Marcos Orlando, motorista da Filial de Maringá da transportadora Caravaggio, foi o vencedor da competição 2º Rodeio de Caminhões, promovido no último domingo (28) pela Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil. Ele recebeu como prêmio um carro zero quilômetro e comentou: “Essa premiação é um reconhecimento por todo o trabalho realizado com cuidado ao longo do ano.”
O segundo colocado, Eliezer Ottoni, da Filial de Betim da transportadora Transpedrosa, foi premiado com uma motocicleta, e o terceiro, Amarildo José Morais, da transportadora Transbrotense, com um Home Theater sem fio com TV Led 55 polegadas.
A iniciativa faz parte da campanha “Zero Acidente” desenvolvida pela Raízen, cujo objetivo é reforçar, junto aos motoristas de caminhão-tanque, a importância de dirigir de forma segura. O Rodeio é só uma parte do trabalho realizado ao longo do ano pela empresa para promover a segurança no trabalho.
Durante a competição os candidatos realizaram seis diferentes provas, como controlar a velocidade de forma adequada, estacionar de marcha ré e manobrar o caminhão em espaços reduzidos.
A seleção dos participantes para o Rodeio de Caminhões aconteceu em dois momentos: primeiro, as transportadoras que atendem a Raízen e se enquadraram nas metas de segurança foram eleitas. Em seguida, os motoristas que tiveram as melhores avaliações pessoais nesses fornecedores conquistaram a chance de participar. Entre os critérios de avaliação estão zero acidente com fatalidades; zero acidente com lesão de pessoas, zero acidente de alto risco potencial, zero violação entre outros. Foram realizadas quatro etapas classificatórias nas regiões Sul, Sudeste e Norte/Nordeste.
Segundo Eduardo Lucena, gerente de Transportes da Raízen, a melhor maneira de garantir a evolução contínua da companhia em relação à saúde, segurança e meio ambiente é medindo e cobrando dos seus transportadores alta performance, por meio de indicadores ligados ao tema e de seus contratos. “Com isso podemos reconhecer formalmente os melhores, inclusive por meio de novos negócios”, reforça Lucena.
“Além do Rodeio, promovemos workshops, treinamentos nas filiais das transportadoras e uma série de campanhas motivacionais para que os motoristas atinjam a excelência operacional. Como exemplo do resultado dessas ações, durante a safra 2012/2013, rodamos cerca de 155 milhões de quilômetros sem registrar fatalidades de nossos motoristas, e reduzimos em 39% o número de acidentes em relação ao ano anterior”, conta Leon Esteche, gerente de Segurança Saúde e Meio Ambiente (SSMA) para Logística da Raízen.
Sobre a Raízen
A Raízen é a empresa resultante da união entre parte dos negócios de Shell e Cosan. A empresa está entre as cinco maiores do Brasil em faturamento. Com 24 unidades de produção, a Raízen tem capacidade para produzir 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4 milhões de toneladas de açúcar e 934 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana. A empresa também possui 57 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 22 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte e indústria e para a sua rede formada por 4.700 postos de serviço com a bandeira Shell.
FONTE: GRUPO MÁQUINA – ASSESSORIA DE IMPRENSA DA RAÍZEN