“Não sou daqueles que chega e diz: ‘Vamos crescer 10%’.Estou aqui para fazer as coisas certas e o resultado vem como consequência.”A declaração é do novo diretor de Operações da Ford Caminhões para a América do Sul, o argentino Guy Rodriguez (fot0), ao ser perguntado se tem como meta melhorar aposição da marca no Brasil. Hoje, a Ford detém o terceiro lugar em market share.
O foco de seu trabalho, afirma Rodriguez, é o cliente.”Sempre penso no cliente como número um. Vamos trabalhar com a visão dele”,declara. Para isso, diz que vai priorizar o treinamento de pessoal na rede concessionária. E agilizar os serviços de manutenção. “Se o caminhão tem de ir para reparo, que seja um processo veloz”, ressalta.
Já tendo trabalhado no Brasil em outras oportunidades, o diretor diz que o transportador brasileiro é “muito profissionalizado”. “O modal rodoviário responde por 75% do transporte no Brasil. Os grandes frotistas têm um trabalho extraordinário, da mesma forma que os caminhoneiros autônomos, que estão melhorando a cada dia”, declara.
Ele também destaca o fato de os autônomos brasileiros terem”paixão” por caminhões. “São bem informados, conversam muito entre eles. Às vezes sabem mais do produto que o nosso pessoal de revenda”, salienta. Segundo Rodriguez, a Ford costuma ouvir os caminhoneiros para obter sugestões de como melhorar seus produtos.
De acordo com o novo diretor, a marca vive um momento histórico no Brasil com o lançamento dos Cargo Extrapesados. “Convido a todos a irem checar os novos caminhões nas revendas. Tenho certeza que ficarão satisfeitos”, afirma ele, lembrando que a montadora foi quem fabricou o primeiro caminhão no País, em 1957.