Tecnologia 4.0 marca nova fase da montadora que completa 64 anos de Brasil
A Mercedes-Benz do Brasil inaugurou hoje sua Nova Linha 4.0 de Produção de Chassis de Ônibus. Neste 28 de setembro a montadora também completa 64 anos de presença no Brasil. Esta é a primeira fábrica 4.0 do segmento, construída na matriz da Empresa em São Bernardo do Campo (SP), onde iniciou suas operações no País em 1956.
“Investimos mais de R$ 100 milhões na nova fábrica e esse aporte faz parte do ciclo de investimentos de R$ 2,4 bilhões da nossa Empresa entre 2018 e 2022”, ressalta Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Mesmo num momento desafiador de recuperação da economia, especialmente nesse segmento, estamos entregando a fábrica de ônibus mais tecnológica do País. Não deixamos de acreditar no Brasil, pensando também nos nossos colaboradores, clientes e na sociedade como um todo. Já estamos, portanto, vivendo o futuro também em ônibus”.
O Bus Data Center, uma das novidades da nova planta, traz uma grande vantagem para a área comercial da empresa. Possibilita, por exemplo, que as áreas de vendas acompanhem em tempo real o status de produção dos chassis de ônibus que foram encomendados pelos clientes. “Isso permite uma informação mais assertiva tanto para o cliente, quanto para o encarroçador escolhido por ele e para o concessionário que realizou a venda”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Ou seja, com a Nova Linha, os ônibus da nossa marca chegarão mais rápido aos clientes para que entrem logo em operação e gerem os resultados e a rentabilidade esperada pelas empresas de transporte, além de garantirem mais segurança e conforto aos passageiros. Tudo isso sem abrir mão da qualidade dos nossos ônibus que já é amplamente reconhecida no mercado”.
Esse processo teve início com a Linha de Caminhões 4.0 em 2018, seguida pela Linha de Cabinas em 2019, chegando agora à Linha de Ônibus. O próximo passo é tornar as linhas de agregados, como motores, câmbios e eixos, também 4.0, acelerando o atendimento aos clientes da marca.
TECNOLOGIA – “A Nova Linha de Produção de Chassis de Ônibus foi planejada em softwares de simulação e 3D. O projeto foi desenvolvido para verificar a funcionalidade e a capacidade, assegurando o melhor conceito de cada equipamento e processo”, diz Sérgio Magalhães, diretor geral Ônibus América Latina. “Saímos de uma fábrica virtual no computador para a fábrica real com mais assertividade, otimizando a execução da obra. E o mais desafiador: conseguimos construir a Nova Linha sem interromper a produção. Ou seja, trocamos o pneu com o ônibus andando, não deixando de atender os pedidos dos nossos clientes do Brasil e dos mercados de exportação”.
Com a nova fábrica, a Mercedes-Benz reduziu em 12% o tempo de produção e em 20 % a eficiência logística. O sistema de armazenagem de peças que era de 7 dias baixou para 5 dias.
Sérgio Magalhães destaca que a Nova Linha de Chassis de Ônibus assegura mais qualidade de vida, ergonomia, segurança e inclusão para os colaboradores. “Esse é um dos benefícios mais importantes da evolução 4.0 nas nossas áreas de produção. O colaborador ganha um ambiente de trabalho que favorece a produtividade, com novas ferramentas inovadoras que agregam valor ao seu crescimento profissional. Além disso, a Nova Linha é também mais sustentável, reduzindo o consumo de energia elétrica, papel e água, contribuindo assim para a preservação de recursos naturais e do meio ambiente, pensando no futuro das novas gerações e da sociedade como um todo”.
“A inauguração da Nova Fábrica 4.0 de Chassis de Ônibus coloca nossa planta brasileira num patamar ainda mais elevado de tecnologia, eficiência, produtividade e melhor ambiente de trabalho. Ela alcança, assim, um novo padrão mundial de qualidade e melhores práticas, estando totalmente preparada para o futuro e se tornando referência mundial”, diz Till Oberwörder, chefe mundial da Daimler Buses. “Essa conquista reafirma a importância estratégica da Mercedes-Benz no Brasil como o maior mercado de ônibus para o Grupo Daimler no mundo, onde temos uma liderança histórica e destacada. Além disso, reforça seu papel como Centro Mundial de Competência da Daimler para desenvolvimento e produção de chassis de ônibus da marca Mercedes-Benz”.