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MUBC confirma greve para a meia-noite e confederação de empregados critica movimento

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Recall-MB

O Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC) confirmou em seu site o início da greve à meia-noite desta terça-feira (24). “Ficam convocados todos os profissionais e demais membros do setor a colaborarem e participarem da coordenação, principalmente em rodovias, de maneira a conseguirmos realizar uma ação ordeira e pacífica”, diz o texto assinado por Nélio Botelho. 

O MUBC afirma que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) não se pronunciou sobre os oito itens de sua pauta de reivindicações (ver abaixo) e que, portanto, a proposta de greve por tempo indeterminado está mantida. “Conforme orientação unânime do setor, nenhum de nós está autorizado a encerrar a manifestação por se tratar de competência exclusiva da própria ANTT, bastando tão somente o atendimento da pauta apresentada”, diz Botelho.

Mas não há unanimidade sobre a greve. Muito pelo contrário. Um grupo de mais de 20 entidades, encabeçado pela Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) divulgou na semana passada um documento repudiando o movimento (clique aqui e leia mais).

Nesta terça-feira, foi a vez da confederação que representa os caminhoneiros empregados, a CNTT, a criticar a greve convocada pelo MUBC. “O movimento União Brasil Caminhoneiro não tem legitimidade para convocar motoristas empregados, cuja representatividade é dos Sindicatos dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários vinculados à CNTTT e Federações filiadas no Brasil”, diz o site da entidade (clique e leia).

A confederação discorda do MUBC quando o movimento reivindica a prorrogação por um ano dos efeitos da lei 12.619 (Lei do Descanso), que obriga os caminhoneiros a pararem meia hora a cada quatro horas ao volante e 11 horas ininterruptas entre dois dias de trabalho.

“Não faz sentido, nós motoristas, lutarmos contra a jornada de trabalho que é um dos pontos da Lei que nos trás segurança, qualidade de vida e saúde. Sabemos a quantidade de acidentes que ceifam milhares de vidas de motoristas e usuários das vias, que são causados em função do cansaço pelas jornadas excessivas, que muitas vezes são vencidas com o uso (anfetaminas), e outras drogas lícitas e ilícitas”, diz a CNTTT.

PAUTA DO MUBC

– Revogação da Resolução nº 3056/09 de 12/03/09 e suas alterações; 
– Revogação da Nota Técnica nº 02 de 05/03/11; 
– Revogação da Resolução nº 3658/11; 
– Cancelamento de todos os RNTRC realizados; 
– Revisão de todos os Postos Credenciados para continuar operando o RNTRC; 
– Criação de serviço de conferência e fiscalização permanente dos RNTRC realizados; 
– Elaboração de novas regras e normas, rigorosamente de acordo com as legislações pertinentes, em substituição as Resoluções n os 3056/09 e 3658/11; 
– Prorrogação da vigência da Lei nº 12619/12 por 365 dias.

Truckscontrol
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4 Comentários

  1. gostaria de saber como este sr. que esta encabeçando esta greve vai orientar o caminhoneiro que tem prestaçoes a pagar e muitos ja atrasados ou sera que ele vai pagar as dividas dos caminhoneiros, sem contar nas implicaçoes pelo atraso das parcelas junto aos bancos, depois perdem o credito, e ai sr nelio o que fazer nesta hora, o sr vive do volante ou dos que passam a vida na estrada. francamente mais um pra atrapalhar.

  2. Josiran Sena Fonseca on

    É por isso que estamos nesta situação, é devido à pessoas como o Sr. Adilson ai acima, que só pensa nas prestações do caminhão ai  roda a qualquer preço, não quer saber se dar ou não dar, não tem consciência que não podemos mais viver nesta situação. Será que não vale a pena pararmos 5 dias por dias melhores a ter que viver nessa miséria que vivemos hoje? Pense bem nisso!!

  3. Realmente maioria dos caminhoneiros autonomos que são obrigados a agregar em grandes empresas recebendo metade dos fretes. Arcando com todas as despesas com combustivel, impostos do governo, manutençao dos caminhões estão endividados com os bancos tendo varias prestações em atraso como é o meu caso!

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