Nelson Bortolin
À medida que se aproxima a inauguração do terminal ferroviário da ALL em Rondonópolis (MT), prometido para ainda este primeiro semestre, os transportadores de Mato Grosso vão ficando mais preocupados. Uma grande área sem pavimento e com banheiros químicos parece ser o estacionamento que a concessionária prepara para os caminhoneiros.
“A empresa arrendou esse terreno a céu aberto e improvisou este estacionamento. Pelo que estamos vendo, a ALL vai inaugurar o terminal sem que o estacionamento de verdade esteja pronto”, reclama o diretor executivo da Associação dos Transportadores de Mato Grosso (ATC), Miguel Mendes.
Como mostrou reportagem da Carga Pesada (clique aqui e leia mais), as condições de trabalho para os caminhoneiros no terminal da ALL em Alto Araguaia (200 km de Rondonópolis), onde hoje é transbordada a maior parte dos grãos de Mato Grosso, são muito ruins. Eles esperam mais de 24 horas para descarregar em pátios de chão batido, tomam banho de água fria e não conseguem dormir à noite devido ao alto-falante que não para de chamá-los para tocar a fila. Estima-se que 80% da movimentação de Alto Araguaia seja transferida agora para Rondonópolis.
“Temos um histórico de relacionamento complicado com a ALL. A empresa não respeita os transportadores, não cumpre acordos, mal nos recebe para conversar. Nosso receio é de que a inauguração do terminal aqui em Rondonópolis seja pior para o transporte dos grãos e para os motoristas”, afirma o diretor.
Os transportadores têm razão em se preocupar, uma vez que o município é um importante entroncamento rodoviário (BRs 163 e 364), ponto estratégico do escoamento da safra. O trecho urbano de 12,8 km da 364 está em obras de duplicação desde 2009, mas uma série de irregularidades foram levantadas na concessão e não há prazo para término. Cada vez que uma parte da pista tem de ser obstruída para algum serviço, os congestionamentos são inevitáveis.
“Se nenhuma providência for tomada, na próxima safra nós vamos viver um verdadeiro inferno. A situação aqui vai ser pior do que em Alto Araguaia”, afirma o diretor. Mesmo, quando a travessia urbana for concluída, o risco de congestionamento é muito grande porque ainda faltarão 25 km de pista simples até o terminal.
OUTRO LADO – A assessoria de imprensa da ALL diz que, em Rondonópolis, a situação do caminhoneiro será bem melhor. O estacionamento, com 162 mil metros quadrados, será pavimentado, terá pré-triagem de caminhões e vai oferecer áreas de apoio para motoristas com banheiros equipados com chuveiros e um refeitório. Ainda estão previstos um hotel com 100 quartos e um shopping center. O posto de abastecimento, segundo a empresa, poderá atender 1.500 caminhões/dia, oferecendo serviços de borracharia, oficina e conveniência.
A ALL nega que irá inaugurar o novo terminal com estacionamento improvisado. “O estacionamento será inaugurado juntamente com o início das operações do CIR (Complexo Intermodal de Rondonópolis), com estrutura adequada para o atendimento da demanda inicial. A previsão de inauguração do complexo é ainda no segundo trimestre”, afirma nota enviada à Carga Pesada.
8 Comentários
Estamos sendo tratados como verdadeiros escravos igual no passado a senzala é os patíos de estacionamentos e os senhores de engenhos são os empresários do transportes,para agradar os clientes as transportadoras trabalham barato sugam os motoristas até o caldo e quando não precisa descarta como se fosse lixo,cade o ministério do trabalho para fiscalizar tamanha exploração,sabe aonde estão nos escritórios das empresas tomando “cafezinho”,e nem se importando com as barbaridades que esta ocorrendo no segmento. ISTO É BRASIL
Como um pais desse quer virar potencia comercial , piada essa BRASIL sugado pelos exploradores brasileiros e estrangeiros que visam apenas LUCRO LUCRO E MAIS LUCRO …… Brasil nunca será !!!
motorista no Brasil é tratado como lixo. sempre foi assime esta empresa como tantas outras faz e desfaz dos motoristas. quero ver no dia em que eles cansarem e mandar essas empresas e outras que fazem o mesmo as favas e deixarem de carregar os caminhoes. se eles rapidinho não tomam providencias
A ALL sabe que, o osso é duro e magro, mas os cachorros não largam. Deitam e rolam em cima dessas transportadoras, que não tem coragem de peitá-la, pois sabe que se ficarem sem poder descarregar na ALL quebram.
E sobre as condições degradantes nos pátios de descarga, a ATC não está nem ai. Se tivesse já tinham acabado com essa vergonha a muito tempo. Temem simplesmente que a descarga demore e os caminhões fiquem parados.
Sr. Kennedy Vitorette, desculpe-me a franqueza, mas o seu comentário não tem nenhum sentido e suas críticas não tem nenhum fundamento. A ALL é uma concorrente do transporte rodoviário e quem depende dela são as tradings assim como dependem dos caminhoneiros, sejam eles autônomos ou empresas de transporte. Da onde o senhor tirou esta informação absurda que se os transportadores não descarregarem na ALL eles quebram. Fique sabendo que se a ALL não existisse o caminhoneiro estaria hoje faturando muito mais do que fatura hoje, pois o frete ferroviário puxa o valor do frete rodoviário para baixo. Em relação à ATC, fique sabendo que ela é uma das entidades que mais lutaram para melhorar a vida dos caminhoneiros nos pátios da ALL, através de denúncias no Ministério Público do Trabalho e no Ministério do Trabalho, bem como na Agência Nacional dos Transportes Terrestres – ANTT e se as condições não são as ideais atualmente não é por nossa culpa, mas sim pela inoperância da justiça. Se quiser conhecer melhor o trabalho da ATC em prol dos caminhoneiros me envie um email no endereço [email protected] que terei o prazer em responder-lhe para que você não volte a cometer injustiças com comentário que não condizem com a verdade. Um grade abraço e que Deus o Abençoe.
PARA MOTORISTA ATE QUE TA BOM ASSIM POIS QUEBRAM TUDO ROUBOM CHUVEIRO JOGAM LIXO NO CHAO NAO SE DAO O RESPEITO ENTRE SI POIS SE PODEM FURAM A FILA OU ENTAO E SO FAZER COMO EU NAO IR NUM LUGAR DESSES POIS SE MEU PATAO MADAR EU IR PESSO A CONTA E VOU PROCURAR OUTRO EMPREGO COMO JA FIZ DIVERSAS VEZES HOJE VOU AONDE QUERO SE FAÇO O QUE QUERO TO NO NORDESTE SE DER MAIS AQUI VOU PARA OUTRO CANTO
Quando a lei 12.619 entrar em vigor o MPT resolvera isso com apenas uma visitinha…
motorista no Brasil é tratado como lixo. sempre foi assim esta empresa como tantas outras faz e desfaz dos motoristas. quero ver no dia em que eles cansarem e mandar essas empresas e outras que fazem o mesmo as favas e deixarem de carregar os caminhoes. se eles rapidinho não tomam providencias