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Na Volvo, sucesso testado e aprovado

DAF - Oportunidade 2024
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vm i shift copiarDepois de apresentar as versões 8×2 e 8×4 no ano passado, a Volvo acaba de incorporar também à sua linha VM um sucesso de vendas da linha de pesados: a caixa eletrônica I-Shift, que equipa mais de 90% dos caminhões que saem da linha de montagem de Curitiba. Se considerados apenas os modelos rodoviários, este percentual chega a quase 100%.
“O motorista faz em média mil trocas de marcha por dia. A repetição e a fadiga prejudicam a forma de conduzir ao longo da jornada de trabalho, daí o sucesso das caixas automatizadas”, afirma Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
São 12 marchas à frente e duas à ré. O motorista pode escolher o modo de condução “econômico”, quando está em velocidade de cruzeiro, ou o modo “potência”, em trechos mais íngremes.
“Os benefícios para o transportador são menor consumo de combustível, mais conforto e menor custo operacional”, destaca o gerente de caminhões VM da Volvo, Francisco Mendonça.
O “cérebro” eletrônico da caixa I-Shift registra as condições da via e o peso bruto total antes de selecionar a marcha adequada de forma suave e silenciosa.
As vendas do VM com caixa I-Shift começaram em março e já somam metade das encomendas. Para os VM equipados com transmissão manual da Eaton, o câmbio I-Shift sairá por R$ 20 mil. Nos VM cuja transmissão manual é da própria Volvo, o I-Shift custa R$ 15 mil. Com isso, o modelo 6×2, de 270 cv, por exemplo, chegará ao mercado na faixa de R$ 240 mil.
Lançado em 2003, o VM incorporou itens até então inexistentes nos semipesados. Cabine-leito, coluna de direção ajustável e sistema de basculamento hidráulico da cabine são alguns exemplos. Com isso, a participação de mercado saiu de 6,4% em 2009 para 12% no ano
passado.
As melhorias continuam: as alavancas de freio, que ficavam no lado direito do banco do motorista, estão agora incorporadas ao painel. O cliente tem a opção do descanso de braço no banco do motorista e pode escolher também a melhor posição do rádio, se na parte superior da cabine ou no painel, que conta com entrada USB para pendrive e conexão auxiliar de áudio para MP3 ou celular.

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