DAF - Oportunidade 2024

Montadoras criam concorrente da Anfavea

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Scania Combustível

Fonte: O Estado de S.Paulo

 

A chegada de nove novas montadoras de automóveis e caminhões ao Brasil, com fábricas a serem inauguradas até 2016, provocou uma divisão nas entidades representativas do setor. As informações são do jornal o Estado de S.Paulo. Até agora representante dos importadores, a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) vai mudar seu estatuto para abrigar também as empresas que passarão a produzir veículos no País.

Em vez de seguir o caminho tradicional de filiação à Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que hoje representa 21 marcas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus e sete de tratores, as entrantes Audi, BMW, Chery, Foton Aumark, JAC Motors, Jaguar Land Rover, Metro Schacman e Sinotruk terão a Abeiva como opção de representatividade. A DAF/Paccar, que começou a produzir caminhões em outubro em Ponta Grossa (PR) já se filiou à Anfavea.

Segundo várias fontes do setor, um dos motivos para a mudança da condição estatutária da Abeiva (que pode ser rebatizada como Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes) seria o descontentamento das novas marcas com a elevada “joia” que a Anfavea passou a cobrar para novas associadas, na casa de R$ 2 milhões (cerca de US$ 1 milhão).

Até 2006, o valor para se associar à entidade estava em cerca de R$ 200 mil, depois foi a R$ 500 mil. Com a onda de novas empresas no último ano e meio, grande parte de origem chinesa, o valor pedido chegou a R$ 3 milhões, depois baixou para R$ 2 milhões, com chances de negociação e até parcelamento.

“Temos um patrimônio construído nos últimos 50 anos, com imóveis em São Paulo e Brasília e um know-how obtido após vários estudos e pesquisas. Quem chega agora não pode simplesmente se beneficiar disso tudo sem um custo”, disse um membro da Anfavea. “Além disso, nós abrimos as portas dos ministros.”

Oficialmente, nenhum representante da entidade foi localizado para comentar o assunto. O presidente da Abeiva, Flavio Padovan, que também preside a Land Rover, confirma a mudança no estatuto, mas diz que aguarda pareceres técnicos e consulta a alguns associados para oficializar a alteração, o que deve ocorrer nas próximas semanas.

Truckscontrol
Compartilhar

Deixe um comentário