GUTO ROCHA
A International Caminhões inaugurou ontem (11/06) a sua fábrica própria, em Canoas (RS). Os veículos da marca, que pertence à indústria Navistar South America, subsidiária da norte-americana, Navistar, passam a ser fabricados no Complexo Industrial Navistar, onde já são produzidos os motores a diesel da MWM International, que também abriga o Centro de Distribuição de Peças da multinacional.
A nova fábrica tem capacidade para produzir cinco mil caminhões por ano em três turnos de trabalho. Com uma área construída de 12 mil metros quadrados e um pátio de armazenamento com 22 mil metros quadrados, a nova unidade recebeu uma nova cabine de pintura, dinamômetro e equipamento para testes dos freios ABS em 100% dos caminhões produzidos em Canoas. A nova unidade conta com 150 funcionários, sendo que 100 são novas contratações e os outros 50 pertenciam a unidade da MWM Motores. O complexo da Navistar na cidade gaúcha tem uma área total de 40 mil metros quadrados e emprega 1,1 mil funcionários.
Segundo o presidente da Navistar Soutrh America, Waldey Sanchez, nos últimos três anos a multinacional investiu no Mercosul R$ 400 milhões, sendo que a maior parte (R$ 340 milhões) nos processos de produção de motores e o restante no projeto e desenvolvimento da fábrica de caminhões. “Os recursos foram destinados ao desenvolvimento da tecnologia dos motores Euro 5, modernização das linhas de produção e na nacionalização dos componentes, e com isso conseguimos atender, integralmente, ao programa Inovar Auto e às linhas de financiamento do Finame”, comentou.
Inicialmente, a fábrica da Navistar produzirá dois modelos de caminhões: o pesado 9800i – nas versões 6×2 e 6×4 com câmbio manual e automatizado – e o semipesado DuraStar – nas configurações 4×2, 6×2 e 6×4. Todos os modelos têm mais de 65% de índice de nacionalização. O presidente da International Caminhões, Guilherme Ebeling, afirma que a equipe de engenharia da empresa executou, no Brasil, em tempo recorde, 260 modificações no modelo extrapesado 9800i, incluindo a instalação do câmbio automatizado, conhecido como Ultrashift. Os dois modelos oferecem freio ABS de série
Ebeling aposta num rápido crescimento das vendas de caminhões da marca no Brasil. O executivo prevê uma elevação de 35% no número de veículos International emplacados neste ano em relação ao ano anterior, enquanto para o mercado de caminhões no País estima um crescimento entre 7% e 8%. “No ano passado foram emplacados 512 unidades da nossa marca. E entre janeiro e maio deste ano já comercializamos unidades 252 unidades, o que significa um crescimento de 40% sobre o mesmo período do ano passado”, afirma.
A International também já trabalha para ampliar sua rede de distribuição no País. Atualmente, segundo Edeling, a fabricante conta com 13 concessionárias e 20 unidades de serviços autorizados. “Até o final do ano devemos chegar a 40 postos de atendimento, com a nomeação de sete novas concessionárias, e até 2015, temos planos para chegar a 60 postos autorizados da marca”, afirma.
Além do mercado interno, a International também vai manter seu foco nas exportações que mantiveram a sua produção durante 15 anos dentro da Agrale, em Caxias do Sul (RS), parceria que durou até o ano passado. “A nova planta vai ser um celeiro de exportações da Navistar, com tecnlogia Euro, para várias regiões do mundo”, afirmou Sanchez. No ano passado, a indústria, exportou, ainda a partir da Agrale, 15% da produção brasileira, ou 50 unidades, para o Uruguai. “Neste ano devemos manter os mesmos 15% da nossa produção, que deverá dobrar em relação ao ano passado, para o mercado externo, para também devemos incluir novos países”, afirmou Edeling.
1 comentário
Para abandonar o mercado como da outra vez.