Scania Fenatran
VWCO Fenatran

O caminhão que “se dirige” sozinho

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Mercedes-Benz Future Truck 2025

Claudia de Albuquerque
de Magdeburg, Alemanha

A Mercedes-Benz apresentou no dia 4 de julho, em Magdeburg, na Alemanha, o “Future Truck 2025” – um caminhão Actros 1845 com sistema autônomo de direção, que o permite rodar a 80 km/h em estradas de longa distância sem que o motorista precise dirigir, embora tenha que estar presente.
Por intermédio de recursos eletrônicos, o caminhão “vê” o que se passa ao seu redor. Radares, câmeras, sensores e a interligação com a rede de dados e internet fazem a leitura de obstáculos, condições da pista, veículos, acidentes e condições climáticas. O sistema analisa esses dados e toma decisões como frear, reduzir, acelerar, desviar e até mesmo levar o veículo para o acostamento para que ele seja parado.
Antes de cada mudança na condução do caminhão, o motorista é avisado através de mensagens. Se sua intervenção for necessária, o sistema também avisa. É mais ou menos a mesma coisa que acontece com os pilotos, nos aviões de grande porte.
A Mercedes-Benz já tem o protótipo e acredita que até 2020 o caminhão de direção autônoma será uma realidade. Não se sabe quanto ele vai custar, mas já se pode prever outras perguntas a serem feitas. Por exemplo: quais serão as adaptações na legislação de trânsito que precisarão ser feitas? Quem é responsável em caso de acidente quando o sistema de direção assistida está operando o caminhão? Muitos dados serão gerados, quem será dono das informações coletadas?
A direção autônoma precisa de muita tecnologia embarcada. O caminhão tem na parte dianteira inferior um sensor de radar que explora as regiões de curta e de longa distâncias à frente; nas laterais, radares monitoram as áreas da estrada à esquerda e à direita.
Uma câmera estereoscópica situada sobre o painel de instrumentos também varre a área situada à frente do veículo. Essa câmera consegue identificar uma ou duas pistas da estrada, além de pedestres, obstáculos estáticos ou em movimento.Mercedes-Benz Future Truck 2025
Além disso, o sistema dispõe dos dados do mapa digital viário em três dimensões para que o caminhão reconheça o traçado da estrada e a topografia da rota.
NÚMEROS – A corrida para produzir veículos autônomos está acelerada na Europa. A previsão é que em 2020 esta tecnologia esteja nas ruas. O Ministério do Transporte da Alemanha prevê que o crescimento no volume do transporte de cargas em caminhões no país seja de 39% até 2030, e alerta que não é possível aumentar o número de estradas nessa proporção, mas apenas “otimizar” o uso da infraestrutura existente. A Alemanha registrou 600 mil quilômetros de congestionamento em 2012, o que gerou a queima de enorme quantidade de combustível.
Outros países e empresas também estão nessa corrida. Carros que estacionam sozinhos, param sozinhos, pilotos automáticos e uma série de equipamentos já existem e seguem na direção da automação.

FALA CAMINHONEIRO

“É preciso preparar os motoristas para a tecnologia que está avançando cada vez mais nos caminhões, mas não podemos esquecer que precisamos urgente preparar também as estradas para receberem esses brutos que estão chegando, senão esses caminhões vão ficar somente postados e curtidos no facebook aqui no Brasil.” Warley Magela de Paula

“É preciso preparar os motoristas para a tecnologia que está avançando cada vez mais nos caminhões, mas não podemos esquecer que precisamos urgente preparar também as estradas para receberem esses brutos que estão chegando, senão esses caminhões vão ficar somente postados e curtidos no facebook aqui no Brasil.”
Warley Magela de Paula

“O que precisa é valorizar o profissional da estrada. Tecnologia é bem-vinda sempre, mas tem que pagar salários dignos para essas pessoas que trabalham duro dia e noite e o povo nem liga pra eles. Passam dias fora de casa, o povo recebe tudo na mão e fica reclamando sempre, o motorista brasileiro não é valorizado. Empresas acham que motorista tem que mendigar, querem que trabalhe de graça. Mais respeito com esses profissionais seria ótimo.” Eloir Penteado

“O que precisa é valorizar o profissional da estrada. Tecnologia é bem-vinda sempre, mas tem que pagar salários dignos para essas pessoas que trabalham duro dia e noite e o povo nem liga pra eles. Passam dias fora de casa, o povo recebe tudo na mão e fica reclamando sempre, o motorista brasileiro não é valorizado. Empresas acham que motorista tem que mendigar, querem que trabalhe de graça. Mais respeito com esses profissionais seria ótimo.”
Eloir Penteado

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

Leave A Reply