Além de mais baratos, veículos oferecem mais 2% de eficiência energética
Por estar mais pressionada por questões macroeconômicas, a indústria brasileira demanda caminhões com custo de aquisição menor. E, principalmente para este setor, a Scania desenvolveu a Plus – nova gama de caminhões Euro 6, que custam de 6% a 8% menos que a linha Super, lançada na última Fenatran.
A explicação é do diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil, Alex Nucci, durante entrevista que ele concedeu à Revista Carga Pesada no lançamento desses veículos, dia 26 de maio em São Paulo.
O diretor ressalta que a nova gama também é demandada por aplicações feitas por meio de baú, siders e carretas frigorificadas.
A linha Super já vendeu 4 mil veículos e, segundo Nucci, é um sucesso de vendas. “Mas desde o lançamento, notamos que, por mais que o Super traz um desempenho de eficiência energética fantástico para os nossos clientes, o custo de aquisição inicial é muito importante.” Por isso, a montadora começou a desenvolver uma linha intermediária.
“Mas gama Plus não foi pensada só em termos de precificação, mas em como trazer um produto que aproveita todo histórico e eficiência energética da Scania e agregar algo do ponto de vista do custo operacional para o cliente. E ainda trazer um foco no motorista para que tudo aquilo que hoje existe no Super também seja aproveitado”, conta.
Os veículos Plus começam a ser comercializados dia 16 de junho com todos os atributos dos caminhões da Nova Geração, que, segundo o diretor, somavam 20% de eficiência energética até o final do ano passado. “Agora, com o Plus, são mais 2% de redução de consumo de combustível. Ou seja, temos 22% a mais de eficiência energética sobre a série PGR.”
Em termos de segurança, a nova gama vem com assistente de frenagem, leitor de faixa de estabilidade, airbag do motorista, tanto o frontal como o de cortina, que é exclusivo da Scania.