Em busca da “configuração perfeita”, a Noma lançou o tritrem graneleiro – na verdade, um bitrem com mais uma carreta. Com nove eixos e 25 metros de comprimento total, a novidade tem PBTC de 74 toneladas, igual ao do rodotrem e do bitrenzão, e está dentro das normas da Portaria 63. O cavalo é o 6×4.
O responsável pelo projeto, Paulo Monteiro, ressalta que uma grande vantagem do tritrem é poder tirar a carreta do meio, transformando-o num bitrem. “Assim, ele poderá trafegar, como bitrem, em estradas onde o rodotrem não está autorizado. O transportador pode ir até determinado ponto com as três carretas, deixar a do meio num posto e seguir viagem”, afirma.
O tritrem também leva em média 400 kg a mais de carga líquida que o rodotrem e tem um raio de giro menor, facilitando as curvas. Monteiro diz que ele gastará menos pneus e combustível que outros implementos de 74 toneladas.
O mais interessante, segundo Monteiro, é que o tritrem significa um jeito simples e barato de elevar a capacidade de carga líquida do bitrem de 37 para 50 toneladas, graças à carreta do meio. A Carga Pesada apurou que a terceira carreta custa cerca de R$ 60 mil e o preço de todo o conjunto é o mesmo do rodotrem.
O representante da Noma diz ter certeza da aceitação do tritrem pelo mercado. “O cliente que já tem um bitrem de sete eixos só precisa comprar a carreta do meio para elevar sua carga líquida para 50 toneladas”, alega.
Noma lança tritrem graneleiro
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11 Comentários
Abisurdo. Nossas estradas não são trilhos! – Numa ultarassagem em pista simples, será uma eternidade para terminar, imaginem se tiverem dois desses enfileirados! Daqui a pouco teremos trens no asfalto ao invez de caminhões.
COOPERATIVA COOTRAO AGUARDANDO CONTRATOS PARA SAFRA DE 2014 E AGREGANDO CAMINHÕES
Discutivel mesmo é a manobrabilidade de um conjunto destes. Nao deve ser nada facil conseguir entrar de marcha a ré em alguns lugares. ta dificil conseguir contratar motoristas normais, quanto mais espetaculares.
O desenvolvimento é tao grande que nao comporta as rodovias, deixe só o ls rodando
Quero que me expliquem onde um equipamento deste vai dar mais economia de combustível.Se um rodotrem normal já é uma dificuldade enorme dependendo do cavalo e das estradas que os mesmos rodam.E se fossem economizar mais pneus algumas transportadoras não estariam abandonando bitrens e adotando as vanderleias.Tbem não se fala nada em aumentar o salario dos Motoristas só em aumentar o trabalho.
isso é o cumulo estas empresas ficam fazendo este caminhões para levar cada vez mais peso e abaixar o frete cada vez mais e os mais burros são os que compram deveria ser barrado tudo isso assim teriamos melhores estradas menos esburacadas etc.comparação a alguns anos atrás quando era só carretas toco 27 tonelada e ls 33 sobrava o mesmo o mesmmo que sobra hoje com 50 toneladas.
é isso ai amigão,sou totalmente a favor,da greve,e da lei. Pois não somos marginais,somos trabalhadores,honesto e digno,e temos que lutar por um salário digno e também por uma aposentadoria de 25 anos de trabalho! E parabéns a categoria.
Hoje já é comum ser surpreendido com bitrem e rodotrem , invadindo o contra mão em alta velocidade ,nessas péssimas estradas ,agora libera o tritrem será que alguém já fiscalizou a velocidade e o peso que estes caminhões,estão rodando já que eles roda com AET(licença), ele tem por obrigação de andar em velocidade reduzida mais me parece que isto não e fiscalizado ,este é um dos perigos que nos encontramos nas estradas no dia dia da nossas vida já que vale e a lei do mais forte.
O Brasil está virando uma Zona mesmo, cadê o estudo para este projeto, outra vez vem mais um projeto GUELA-BAIXO, como a lei 12.619 ( LEI DO DESCANSO)…
aonde tem estrada para rodar com um tritem,imagina fazer ultrapassagem nesse bicho,ja chega os nove eixo de trinta metros,cade as estradas,a 251 ja acabou,não temos governador,deputados,prefeitos ou qq outro safado do poder publico para brigar pra gente né,o ex vice presidente Zé alencar tinha uma mega empresa em montes claros e nunca soube da existencia da br 251 q levava os pedaços de pano dele pro nordete,vamo pedir o Joaquim barbosa pra dar um jeito nesse povo….Joaquim neles… estradeiros.
Do jeito que vai, logo tiram a locomotiva dos trens colocam pneus nos vagões e soltam nas estradas, isso ai só vai estragar as estradas, aumentar o risco de acidentes e gerar muita manutenção, imaginem 02 desses um atrás do outro e um carro 1.0 ultrapassando, vai precisar parar a fila do outro lado.