DAF - Oportunidade 2024

Mercado de caminhões cresce 6% em agosto

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Recall-MB

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nelson Bortolin

O mercado de caminhões cresceu quase 6% no mês de agosto, quando foram emplacadas 11.360 unidades ante as 10.726 de julho. No acumulado do ano, agora são 91.626 emplacamentos. No mesmo período de 2011, haviam sido 114.796. A retração, portanto, é de 20%. Os números são da Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores (Fenabrave).

A entidade não prevê recuperação significativa do mercado até o fim do ano. A estimativa é que serão vendidos cerca de 139.800 caminhões zero quilômetro, o que representa 19% menos que os 172.661 do ano passado.

Enquanto o mercado de caminhões dá um passo atrás, o de automóveis e comerciais leves bate recordes de venda. Em agosto, foram emplacados  405.518 unidades, um crescimento de 15,40% se comparados aos 351.394 veículos comercializados em julho. No acumulado do ano, houve crescimento de 6,97% na comparação com 2011. 

REVENDEDORES – As concessionárias de caminhões estão mais animadas, segundo apurou a Carga Pesada. Na Treviso, loja Volvo de Juiz de Fora (MG), a procura nas últimas semanas melhorou. “Na verdade, a gente vem sentindo uma recuperação pequena desde abril, mas agosto realmente foi o melhor mês”, afirma o consultor de negócios, Rodrigo de Castro Rocha. Ele acredita que, mesmo assim, a concessionária vai fechar o ano com 10% menos negócios que em 2011.

O gerente de Vendas da Metropolitana (Mercedes-Benz) de Porto Alegre, Evanésio Fernandes, também está mais satisfeito. “Realmente deu uma aquecida”, afirma. Só que a loja estima vender entre 60% e 65% do que vendeu em 2011. “Na verdade, o mercado está voltando ao normal. O que aconteceu no ano passado e no ano retrasado foi um sonho”, declara.

Para ele, a redução dos juros do Procaminhoneiro de 5,5% para 2,5% ao ano ainda é uma “incógnita”. “Tem banco falando que agora que vai ficar mais difícil porque o spread será menor”, conta. Por outro lado, de acordo com Fernandes, uma grande instituição bancária teria dito a ele que irá operar a nova taxa. “Vamos ver como fica.”

Na Codema, concessionária Scania de Guarulhos, as consultas aumentaram de 20% a 30% nas últimas semanas, segundo o consultor Alexandre Miglioli.  Ele acredita que 2012 ainda pode surpreender, caso a Lei do Descanso (lei 12.619), que regulamenta a profissão de motorista, “realmente entre em vigor”.  Ao impor limites para jornada de trabalho dos caminhoneiros empregados e para o tempo de direção dos autônomos, a lei deve exigir mais veículos em circulação. “Posso estar sendo otimista demais, mas se o governo começar a fiscalizar a lei, eu acho que a gente pode terminar o ano vendendo tanto quanto em 2011”, declara.

Truckscontrol
Compartilhar

2 Comentários

Deixe um comentário