Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Novas marcas de caminhão querem mais espaço em 2014

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Nelson Bortolin

 

Para as marcas de caminhão que estão chegando ao Brasil, o ano de 2014 será promissor. Duas delas, DAF e International, inauguraram fábricas em território nacional em 2013 e estão prontas para atender os frotistas. Já a chinesa Foton Aumark espera inaugurar sua planta no início de 2016, mas já intensificou a importação de veículos.  Todas enxergam o mercado brasileiro como um dos mais importantes do mundo.

 Michael Kuester

Michael Kuester

Tendo iniciado a produção na fábrica de Ponta Grossa (PR) em outubro, a DAF entregou 70 caminhões em 2013. Para seu diretor Comercial, Michael Kuester, é difícil fazer uma projeção sobre o mercado no próximo ano. “Primeiro precisamos mostrar ao mercado a qualidade do nosso produto”, justifica. Mesmo assim, ele conta que, no planejamento da empresa para 2014, está a produção de 2 mil veículos.

Desde o início de dezembro, a DAF está homologada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar seus produtos pelo Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que tem taxa de juros de 6% ao ano. “A taxa é muito boa e o mercado é maior. Estamos muito satisfeitos”, declara. A fábrica já conta com 15 concessionárias no País e pretende fechar 2014 com 35 lojas. O carro-chefe da marca europeia que pertence ao grupo norte-americano Paccar, é o extrapesado XF 105.

 

Veio pra ficar

Também muito satisfeita está a International, que inaugurou fábrica em Canoas (RS), em junho. Segundo o diretor comercial Fred Petroff, a estimativa é que as vendas cresçam até 35% em 2014. Em 2013, foram entregues cerca de 700 veículos semipesados e pesados. Boa parte deles para atender ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. De acordo com a licitação vencida pela montadora, ela terá de entregar 900 caminhões Durastar 6×4, para 270 cavalos. Parte ainda está não foi produzida.

Fred Petroff

Fred Petroff

“Estamos trabalhando de forma consistente, passo a passo “, declara. Questionado sobre o fato de a marca já ter deixado o País anteriormente, ele admite que os clientes o questionam a esse respeito. Mas alega que a International tem conseguido mostrar que “veio para ficar”. “Estamos expandindo, temos 18 concessionárias plenas no País e mais 20 pontos em lojas MWM. OU seja, são 38 pontos de venda e assistência técnica”, conta.

Petroff ressalta que o Brasil está entre os cinco mercados mais competitivos de caminhões no mundo. “Por isso, muito em breve, todas as marcas estarão aqui. E a gente quer um pedaço deste mercado”, afirma. Os veículos International já são 100% financiáveis pelo PSI.

 

Leves e caminhonetes

De olho no mercado brasileiro de caminhonetes e caminhões leves, a Foton Aumark do Brasil começou a vender seus veículos no País em 2013. E espera deslanchar no próximo ano. “Já estamos com 24 concessionárias e terminaremos 2014 com 50”, conta o diretor de Vendas da empresa, Marcos Leandro.

Marcos Leandro,

Marcos Leandro

Por enquanto, a marca está trazendo três produtos da China: uma caminhonete para 3,5 toneladas e dois caminhões, um para 6,5 toneladas e outro para 8 toneladas. A caminhonete, que, segundo o diretor, tem como única concorrente a Iveco Daily S14, será o primeiro veículo a ser produzido na fábrica Foton do Brasil, que deve iniciar sua produção no início de 2016, em Guaíba (RS).

Os veículos ainda não podem ser financiados pelo PSI.  Mas o diretor garante haver uma linha competitiva para eles. “Fizemos uma parceria com o Itaú, com uma taxa atrativa de 0,99% mês, mais interessante que o CDC comum”, explica Leandro.

O caminhão de 6,5 toneladas, segundo ele, compete diretamente com o Iveco 70.116 e o de 8 toneladas tem similares em várias marcas. “Chegamos com preço muito competitivo em todos os produtos. Eles vêm com  vários itens de série, como ar-condicionado, piloto automático, freio AB S, vidros e travas elétricas”, declara.

Questionado sobre a percepção do mercado em relação aos veículos chineses, Leandro afirma que a Foton tem dado dedicação especial ao pós-venda. “Sempre vai ter quem pense que toda marca chinesa é igual. Nós procuramos mostrar que somos diferentes. Acho que o Ocidente já aprendeu que a China safe fazer produtos de qualidade”, declara.

Ele conta que o caminhão mais pesado da marca é um 6×4 de 480 cavalos e que a Foton está fazendo estudo de viabilidade para trazê-lo ao Brasil.”O mercado brasileiro de extrapesados é extremamente completo.  Estamos estudando, mas é projeto de longo prazo”, afirma. 

 

caminhao

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

4 Comentários

  1. Seria interessante se a DAF, em vez de elogiar a taxa absurda de 6% ao ano do BNDES financiasse ela mesma seus veículos com taxas de juros americanas adotadas pela Paccar.

  2. O problema não é o país de origem mas o apoio aquele que comprar um caminhão que esta chegando no Brasil.A falta de peças é o que mais complica a negociação destes veiculos se os fabricados aqui a bastante tempo ja estão tendo este problema imaginem os outros.Tenho um conhecido que tem um Sinotruke caminhão muito bom mas o espelho dele quebrou ja fazem 06 meses que não tem e vai chegar.E ai como ficamos. Se for uma peça do conjunto motriz?

  3. lourival braz de souza on

    o nosso amigo que comento sobre peça dos caminhao que chega no brasil e mais uma conquista para nos adiquiri .que nao tenho comdiçao para conpra um desta caminhao novos que chega au brasil. eu msmo nao
    poço conpra um deste caminhao que esta sendo fabricado no brasil.por isto que eu torlo que vanha mais maeca de caminhao para o brasil que tauvas eu um dia poço conpra um deste caminhao novos

  4. lourival braz de souza on

    o nosso amigo que comento sobre peça dos caminhao que chega no brasil e mais uma conquista para nos adiquiri .que nao tenho comdiçao para conpra um desta caminhao novos que chega au brasil. eu msmo nao
    poço conpra um deste caminhao que esta sendo fabricado no brasil.por isto que eu torço que vanha mais marca de caminhao para o brasil que talves eu um dia poço conpra um deste caminhao novos que seja daf ou sinitruk ou man . desejo que todas fabrica de caminhao si dao bem no nosso pais . meu nome . e lourival

Leave A Reply