Um bom concessionário “precisa saber organizar a equipe comercial e representar bem a nossa marca, com o mesmo compromisso que nós temos com o cliente”. Quem diz isso é o diretor de vendas da International Caminhões, Fred Petroff. Segundo ele, a International procura ter políticas comerciais que ajudem o concessionário a atrair bons profissionais técnicos e de vendas.
Petroff é um dos entrevistados da Carga Pesada em reportagem especial sobre como as novas marcas de caminhões instaladas no Brasil estão montando suas redes (clique aqui para ver matéria completa). Segundo ele, a marca já tem 18 concessionárias plenas (vendas, atendimento e pós-venda) e 23 pontos de serviços autorizados da MWM, que fornece o motor para a marca. Esses pontos de serviço contam com oficina e têm peças para reposição. Até o fim do ano, a International pretende dispor de 25 concessionárias e 30 serviços autorizados.
Um de seus concessionários é o mato-grossense Osmar de Mello, produtor rural e transportador de grãos que, depois de experimentar sete caminhões International na sua empresa, a MZ, decidiu entrar no negócio. Comprou a concessionária de Sorriso, depois abriu em Cuiabá e vai inaugurar loja em Rondonópolis. Investiu R$ 8 milhões.
Mello diz que vendeu 90 caminhões em menos de um ano, “mais do que a concessionária anterior tinha vendido em dois anos”. “Somos humildes, mas temos que mostrar que viemos para ficar”, diz ele. O fato de a International já ter, no passado, abandonado o mercado brasileiro, não atrapalha. “Agora existe a fábrica (em Canoas-RS). É a prova de que a International veio para ganhar uma fatia do mercado e permanecer.”
Mello vende dois modelos de caminhões: os 9.800i têm 420 cavalos e capacidade para 74 toneladas – são usados no transporte de grãos; os Durastar, com 275 cavalos e 23,5 toneladas de capacidade de carga, vêm sendo usados pelas prefeituras para compactação de lixo, segundo ele. Ambos são financiáveis pelo Finame.
Em relação ao pós-venda, Osmar de Mello diz que funciona muito bem. “Todas as casas têm pós-venda, com mecânicos habilitados, com curso feito na fábrica. Não temos nenhum caminhão parado, nosso atendimento é rápido e eficiente.” Além disso, a International oferece assistência 24 horas. “Se for preciso, o mecânico vai até onde o veículo estiver para resolver o problema”, afirma.