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Nova entidade quer regulamentar amarração de carga

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Scania Combustível

 Nelson Bortolin

Estabelecer padrões para amarração dos diversos tipos de carga é um dos objetivos da recém-criada Associação Brasileira de Engenharia de Movimentação e Amarração de Cargas (Abemac). Formada por engenheiros e fabricantes de peças como cabos, cintas e laços, a entidade quer melhorar a legislação brasileira sobre amarração de carga.

Segundo o presidente da Abemac, o engenheiro civil Gustavo Cassiolato, o Brasil ainda tem muito que evoluir neste campo, quando comparado com Europa e Estados Unidos. “Na Europa, um policial para o caminhoneiro na estrada e cobra dele o plano de amarração de cargas, que mostra, por exemplo, quantas cintas foram utilizadas naquele frete”, afirma.

revista carga pesada amarração de carga

De acordo com ele, o Brasil carece de uma legislação mais específica e rigorosa de amarração. “Existem regras para o transporte de mármore e produtos siderúrgicos, estabelecidas devido a uma série de acidentes com essas cargas. Mas, precisamos de normas para todas”, declara. A Abemac, segundo o presidente, fará gestões visando o aprimoramento da legislação juntos aos órgãos públicos competentes.

Outra atividade que a associação pretende realizar é o esclarecimento dos transportadores quanto às formas corretas de amarração de carga. “Às vezes, as pessoas optam por uma solução por achar que é mais barato. Mas os caminhoneiros não fazem a conta de quanto gastam com corda e quanto gastariam com o material mais adequado para amarrar determinada carga”, exemplifica.

A Abemac, segundo o presidente, irá prestar consultorias aos frotistas brasileiros. Quem quiser fazer contato com a entidade deve usar o e-mail [email protected] ou o telefone 011 -4436-3561. O site é o www.abemac.com.br

Amarração de carga é um assunto muito sério é foi tema de um livro que o engenheiro mecânico Rubem Penteado de Melo publicou em parceria com a Revista Carga Pesada. Clique aqui para saber mais.

 

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5 Comentários

  1. Eu pude ler a manifestação de algumas pessoas em seus comentários, e creio que algumas delas são proprietárias de caminhões, e percebi que elas estão tentando justificar uma situação de erro em função de um eventual outro erro, pois será mais uma carga tributária pro seu bolso.Pois bem! Sou morador de Belo Horizonte, e há mais ou menos 5 meses próximo a cidade de Congonhas na BR 040, uma carga se desprendeu do caminhão e cai sobre um carro matando os quatro ocupantes do veículo? Aí eu pergunto: Me fala como será a vida deste motorista depois de matar 4 pessoas? A sua condenação será culposa ou dolosa? Ele poderia ter evitado? E a você que está lendo esta mensagem, se ele tivesse matado o seu pai, sua mãe e seus únicos dois filhos? Será que este caminhoneiro conseguirá colocar a cabeça sobre o travesseiro e dormir em paz? Quebrem o pau por condições melhores de trabalho e estradas com boas condições de segurança, mas não abram mão desta proposta de legislação, não tenho dúvidas que todos irão ganhar. “MAS LEMBREM-SE, ESTE ANO TEM ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR E PRESIDENTE?”, vamos deixar como está ou a hora é agora? Abraços e desculpe-me os que não concordam.

  2. edmilson transportes on

    e duro nao ter o que fazer ficam so bolando como fuder o proximo nunca vi falta de cordas nos caminhoes e este ai da foto so o peso dele segura a carga e pra caba mesmo vai trabalhar malandrao

  3. CONCORDO QUE UMA CARGA BEM AMARRADA COM EQUIPAMENTOS ADEQUADOS EVITA ACIDENTES E AVARIAS NOS PRODUTOS, MAS ESSA RESPONSABILIDADE NÃO PODE SER COBRADO DO CAMINHONEIRO OU DO TRANSPORTADOR PORQUE NA MAIORIA DAS INDUSTRIAS O MOTORISTA NÃO PODE DAR “PITACO” NO CARREGAMENTO.
    …OU SEJA, INVENTARAM MAIS UMA FORMA DE TIRAR MAIS DINHEIRO DO JÁ EXTORQUIDO BOLSO DO TRANSPORTADOR E DO CAMINHONEIRO.
    QUERO VER QUEM TEM COLHÕES PARA FUNDAR ENTIDADES QUE REGULAMENTE, FISCALIZE E APLIQUE PENALIDADES AO USO INDEVIDO DAS VERBAS DE GABINETES DE DEPUTADOS E SENADORES.
    QUANDO SAI UMA NOTÍCIA SOBRE FAZER ALGO BOM PARA OS CAMINHONEIROS E TRANSPORTADORES TEMOS QUE APERTAR MAIS O CINTO, NÃO SE RECEBE NADA PELO QUE JÁ SE FEZ.

  4. Marcão Paulista on

    A anos atrás vi uma matéria,em uma revista dizendo que um ENGENHEIRO CIVIL,procurou saber sobre normas técnicas sobre amarração de cargas,surpreendentemente ele descobriu que não existiam…Hoje em 15/01/14 vi essa noticia,e já vejo com maus olhos,porque? Isso ta me cheirando pura pressão dos fabricantes de catracas e cintas para tornarem obrigatórios seus produtos…Eu como caminhoneiro que sou a 30 anos,carreguei de tudo nesse mundo e nunca caiu nada de cima do meu caminhão…E olha que 90% das cargas é na “ponta da vara” de São Paulo para o NORDESTE…Obs amarradas com corda,cantoneira para amarrar o lastro na altura do malhal,e depois a bagulhada vai pra cima,depois de enlonado,são 5 rodante e 3 dentro,e a corda é puxada por três homens…Não sou contra Cintas e catracas,mais elas nunca vão substituir completamente as cordas…

  5. Ao amigo q falou sobre a carga que caiu em cima do carro so faço uma pergunta! Vc acha que uma carga amarrada com cinta com um motorista irresponsavel nao cai do caminhao? Agora eu sou caminhoneiro entendo de amarraçao e posso te afirmar que o mais importante e vc saber que tipo de carga ta transportando!!!! Agora se existir mais essa palhaçada ai eu abandono a profissão

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