Movimento “A Voz Delas” já financiou habilitação de 35 caminhoneiras e tem inscrições abertas para uma nova turma
Nelson Bortolin
A Mercedes-Benz é uma empresa que trabalha para aumentar a participação feminina na mão de obra estradeira. Como mostra reportagem da Revista Carga Pesada, as mulheres representam hoje apenas 1,2% dos caminhoneiros empregados. A montadora quer mudar essa realidade e, desde 2019, promove o Movimento “A Voz Delas”.
“Começamos a realizar um trabalho de conscientização de que a mulher pode muito bem comandar um caminhão ou um ônibus. O lugar da mulher é onde ela quiser”, afirma a coordenadora do movimento, Rannielly Moreira.
Uma das principais ações do “A Voz Delas” é o financiamento de habilitação para mulheres que desejam dirigir caminhões. Trata-se do programa “Na direção dos seus sonhos”, que está na sua terceira edição.
A mulher que quiser se candidatar a uma das 11 vagas tem até o dia 30 de setembro para fazer a inscrição por meio do WhatsApp. O número do telefone, bem como os pré-requisitos necessários para participar podem ser conferidos no site do programa.
Nesta edição, a Mercedes-Benz conta com dois parceiros: o Banco Mercedes-Benz e a Motorista PX – plataforma digital que conecta caminhoneiros e contratantes de fretes.
A montadora vai financiar a autoescola e os demais custos da habilitação para três mulheres com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C ou D. O banco vai financiar outras quatro nas mesmas categorias. E o segundo parceiro vai custear o processo de habilitação para quatro mulheres terem CNHs E.
Nas edições anteriores do programa, em 2021 e 2023, foram contempladas 35 mulheres ao todo, numa parceira da montadora com o Grupo Toniato e a Reiter Log.
“A gente apresentou essa ideia para nossas empresas parceiras se motivarem também a mudar a vida de, pelo menos, uma mulher”, conta a coordenadora.
O Grupo RTE Rodonaves foi um dos parceiros que comprou a ideia. E já capacitou 24 mulheres com cursos na Fabet. “Essa iniciativa demonstra a crença deles de que a formação e capacitação são essenciais para o desenvolvimento profissional. Eles também viram essa oportunidade como uma forma de fomentar a entrada de mais mulheres no mercado de trabalho, promovendo a capacitação e enriquecendo o currículo das participantes.”
Banheiros de primeira qualidade
Outro trabalho que a Mercedes-Benz procura fazer com seus públicos de relacionamento é incentivar a criação de infraestrutura adequada para a mulher. “A maior parte das reclamações que a gente recebe é justamente a dificuldade da mulher de encontrar um banheiro com uma condição boa”, relata.
A montadora fez uma parceria com o posto Abobrão, de Rio Verde (GO), para criar o “espaço ideal” da mulher motorista. “Foi feito o investimento nos banheiros e também a construção de uma lavanderia.”
A infraestrutura construída no Abobrão ficou de primeira qualidade. No vídeo, o funcionário que a montadora chama de “Embaixador da Voz das Estradas”, João Moita, mostra o resultado da reforma.
A coordenadora explica que, por ser tratar de um projeto de alto custo, a Mercedes-Benz não consegue replicá-lo em outros locais. “Utilizamos o posto como um case para inspirar outras empresas a fazerem o mesmo.”
E, de fato, a iniciativa inspirou a construtora MBigucci. Antes de inaugurar uma nova sede em Santo André (SP), a empresa construiu um espaço bem caprichado para as mulheres. “Eles nunca tinham parado para pensar na importância de ter um ambiente exclusivo para as mulheres que iam trabalhar em seus centros logísticos”, conta.
Além de um banheiro limpo, confortável e bonito, a empresa construiu uma sala de apoio e descanso para as motoristas, como se pode ver nas fotos. “Tem também uma sala exclusiva para as mães, que vão com seus bebês, poderem amamentá-los e trocar as fraldas.” O local leva o nome “A Voz Delas”.
Bom exemplo tem de vir de casa
Por óbvio, a Mercedes-Benz tinha de dar o exemplo. Anexa à fábrica de São Bernardo do Campo, a montadora oferece um espaço exclusivo para elas. “Temos nossa sala de apoio para as caminhoneiras e cristais (mulheres de caminhoneiros) e seus familiares na parte externa da fábrica.”
No local, além de banheiros limpos, as mulheres podem usufruir de cadeiras, TV, torre para carregamento de celular, bebedouro, micro-ondas, café, chá e bolacha. “Temos também um profissional que fica fazendo a limpeza e higienização do espaço o tempo todo.”
Um caminhão só para elas
Outra ação realiza pelo Movimento “A Voz Delas” foi a customização de um caminhão exclusivo para as caminhoneiras. Trata-se de um Actros 2651, batizado como “Estrela Delas”. Ele é pintado na cor rosa magnólia e equipado com uma série de itens para facilitar a vida na estrada, como fogão por indução, geladeira e outros equipamentos e produtos de higiene e beleza.
Além disso, o veículo tem um vaso sanitário instalado na cabine. “Nós construímos esse caminhão a partir de uma pesquisa feita no site na qual as mulheres diziam como deveria ser o caminhão ideal para elas”, afirma. “Uma das coisas que elas mais pediram foi o vaso sanitário com ducha higiênica”, complementa.
O objetivo da Mercedes-Benz não é produzir o caminhão em escala comercial. “Nosso intuito com o Estrela Delas foi chamar a atenção da sociedade para as necessidades da mulher motorista.” Já a cor rosa magnólia está à disposição dos clientes da montadora.
O “A Voz Delas” conta com 74 parceiros, entre empresas de transporte de carga e de passageiro, postos de combustíveis, indústrias, prestadores de serviços e outros.