O início das vendas do caminhão extrapesado totalmente livre de emissões locais de CO2 e de baixo ruído está previsto para o primeiro trimestre de 2026 na Europa
Fonte: Assessoria de Imprensa
O caminhão extrapesado Arocs da Mercedes-Benz Trucks tem sido um dos veículos mais importantes do transporte na construção civil há anos, destacando-se pela resiliência, potência e eficiência, mesmo sob condições operacionais severas, tanto fora de estrada quanto na estrada. Agora, a linha apresenta uma grande novidade, com o lançamento do eArocs 400, a primeira versão elétrica à bateria do já amplamente testado e comprovado modelo robusto da Mercedes-Benz Trucks.
O caminhão elétrico livre de emissões locais de CO2 e de baixas emissões de ruído está fazendo sua estreia mundial na feira Bauma 2025 em Munique, na Alemanha. Trata-se do maior evento mundial de máquinas para construção e mineração, que ocorre entre 7 e 13 de abril. Com esse lançamento, a Mercedes-Benz Trucks destaca, mais uma vez, as inovações da empresa que visam impulsionar a transformação do transporte para a propulsão livre de emissões de CO2, trazendo soluções também para o setor da construção civil.
Uma pequena série de 150 eArocs 400 por ano está prevista para mercados selecionados da UE30. O veículo estará disponível inicialmente em versões de 32 e de 41 toneladas, na configuração 8×4, com quatro entre-eixos diferentes, podendo ser configurado como betoneira ou basculante, cobrindo aplicações essenciais urbanas da construção civil.
Graças ao fato de ser livre de emissões locais de CO2 durante a sua condução, o eArocs 400 pode circular em zonas de zero emissões, como as áreas centrais das cidades. E devido ao baixo ruído, é indicado para ambientes com limitações quanto a emissões sonoras, como áreas residenciais e próximas a hospitais e escolas, bem como canteiros de obras que operam à noite. O início das vendas está previsto para o 1º trimestre de 2026, com a primeira entrega devendo ocorrer no 3º trimestre.
“Com o novo eArocs 400, estamos trazendo a eletrificação também para o setor da construção civil, o que é muito importante para a nossa economia e a sociedade. Além dos transportes de distribuição e de longa distância, continuamos a expandir nosso portfólio de caminhões elétricos à bateria”, afirma Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks. “Agora, é crucial que os formuladores de políticas promovam o desenvolvimento da infraestrutura de recarga e criem as condições estruturais necessárias para a operação econômica desses veículos”.
“O eArocs 400, livre de emissões locais de CO2, é tão potente e robusto quanto o Arocs de propulsão convencional, com o qual nossos clientes já estão acostumados. Sua autonomia foi projetada para cobrir as aplicações essenciais do transporte urbano da construção”, afirma Stina Fagerman, chefe da área de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks. “Graças à propulsão por bateria, o eArocs é especialmente indicado para uso em ambientes restritos ou com limites de emissões sonoras, como ocorre nos centros urbanos ou áreas residenciais”.
eArocs 400 apresenta propulsão elétrica potente e autonomia suficiente para as necessidades do dia a dia
Para o novo eArocs 400, a Mercedes-Benz Trucks adotou componentes essenciais do eActros 600. Além da caixa frontal e da tomada de força, o veículo apresenta baterias baseadas na tecnologia de células de fosfato de ferro-lítio (LFP). Essas baterias possuem alta durabilidade e uma capacidade utilizável muito alta.
Devido à sua maior eficiência, o eArocs 400 é pelo menos 50% mais eficiente em termos de energia do que um caminhão a diesel. Ele possui um sistema elétrico de bordo de 800 volts de tensão e dois conjuntos de baterias com capacidade instalada de 414 kWh, localizados atrás da cabina do motorista. Quando usado como betoneira, a sua autonomia é de até 200 quilômetros sem recarga intermediária. Os clientes que normalmente dirigem em operação de turno único cobrem rotas diárias médias de menos de 100 quilômetros e viajam quase exclusivamente em estradas pavimentadas. Isso torna o caminhão elétrico viável para esta aplicação.
No caso da versão basculante para o setor da construção, a autonomia pode chegar até 240 quilômetros sem recarga intermediária. O eArocs 400 pode ser carregado com até 400 kW por meio da tomada de recarga padrão CCS2 montada em ambos os lados do veículo. Os dois conjuntos de baterias precisam de aproximadamente 45 minutos para carregar de 20 a 80%.
O eArocs 400 é equipado com um motor central potente e transmissão de 3 marchas, com potência contínua de 380 kW e desempenho máximo de 450 kW. Em combinação com esta solução técnica de trem de força, os eixos planetários testados e comprovados do Arocs podem ser usados para continuar a oferecer a distância do solo e a capacidade off-road necessárias para uso em canteiros de obras. O trem de força elétrico é integrado ao veículo produzido na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth pelo Paul Group, com sede em Vilshofen.
eArocs traz o Cockpit Multimídia Interativo 2 com comando de voz
O eArocs 400 também apresenta o Cockpit Multimídia Interativo 2, que entre vários atributos, se demonstra muito útil na operação, tornando o veículo ainda mais conectado e indicado para o uso diário no canteiro de obras. O display de instrumentos de 12 polegadas e a tela aprimorada, sensível ao toque, garantem uma operação intuitiva, mesmo em terrenos acidentados. Outra vantagem está nos muitos recursos que agora podem ser ativados com segurança e rapidez por comando de voz. O novo menu “Favoritos” também permite acesso direto a funções específicas do setor de construção, como tomadas de força, por exemplo.
eArocs 400 reforça itens de segurança para o motorista
A prioridade da Mercedes-Benz Trucks, especialmente no transporte do setor da construção, é garantir que os motoristas permaneçam seguros, tanto no canteiro de obras quanto no trajeto até o local de operação. Com isso em mente, os sistemas de assistência de segurança instalados no eArocs 400 – como o Active Brake Assist 6, (Assistente Ativo de Frenagem 6) o Active Sideguard Assist 2 (Assistente de Proteção Lateral 2) e o Front Guard Assist (Assistente de Proteção Frontal) – permitem que os motoristas detectem perigos, mantenham uma visão geral da situação do trânsito e tenham tempo hábil de reação. Esses auxílios eletrônicos são úteis para reduzir os riscos de desatenção causados por fadiga, estresse ou distração, reduzindo as chances de acidentes. Os sistemas não apenas atendem às normas do Regulamento Geral de Segurança (GSR) emitido pela União Europeia, em vigor desde 2022 e 2024, mas em alguns casos vão além das exigências dessas normas, apresentando ainda mais segurança embarcada.
Veículo elétrico apresenta componentes robustos e carroçarias eficientes
Por dentro e por fora, o eArocs 400 se adapta com exatidão às exigências do dia a dia das aplicações da construção civil. Isso é claramente visível em seus componentes e em toda a estrutura robusta do veículo, com suspensão de aço na dianteira e traseira, para-choque tripartido com aço nas extremidades, proteção de metal nos faróis contra pedras, proteção inferior dobrável e lanternas traseiras off-road com suporte de metal com grade. A cabina M é totalmente galvanizada e apesar do comprimento máximo da carroçaria, ela garante que o veículo tenha máxima manobrabilidade. Além disso, apresenta interior de fácil manutenção, espaço extra para guardar objetos e beliche opcional.
No que diz respeito às carroçarias, na feira Bauma deste ano a Mercedes-Benz Trucks apresenta também um eArocs 400 com betoneira HTM 905 no design “leve”, produzido pela Liebherr com acionamento por tambor hidráulico. Com abastecimento nominal de 9 metros cúbicos, o HTM 905 faz parte da geração atual de betoneiras da marca, que foram desenvolvidas visando máxima lucratividade, ergonomia aprimorada e limpeza mais fácil. A bomba hidráulica do misturador de concreto extrai sua energia das baterias de alta tensão do eArocs 400, enquanto a tomada de força instalada no caminhão elétrico converte a energia elétrica em hidráulica.
Uma outra versão do eArocs 400 com tambor de mistura totalmente elétrico também está em exposição na bauma. A Zoomlion, empresa detentora da CIFA, apresenta o eArocs 400 da Mercedes-Benz com misturador E10 da série ENERGYA, com um volume nominal de 10 metros cúbicos e PBT permitido de até 44 toneladas.
Além desta versão que está em exposição na feira, o eArocs 400 também pode ser operado com uma solução de misturador elétrico totalmente integrado por meio da bateria do veículo.