Estimativa do presidente da Volvo leva em conta juros altos e descontrole fiscal
Reportagem: Vivian Guilhem
O mercado de caminhões novos deve retrair 10% neste ano, estima Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina. Em entrevista coletiva que a montadora convocou para divulgar seu balanço de 2024, ele afirmou que a economia brasileira tem sempre pontos positivos e negativos. “Nós sempre temos uma pista de alta velocidade e uma pista de menor velocidade.”
Da parte positiva, ele citou: “No momento, o nível de emprego continua elevado e, com isso, o consumo das famílias segue em nível alto, assim como indústrias que são muito competitivas e o agronegócio”, disse. Segundo o presidente, há perspectiva de uma nova safra recorde, em torno de 330 milhões de toneladas de grão.
Em relação aos aspectos negativos, Lirmann destacou a inflação, a taxa de juros elevada e a falta de controle fiscal por parte do governo. “A taxa de juros é um fator importante no nosso negócio. Os nossos clientes precisam de financiamento dos nossos produtos e isso tem um impacto para a economia, para o transportador, seja de cargas ou de pessoas.”
A questão fiscal, para ele, é o maior desafio na economia.