Fonte: Folha de Londrina
Puxado pelos juros do Finame e Procaminhoneiro de 2,5% ao ano, o mercado de caminhões novos deu uma boa recuperada no mês de outubro, com a venda de 12.543 unidades, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Na comparação com setembro, houve um crescimento de 48% em outubro. Mesmo assim, no acumulado do ano, há uma retração de 21% perante 2011.
Clóvis Santos, vendedor da Servopa, concessionária MAN/Volkswagen de Cambé, diz que as vendas na loja cresceram 30% no mês passado. ”Essa taxa de juros está muito boa. Participamos de um congresso do Banco da Volks e nos disseram que a média de propostas de financiamento no País subiu de 150 para 320 por dia”, conta. Ele acredita que, nos dois últimos meses de 2012, haverá antecipação de compras, já que a taxa de 2,5% vale até 31 de dezembro.
Na P.B. Lopes, concessionária Scania em Londrina, o movimento de outubro também foi muito bom. E o bom desempenho não está relacionado somente às taxas do BNDES. ”Essa megassafrinha de milho ajudou bastante”, afirma o gerente geral, Marlon Sartório Adami. Ele diz que metade dos caminhões vendidos na loja é para atender o agronegócio.
2 Comentários
Fico impressionado com a cara de pau desses tecnocratas engravatados que passam os dias no frescor de seus ar condicionados, e ainda mais impressionado com a imprensa que lhes dispensam páginas e espaços na mídia para darem declarações absurdas. Nós que vivemos as 24 horas do dia, todos os dias do ano, não vivenciamos essas maravilhas que lemos nas reportagens. Tente um mortal comum, o financiamento através dessas linhas de crédito anunciadas com o maior estardalhaço, e verá quão distante estamos dos finames e procaminhoneiros da vida. Esses financiamentos só são liberados para quem tem dinheiro e patrimonio e para os apadrinhados. Nós os verdadeiros caminhoneiros, quando tentamos esses financiamentos, recebemos como resposta: “não tem perfil”; não tem como comprovar renda; etc.Tá na hora da imprensa e principalmente as publicações dirigidas à nossa classe, começarem a divulgar a verdadeira situação do transporte, em especial a situação do transportador autônomo que não tem condições de trocar os pneus, como esse profissional poderá trocar o seu caminhão?As próprias montadoras deviam criar linha de crédito especial e financiar o caminhão diretamente pela própria fabrica, sem intermediação bancária. Só assim vão conseguir desencalhar os estoques.
Eu gostaria de saber como faz para comprar um caminhao com esta taxa de 2,5% porque onde eu estive vendo a resposta era só uma, nenhum banco vai financiar à uma taxa dessas inclusive os bancos de fábrica. será que este aumento de vendas foram a vista ou é mais uma ilusão para o pequeno sonhar, e no final só grandes empresas pegam esses beneficios. Á proposito meu cadastro é bom.