Durante o ano passado, foram emplacados no Brasil 34.906 caminhões a menos que em 2011. A retração no
mercado foi de 20,22%. Na comparação com 2010, a queda foi de 12,63%, com 19.911 caminhões a menos. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (3) pela Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores (Fenabrave). O balanço da Anfavea sairá na segunda-feira.
A retração de 2012 foi o dobro do que se estimava no início do ano. O mercado de caminhões sabia que seria impossível igualar o total de vendas de caminhões de 2011, considerado um ano atípico. A projeção era de que as vendas caíssem 10% em função das antecipações de compra relacionadas à motorização Euro V, obrigatória a partir de janeiro de 2012.
O desaquecimento econômico do País, com um Produto Interno Bruto (PIB) em torno de 1,5%, ajuda a explicar a retração acima do esperado nas vendas de caminhões.
OUTROS VEÍCULOS – O mercado de implementos rodoviários recuou 11,65% em 2012, quando foram emplacadas 52.105 unidades. No ano anterior, haviam sido 58.997. O segmento de ônibus também experimentou uma queda de quase 15% nos emplacamentos em 2012. No total, foram emplacados 29.716 ônibus, contra 34.944 de 2011.
Completando a lista dos segmentos que tiveram retração, vêm as motocicletas. Foram emplacadas 1,6 milhão de unidades em 2012, contra 1,9 milhão do ano anterior (-15,62%).
Para salvar o mercado de veículos, houve crescimento nas vendas em dois segmentos: o de automóveis e o de comerciais leves. No primeiro caso, foram emplacadas 2,841 milhões de unidades, contra 2,645 milhões de 2011 – aumento de 7,44%. No segundo, foram registrados 792.485 emplacamentos, 1,57% a mais que os 780.229 de 2011.
2 Comentários
GOSTARIA QUE REPENSASEM ESSA LEI QUE JA ESTA MOSTRANDO O RESULTADO QUE JÁ ESTA SOBRANDO CAMINHOENS UZADOS NOS PATIOS PARA VENDER E VAI SOBRAR MUINTO MAIS E JÁ VAI SOBRAR CAMINHOENS NOVOS TAMBEN MUINTOS NÃO VÃO CONSEGUIR PAGAR E TERÃO QUE DEVOLVER O CAMINHÃO AO BANCO E FICAR CON O PREJUIZO E OS INVENTORES DESSA LEI IRÃO ACREDITAR EN NÓS QUE FALEMOS QUE OS CAMINHOENS DEVERIAN VIAJAR 750 KM POR DIA COMO QUIZESE SEN DITADURA DAI PODIA ENDURECER A LEI E MULTAR MESMO POR EXESSO DE PEZO E EXESSO DE HORAS TRABALHADAS EXESSO DE VELOCIDADE APLICAR O BAFOMETRO O EXAME DE SANGUE E ELIMINAR O REBITE E AS DROGAS NO TRANSPORTE ACABARIA AS LOUCURAS NO TRANZITO QUE LÉVA ÁOS ACIDENTES E MÓRTES E DESTRUIÇOENS E PREJUIZOS
e vai ficar muito pior a lei e feita por quem nao intende nada de caminhao e resebe salario milionario pago pelos brasileiros eu gostava de caminhao agora nao poso ver da arrepio so de pensar oque os camioneiros tao sofrendo tenho 3 filhos homens nao quero nem ver eles perto de caminhao muito menos trabalhar com 1 ….ja paso da hora de ponha pra quebra vomo manda os deputados bando de vaggggg…. trabalha de caminhao para levar o progresso do brasil meus pezames a profiçao de caminhoneiro que ja morreu faz tempo agora tao enterrando devagar . vamo ver ate aode vai essa palhasada .foi