DIESEL, INOVAÇÕES E CONTROLE DE EMISSÕES

8h30 – “Como Desenvolver com Inovação em Tempo Recorde?”, com Filipe Cassapo, gerente de Inovação do Senai no Paraná; “Novas Tecnologias para Atendimento de Euro VI”, com Rogério Souza, gerente técnico da Johnson Matthey Brasil; “Euro VI – Os Desafios para o Atendimento em Aplicações com Baixas Temperaturas dos Gases de Exaustão”, com Cláudio Furlan, supervisor de Desenvolvimento do Produto e Novos Negócios da Umicore; “Understanding Euro VI Emission Control Catalyst Systems and Technology”, com Kevin Hallstrom, gerente de Assuntos Regulatórios e Assistência Técnica da Basf; “Consequências e Soluções para o Uso de Biodiesel e Diesel de Baixo Enxofre – ULSD”, com Mario Barcelos de Souza, diretor-gerente da Innospec.

10h45 – Debate moderado por Gilberto Leal, coordenador da comissão de conteúdo do fórum.

 

SESSÃO ESPECIAL: APROVE DIESEL

11h40 – “Um ano de APROVE Diesel”, com Vicente Pimenta, gerente de Relações Governamentais, Assuntos Corporativos e Novos Negócios da Delphi.

12h20 – Cerimônia de encerramento com Dalton Daumolis, gerente do fórum.

 

11º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel

Dias 2 e 3 de setembro

Teatro Positivo – rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Curitiba, Paraná

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