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Mercedes-Benz turbina linha de semipesados

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Consorcio-Fenatran2024

Câmbio automatizado e cama king size são algumas das novidades

A Mercedes-Benz antecipou no início de setembro parte das novidades que estarão na Fenatran. Parte porque o presidente da montadora alemã, Philipp Schiemer, que na ocasião estava completando 100 dias à frente da operação brasileira, aproveitou a oportunidade para dizer que anunciará um plano de investimentos e que outras novidades estavam cruzando os oceanos e aportariam por aqui, mas só seriam apresentadas na Fenatran.

Um dos destaques já conhecidos é o Atego 2430 com câmbio totalmente automatizado PowerShift de 12 marchas sem embreagem, só com toque no acelerador. Quase uma unanimidade entre as montadoras presentes no Salão e consagrado no segmento de extrapesados, o câmbio automatizado passou a ser oferecido de série pela maioria dos caminhões, por uniformizar a forma de dirigir dos motoristas, o que tem resultado em economia de diesel.

As outras novidades da linha Atego: a cama king size com meio metro a mais na largura, exclusividade da Mercedes-Benz, e novo sistema de suspensão da cabine com bolsas de ar.

O Atego 2430

Tecnologia já aplicada no top de linha Actros, o câmbio Mercedes PowerShift G211 traz como novidade a função EcoRoll, que coloca a transmissão do veículo em “neutro” de forma segura e controlada, sem a intervenção do motorista, fazendo uso da inércia e reduzindo o consumo de combustível.

Adicionalmente, tem-se a opção de acionar a tecla do modo Power, que durante 10 minutos libera mais rotação do motor – um modo de esticar a marcha, para facilitar ultrapassagens ou vencer grandes aclives. Outra vantagem desse câmbio é a ausência de anéis sincronizadores, contando com engrenagens mais largas e robustas, que aumentam a durabilidade e simplificam a manutenção.

O Atego 2430 continua a oferecer o câmbio manual Mercedes G131 de nove marchas. Este agora tem mapa de engate, do tipo H sobreposto, que melhora a ergonomia e minimiza a possibilidade de erros de operação.

O motor OM 926 LA do Atego 2430 atinge 1.250 Nm a 1.150 rpm. São 15% a mais de torque a uma rotação 12% mais baixa. Com isso, a dinâmica de engate das marchas foi otimizada para diminuir as trocas, mantendo a velocidade. O novo conceito de torque faz com que o motorista intuitivamente trabalhe na rotação de menor consumo de combustível e maior conforto. Além disso, o motor recebeu melhorias nos sistemas de arrefecimento e de compressão de ar. Tudo somado, a montadora diz que a economia de combustível do novo Atego pode chegar a 6%.

Outras novidades

O Atego 1729 coletor de lixo, já em produção, foi especialmente desenvolvido para a severidade dos serviços nesta aplicação. O motor tem o maior torque da categoria, os eixos foram reforçados para receber coletores de até 19 metros cúbicos, e a embreagem é a mesma dos modelos extrapesados, para atender o rigor da coleta urbana de lixo.

O Axor 3131 6×4, agora com PBT de 31,5 toneladas, é o sucessor do 2831. Equipado com câmbio semiautomatizado de 16 marchas, chega nas versões basculante, betoneira e plataforma, para operações fora-de-estrada, como na construção civil. Eixos traseiros Mercedes-Benz sem redução nos cubos, para as versões rodoviárias 6×2 e 6×4, maximizam a economia de combustível.

Os modelos Axor 1933 e 2533 estão disponíveis com câmbio automatizado Mercedes PowerShift de 16 marchas com nova função EcoRoll e Power Mode. A nova distância entre-eixos de 3.100 mm é ideal para semirreboques longos. A suspensão a ar no eixo traseiro garante mais conforto para a operação e também preserva a carga. O 1933, que também vem com cama king size, é o modelo indicado pela Mercedes-Benz como opção de entrada no segmento de extrapesados.

FALA CAMINHONEIRO

Alguns leitores do site da Carga Pesada estranharam a afirmação de que a Mercedes-Benz é a primeira a oferecer câmbio automatizado para o mercado de semipesados; argumentam que a Scania já oferece essa opção desde 2011.

A Mercedes informa, via assessoria de imprensa, que o Atego 2430 é o primeiro semipesado com caixa automatizada PowerShift de 12 marchas e funções EcoRoll e Power Mode. A primeira permite ao caminhão aproveitar a inércia com segurança, colocando o veículo em “neutro” quando não há demanda de torque. O Power Mode aumenta, por até 10 minutos, a rotação do motor nas trocas de marchas, facilitando as ultrapassagens e a transposição de subidas íngremes. Já a concorrência – diz a Mercedes – oferece um modelo de apenas nove marchas e que não dispõe de função similar à do EcoRoll. Além disso – completa a nota –, “o Scania, embora atue no segmento, tem DNA de caminhão extrapesado”.

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