A retomada da liderança se confirma quando a empresa comemora 60 anos de presença no mercado brasileiro
Já está circulando nas redes sociais da montadora a imagem comemorativa da retomada da liderança do mercado brasileiro de caminhões pela Mercedes-Benz. Depois de 13 anos de liderança da Volkswagen, desde o início de 2016 o ranking mensal de vendas já indicava esta retomada que acabou se confirmando justamente quando a empresa acaba de comemorar 60 anos de presença no mercado brasileiro.
Apesar do ano de 2016 não ter sido nada fácil para o setor automotivo, e menos animador ainda para o setor de pesados, a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus fechou o ano celebrando também o aumento de market share – participação nas vendas totais – em todos os segmentos em que atua: caminhões, ônibus e comerciais leves.
“Claro que o mercado brasileiro precisa de maiores volumes de vendas. Contudo, esse aumento de market share reflete a nova postura da Mercedes-Benz retratada no slogan: As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve.”, comentou Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
Segundo ele, mesmo diante da retração do mercado brasileiro, a Mercedes-Benz mantém sua filosofia de pensar no futuro do transporte. Nesse sentido, a marca tem trazido novos aportes para o País. “Estamos investindo R$ 730 milhões para modernização e ampliação de nossas plantas de veículos comerciais de São Bernardo do Campo e Juiz de Fora, entre 2015 e 2018″, afirma.
Por seu lado, a Volkswagem acaba de anunciar o maior ciclo de investimentos da sua história no mercado brasileiro: R$ 1,5 bilhão na linha de caminhões e ônibus Volkswagen desenvolvida no Brasil, na fábrica de Resende (RJ), e distribuída a mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio. Os recursos serão investidos na renovação da linha de produtos, na atualização das linhas de montagem da fábrica de Resende (RJ), em inovações e ampliações nos serviços de digitalização e conectividade e na expansão da marca no mercado internacional, sobretudo em mercados emergentes.
“Queremos estar preparados para quando o Brasil voltar a crescer”, afirmou Andreas Renschler, CEO da holding Volkswagen Truck & Bus, ao fazer o anúncio. O executivo esteve à frente da operação de caminhões da Mercedes-Benz na Alemanha por muitos anos e agora assume a direção global da concorrente com a missão de torná-la líder mundial em veículos comerciais.
Renschler explicou que fala em liderança mundial não apenas em volume de vendas, mas em rentabilidade: “Para isso foi importante termos adquirido participação na Navistar, que nos permitiu ter um pé no mercado norte-americano.” O grupo conta também com marcas tradicionais no Brasil, como a Scania e MAN.
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1 comentário
Emfim a MBB consegue chegar no ponto que nunca aceitou a sair, porém ainda precisa melhorar no quesito peças originais, pois é possível comprar peças da VW com preço em até 80 a 90% menor que o da MBB. Se isso acontecer em algum período, certamente a marca Mercedes não terá concorrente a altura, pois a qualidade dos caminhões ainda está acima do que concorrentes oferecem. Somos proprietários das duas marcas, no entanto assistimos os preços de peças da Volks serem infinitamente menores que da Mercedes Benz.