O mercado é bem maior que o de caminhões novos. A empresa já tem uma loja especializada e pretende abrir outras
No ano passado, foram licenciados no Brasil 332.400 caminhões usados, bem mais que o dobro do número de caminhões novos, que foram 137.100 em 2014 e 154.600 em 2013. Do total de usados licenciados em 2014, mais de 70% das vendas aconteceram nas regiões Sudeste (46%) e Sul (25%).
De olho nesse mercado e também para alavancar a venda de novos, a Mercedes-Benz está ampliando as atividades da SelecTrucks, loja especializada em seminovos de todas as marcas instalada em Mauá (SP), numa alça do Rodoanel. O próximo passo será abrir uma loja em Minas Gerais, e mais dois pontos de vendas em concessionárias da marca no trecho entre Campinas e Ribeirão Preto.
Num momento de grande queda nas vendas de novos, a estratégia tem mostrado resultados. Em 18 meses, a Mercedes vendeu cerca de 680 caminhões zero-quilômetro aceitando seminovos na troca. “A SelecTrucks também tem colaborado para aumentar o volume de serviços e de venda de peças, gerando resultados para a empresa e para nossos concessionários”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Desde a criação da SelecTrucks, foram vendidos 548 caminhões, sendo 103 em 2013, 280 em 2014 e 158 unidades em 2015. A loja de Mauá tem 210 veículos disponíveis, de várias marcas, todos com até 10 anos de uso.
Outras montadoras criaram negócios de seminovos, mas Leoncini diz que a Mercedes-Benz agregou vantagens exclusivas: “A arte da vendas de seminovos está na avaliação do produto. Enquanto a garantia normal é de 90 dias, nós oferecemos 12 meses para modelos rodoviários e seis meses para fora de estrada, cobrindo 100% dos custos”. As taxas de financiamento também são boas: “Os bancos praticam taxas médias de 2,6%, enquanto o Banco Mercedes está oferecendo, em média, 1,5%”.
O gerente de Vendas de Veículos Semi-novos da Mercedes-Benz, Fabian Seifarth, diz que a SelecTrucks adequou às características do mercado brasileiro os mesmos conceitos e padrões da TruckStore, modelo de negócio de caminhões usados utilizado pela Daimler,
com sucesso, em 14 países da Europa, nos Estados Unidos e na África do Sul. “Comercializamos em média 16 mil caminhões por ano, ou seja, temos experiência mundial, conhecimento e competência para assegurar qualidade e confiabilidade para os nossos clientes e para nossos concessionários”, completou.