Com um sistema de segurança denominado Ignição Biométrica, a OnixSat está adotando a impressão digital (veja ao lado) para identificar o verdadeiro usuário do caminhão e evitar furtos de veículos e roubo de cargas.
A empresa apresentou a novidade na Transposul, em Porto Alegre, no início de julho. O sistema permite o cadastramento de até 50 usuários. Se a digital não for reconhecida, o caminhão permanece bloqueado.
Outra novidade da OnixSat é o Imobilizador Pneumático, que funciona através de um bloqueio na linha de freio estacionário (maneco) do veículo. Funciona como um imobilizador redundante para cavalo, mas o foco é a imobilização da carreta, evitando o roubo da carga.
A empresa lançou ainda o OnixSlim – Redundância em Rastreamento –, que deve ser usado como o segundo rastreador do caminhão, sem ligação elétrica com o rastreador principal. Pode ser instalado em qualquer lugar do caminhão, dá a localização por GPS e permite comunicação por meio do canal de dados GSM/GPRS, tornando o custo operacional reduzido.
ROUBOS CRESCEM – Depois de vários anos de estabilidade, o roubo de carga voltou a crescer no Estado de São Paulo. Estatísticas do Setcesp e Secretaria Estadual de Segurança Pública indicam que, no primeiro trimestre de 2009, foram registradas 1.849 ocorrências (616,33 por mês), enquanto em 2008 a média foi de 554,41 por mês.