Imagem Desktop Imagem Tablet Imagem Mobile

Scania Consorcio
Scania 40 anos

Mercedes-Benz relança Axor Euro 6 e aposta na versatilidade do modelo

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +
Truckscontrol

Com nova motorização, melhorias em segurança, conforto e design, o extrapesado retorna ao mercado para atender múltiplas aplicações

A Mercedes-Benz do Brasil anuncia o relançamento de um dos mais tradicionais modelos de seu portfólio de caminhões extrapesados: a linha Axor, que retorna ao mercado com avanços tecnológicos e adequação às normas ambientais. Agora equipada com a tecnologia BlueTec 6, a nova geração atende aos requisitos da legislação Proconve P8 (equivalente ao Euro 6). Os modelos apresentados — Axor 2038 4×2 e Axor 2545 6×2 — foram desenvolvidos para aplicações no transporte rodoviário de cargas e em operações logísticas de médias e longas distâncias.

A novidade foi apresentada aos jornalistas em entrevista coletiva da qual participou a Revista Carga Pesada

“O novo Axor vem dar continuidade a uma história de sucesso de mais de 20 anos, com mais de 100 mil unidades vendidas no País e no exterior. Ele chega para ocupar novamente seu lugar no coração dos estradeiros — e também na razão — porque entrega muito mais em desempenho, economia, praticidade e confiabilidade”, ressalta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “O Axor está mais moderno, robusto, forte, confortável e seguro, além de ser fácil de lidar no dia a dia da estrada e da oficina. Por tudo isso, oferece mais eficiência e rentabilidade para os clientes, com baixo custo operacional.”

Versão 6×2 marrom e 4×2 azul

O lançamento reforça a versatilidade do Axor, que sempre foi uma de suas características marcantes. São duas versões de cavalo mecânico: o 2038 4×2, com potência de 380 cv, e o 2545 6×2, com 450 cv. Ambos são indicados para aplicações como baú, sider, graneleiro, báscula, container, tanque de combustível, frigorificado, cegonheiro e prancha carrega-tudo.

O Axor 2038 4×2 é ideal para tracionar implementos como cegonheiros e carrega-tudo na configuração de 2 eixos, além de todas as demais aplicações com até 3 eixos. Já o Axor 2545 6×2 pode puxar semirreboques de 2, 3 ou 4 eixos, com configurações de até 58,5 toneladas, conforme a necessidade do cliente.

Palavra do concessionário

Durante a coletiva de lançamento do novo Axor, a Revista Carga Pesada entrevistou Joel Alberto Beckenkamp, presidente da Associação das Concessionárias da Mercedes-Benz (Assobens). Ele afirmou que o retorno do modelo atende a um pedido direto dos clientes: “De fato, os clientes vinham pedindo o retorno desse veículo, justamente para atender melhor os segmentos de aplicação que utilizam. Acredito que a verdadeira resposta de marketing virá deles mesmos.” Segundo Beckenkamp, a rede já se prepara para a comercialização, com uma expectativa positiva quanto ao volume de vendas e à penetração de mercado: “Acreditamos que os próprios clientes, que nos cobraram e pediram o retorno do Axor, vão começar a adquiri-lo. Mas, mais uma vez, quem vai nos responder isso são os clientes.”

Questionado se o agronegócio será o principal foco do modelo, Beckenkamp pondera que o Axor atende a uma variedade de setores. “Eu diria que sim e não. O agro é, sem dúvida, um segmento extremamente relevante no mercado brasileiro, mas também temos outros setores muito importantes, como logística, indústria, transporte de combustíveis e várias outras operações agregadas. As aplicações do Axor são múltiplas. Por isso, acreditamos que a nossa penetração será ampla, alcançando diversos segmentos do mercado.”

O novo Axor estará disponível em toda a rede de concessionárias da Mercedes-Benz a partir da primeira quinzena de agosto.

Design e conforto

A cabina do novo Axor se destaca pelo design moderno, que reforça a imagem de robustez do extrapesado. O novo visual segue o estilo dos caminhões rodoviários da marca, com grade frontal renovada, para-choque mais largo e conjunto óptico disponível em versões halógena ou LED, que garante melhor iluminação e maior durabilidade — principalmente com os faróis em LED, que também podem contar com grade de proteção contra impactos.

Disponível nas versões Leito Teto Alto e Leito Teto Baixo, ambas com suspensão pneumática de série, a cabina oferece alto nível de conforto. A suspensão pneumática, o túnel de apenas 200 mm de altura e o amplo espaço interno garantem maior ergonomia e liberdade de movimento para o motorista. A cama segue o padrão de conforto desejado pelos profissionais brasileiros.

Entre os novos recursos da cabina estão: volante multifuncional de série, novo painel, partida por botão, chave inteligente, alavanca de câmbio integrada à coluna de direção (com freio auxiliar), display de 12,7 cm com sistema EcoSupport, banco pneumático com 11 regulagens — referência em conforto e ergonomia — e a opção de geladeira.

Mais força, menos consumo

O novo Axor é equipado com o motor OM 460 LA, substituindo o Euro 5 de 12 litros pelo Euro 6 de 13 litros. Disponível em versões de 380 e 450 cv, oferece mais potência, menor emissão de poluentes, maior economia e melhor custo-benefício. O sistema de freio auxiliar inclui o Top Brake de série, além da disponibilidade do Retarder.

O trem de força traz câmbio automatizado Powershift 3 Advanced de 12 marchas, com trocas mais rápidas e três modos de condução: Standard, Econômico e Power. A suspensão metálica reforça a robustez, com suspensor na versão 6×2, consagrada por sua durabilidade.

O chassi é o mesmo do Actros, com CMT de até 62 toneladas nas versões 4×2 e 6×2, podendo chegar a 68 toneladas com eixos com redução nos cubos. A quinta roda também foi reforçada.

Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil

Segurança e tecnologia

O novo Axor incorpora diversos sistemas de segurança ativa e passiva, como EBS (freio eletrônico), ABS, ASR (controle de tração), Hill Holder (assistente de partida em rampa), ESC (controle eletrônico de estabilidade), EBD (distribuição eletrônica de frenagem), ESS (luz de freio de emergência), alarme de ré com luzes intermitentes e faróis de LED opcionais. O sistema elétrico utiliza bateria de alta ciclagem de 230 Ah, o que garante maior confiabilidade e durabilidade.

Achim Puchert: “Vejo no novo Axor muito potencial de mercado”

Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Truck

Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks e ex-presidente da Mercedes-Benz do Brasil, veio ao País especialmente para o lançamento do novo Axor. “Estou muito orgulhoso de ver o novo Axor sendo apresentado ao mercado brasileiro. Fiz questão de colocar esse evento na minha agenda. Logo que assumi a presidência da Mercedes-Benz do Brasil, no início de 2022, priorizamos este projeto e aceleramos seu desenvolvimento. Estou convencido de que este novo veículo tornará o trabalho de nossos clientes mais fácil e bem-sucedido”, comentou o executivo.

DAF - Oportunidade 2024
Moreflex
Compartilhar
Scania Consorcio

Leave A Reply

PB Lopes