Luciano Alves Pereira
O 15° Encontro Mineiro dos Transportadores Rodoviários de Cargas e a 15ª MinasTranspor 2012 foram realizados de 22 a 24 de agosto no pavilhão da Expominas, em Belo Horizonte, e superaram as expectativas dos organizadores.
A Federação das Empresas de Transportes de Cargas, Fetcemg, contabilizou R$ 250 milhões em negócios. Cerca de 60 fornecedores de veículos, peças e serviços participaram da feira.
O Encontro teve palestras que lotaram o auditório com 400 lugares, como a que foi dada pelo ministro do TST, Carlos Alberto Reis de Paula, sobre a regulamentação da profissão de motorista (lei 12.619). Houve ainda uma cerimônia de entrega da Medalha do Mérito do Transporte Rodoviário de Carga Mineiro a diversas personalidades.
HISTÓRIA – Graças ao apoio sem vacilos do presidente da Fetcemg, Vander Costa, foi lançado na MinasTranspor o livrão Transportador Mineiro – História Pioneira, que a historiadora Ana Maria Nogueira Rezende escreveu com a modesta colaboração do autor destas linhas. O livro traz resumos biográficos de 40 pioneiros da estrada. Os mais antigos iniciaram-se na atividade nos anos de 1930. A produção do livro requereu fôlego e paciência de Ana Maria, para, literalmente, arrancar depoimentos e raras e preciosas fotos das mãos desses iniciadores da atividade. Mas o resultado valeu a pena. Digamos: valeu a pena esperar a realização deste sonho.
Jaci de Morais, da D’Granel, faz 60 anos
Jaci Hipólito de Morais, um dos grandes frotistas de Minas, chegou aos 60 anos de idade no dia 13 de agosto e deu uma festa para 200 pessoas, num ambiente que lembrava as comemorações dos 25 anos da D’Granel Transportes e Comércio, da qual foi fundador, celebrados no fim do ano passado.
A sede da D’Granel fica em Belo Horizonte. Com um parque rodante de 330 cavalos-mecânicos, a empresa dedica-se ao transporte de granéis sólidos como concentrado de cobre, ferro-gusa, cal virgem, fertilizantes, minério de ferro, carvão coque, calcário, etc. e está presente em 21 Estados.
Nascido em Taquaraçu de Minas, 40 km a leste da capital, Jaci mudou-se para Belo Horizonte aos 18 anos. Começou no transporte com um caminhão velho, fornecendo materiais de construção. Sua crença no futuro do negócio o levou a vender sua casa para comprar mais um caminhão. Não parou mais de crescer.
Jaci casou-se com Zélia Leal em 1975 e tiveram três filhos: Flávio, Laura e Rodrigo. Toda a família está reunida na administração da empresa, inclusive o genro Leonardo Fernandes de Lima e a nora Ana Paula de Morais. (Luciano Alves Pereira)