Scania Fenatran
VWCO Fenatran

OPINIÃO – E não é que para mesmo?

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Pela segunda vez em pouco mais de uma década (a primeira foi em 1999), caminhoneiros autônomos decidiram fazer uma demonstração prática desta afirmação simples: sem caminhão, o Brasil para. Bastaram 24 horas de tanqueiros de braços cruzados em São Paulo para começar a faltar combustível nos postos da Capital. Depois de 48 horas já havia um deus-nos-acuda, e então surgiu a mão forte do Poder Judiciário para obrigar à volta do abastecimento. Que voltou.

Desta vez, como em 1999, o gesto dos caminhoneiros teve um significado altamente político. É isso mesmo, é preciso usar essa palavra, que fere os olhos e ouvidos de muita gente bem situada: foi um gesto político. Não no sentido da política partidária (e se fosse, não haveria mal nenhum), mas num sentido ainda mais nobre: o da cobrança, por uma categoria de trabalhadores, de um direito de cidadania, que é o direito a um trabalho digno e justo e de meios adequados para o seu exercício.

As restrições ao tráfego na Marginal do Rio Tietê e em algumas avenidas daquela região criam tal dificuldade ao trabalho dos tanqueiros e caminhoneiros de outros segmentos que inviabiliza a atividade. Mesmo assim, e apesar do alerta de representantes da categoria, assim como do empresariado, a medida foi posta em prática. Restou o recurso de… sumir! Só sumindo, isto é, deixando de circular, de trabalhar, é que os caminhoneiros puderam ser vistos e, de alguma maneira, ouvidos.

Nós, da Revista Carga Pesada, gostamos de dizer que estamos a serviço da categoria dos caminhoneiros em geral, dos autônomos em particular. O que não quer dizer que avalizamos tudo o que se decide nas entidades de classe dessas categorias. Sempre procuramos analisar as ideias que estão por trás dos atos, sabendo que nem tudo o que é declarado como ideia é sincero, e que, em política, sempre estão em jogo muito mais interesses do que os declarados publicamente.

No caso da greve de São Paulo, porém, independente do que cada parte ou pessoa pensava que tinha a ganhar com a paralisação, achamos que vale a pena dizer isto: foi um jeito firme de mostrar à classe política e aos dirigentes em geral do país que, às vezes, é preciso dar atenção àqueles que costumam não dizer nada, porque estão muito ocupados com a própria sobrevivência.  O Brasil está cheio de problemas. Em alguns âmbitos, como o do trânsito, das rodovias, do transporte de cargas, esses problemas são tão concretos que estão matando pessoas em grande número diariamente. E ninguém vai fazer nada?

Os autônomos de São Paulo acharam um jeito de mostrar que estão vivos, que estão no limite do sacrifício e que não é lavando as mãos e criando mais sacrifício para eles que a classe política vai ficar usufruindo das benesses do poder sem precisar dar contas a ninguém.     

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

23 Comentários

  1. Lembra do “kit de primeiros socorros” ? do para-choque traseiro da carreta, que precisou ser adequado ? da segunda placa refletiva que embora tenha sido revogado, muitos já a tinha feito ? dos adesivos e faixas refletivas ? do cadastramento e recadastramento na antt, juntamente com o adesivo ? da aferição e lacre do tacógrafo ? da exigência do EAR na renovação da habilitação ?Excelentes iniciativas, mas impostas por força de lei a título de regulamentação e melhorias das condições de segurança no transporte, porem, com todos custos correndo por conta do transportador.Quando um funcionário público, mais conhecido como governante, quer mostrar serviço neste setor da economia, o transporte, esta atitude acaba invariavelmente onerando o transportador.Isso desestimula qualquer profissional.Impostos recolhidos que não voltam na forma de investimentos e benefícios para o caminhoneiro, bilhões de reais para trazer o campeonato mundial de futebol; para entrar no estado do Acre não existe ponte, tem que atravessar o Rio Madeira de balsa, não se conserva rodovia, entrega-se nas mãos da iniciativa privada, empresas estrangeiras que constroem lindas praças de pedágio a cada 50 km, filas intermináveis nos portos, o altíssimo preço dos insumos.Enquanto especialistas gritam aos quatro ventos que estamos a beira de um apagão logístico, os nossos “funcionários” que atrasam obras para entrega-las próximo ao período das eleições estão preocupados é a quem eles vão se aliar para garantir um novo mandato.Senhores membros do judiciário brasileiro, o movimento dos caminhoneiros é legítimo e constitucional.E quem quiser criticar nossa classe, ocupe assento em uma cabine de caminhão por pelo menos noventa dias e tente sobreviver do que conseguir faturar.

  2. Quando chamamos de “camioneiros” são os “tanqueiros” que nos representaram e muito bem neste protesto, imaginem se acontecer de os “C A M I O N E I R O S” em geral protestarem, e que será um verdadeiro movimento, se não for revisto esta decisão arbitrária de nossos “governantes” em nos obrigarem a todo custo cumprir as determinações dadas, aí sim nós UNIDOS faremos valer MELHORES CONDIÇÕES de trabalho, de fretes dignos, de horas trabalhadas justamente, pois só assim é que seremos respeitados como deveriamos ser. Não somos “baderneiros, bandidos, e muito menos articuladores dos possíveis problemas que a maioria teve, somos sim trabalhadores e cumpridores do nosso compromisso com a sociedade. Mas temos que ser vistos, e principalmente por aqueles que se julgam “donos da verdade”, que nos impõem severas taxas e contribuições e nada nos oferece e garantem a nossa sobrevivência. Conclamo a todos que são AUTONOMOS a nos unir e demonstratar que somos acima de tudo…Trabalhadores e nunca Politiqueiros. 

  3. Que isto sirva para unir esta classe que ja não tem tempo e ainda querem tirar oq resta “ACORDA BRASIL”os caminhoneiros levam e trazem todos os seus desejos e desejam ter pelo menos um tempinho para descançar ou matar a saudade de seus familiares e precisam destas miseras horas para evitar um rebite ou outro.

  4. Será  que acordamos, estamos dormindo neste 1999, abamos acordar, parabéns tabaqueiros,vcs são os verdadeiros caminhoneiros….. Acordem galera…..

  5. Ronald Goemeri on

    Se o caminhoneiro UNIDO quizer, é só parar uma semana que obrigamos até os POLÍTICOS CORRUPTOS E LADRÕES  a devolverem todo o dinheiro ROUBADO dos cófres públicos. SE CUIDA MALUF…

  6. No primeiro dia em que foram proibidos de circular um monte de cuequinha de veludo e calcinha de seda rindo e agradecendo ao comunista terrorista  (CANASTRA) só que o vulcão explodiu e lava derreteu e o preço saiu caro.Brasileiros com mentes defecadas não sabem e nunca irão saber defender uma classe mesmo que não seja a dle.

  7. A favor de uma paralisaçao geral nacional  merecemos e temos que fazer acontecer,  so assim iremos ser conpreendidos, digo isso como um caminhoneiro que acredita na melhoria dos transportes deste país paralisação já Brasil.

  8. O caminhão atrapalha o transito, mas é um mal necessário, te garanto que as entregas das redes de supermercados, postos, etc.etc. não serão feitas de navio, helicóptero, muito menos no trenó do papai noel. Acorda políticos . PARABÉNS TANQUEIROS, E SINDICATOS, mostrem que fazemos falta para a sociedade. 

  9. Nivaldo Baptista on

    Ola pessoal quero dar parabéns a SINDICAM e aos TANQUEIROS com letra maiúscula pela coragem e atitude de mostrar não só ao prefeito de SP mas a todos prefeitinhos metido a besta que proibem caminhões em suas cidades , que não somos os idiotas que pensam , mas sim TRABALHADORES que levam o pais nas costas para que tenhamos um BRASIL melhor.Foi dado um grande passo o problema esta longe se acabar mas uma longa caminhada começa com o primeiro passo.Vamos nos unir e melhorar a nossa profissão e exigir respeito por parte das autoridades e empresarios ligado ao setor.UNIDOS SOMOS GRANDE.

  10. RONNY PETERSON DANTAS BARRETO on

    aos ilustres colegas caminhoneiros vamos desabastecer sao paulo de uma vez por todas e mostrar nossa importancia que é gigante, continuem trabalhando mas nao carreguem pra sao paulo , vao a outros destinos sempre tem uma carga para outro lugar , se a cidade de sao paulo nao quer caminhao que assim seja vamos sumir… abraco aos amigos caminhoneiros

  11. TAL MOVIMENTO SERVIU PARA MOSTRAR AO PODER “PÚBLICO FINANCEIRO” QUE QUANDO UMA CLASSE TÃO IMPORTANTE E NECESSÁRIA PARA O CRESCIMENTO DO PAÍS SE UNEM MUDANÇAS PODEM OCORRER. SERVE TAMBÉM, PARA MOSTRAR À TODA SOCIEDADE BEM COMO AOS NOSSOS GOVERNANTES, QUE DENTRO DAS CABINES DOS CAMINHÕES, QUE POR MUITAS VEZES NÃO TEM O MENOR CONFORTO, EXISTEM SERES HUMANOS QUE TAMBÉM SOFREM COM CONGESTIONAMENTOS,  HUMILHAÇÕES, E NA MAIORIA DAS VEZES RODANDO EM RODOVIAS SEM A MENOR CONDIÇÃO DE TRÁFEGO, MAS QUE MESMO ASSIM POR AMOR A SUA PROFISSÃO, CONDUZEM SEUS “BRUTOS” E CUMPREM COM SUAS RESPONSABILIDADE. POIS SÃO CONSCIENTES QUE NECESSITAM DO TÃO NECESSÁRIO EMPREGO PARA PODER DAR UM POUCO DE DIGNIDADE E SUSTENTO A SUAS FAMÍLIAS.   

  12. Concordo com o Ronny, todos os prefeitos que não querem os CAMINHÕES circulando em sua cidade, que fiquem sem combustivel, alimentos, pão, leite, carne, verduras, legumes,ovos, óleo, manteiga, queijos, utencilios domesticos, vestimentas, peças e acessorios para veiculos,etc, etc, etc……

  13. roberto florencio on

    estou junto para o que der e vier só unindo a categoria para darmos o respeito que merecemos só me responda e raciocina com migo  porque o prefeito tirou os fretado ?porque os carros não usa as rotas alternativa e saiam da maginais ?porque os cidadãos que reclamaram do transito  tem dois carros para usar no dia do rodizio ? porque  coloca a gente para rodar na madrugada e não da segurança ?porque o senhor prefeito coloca a lomba no banco de uns destes caminhões e tenta fazer 10 entregas de mercadono horário que os inteligentes engenheiro estipulou para ver se o senhor não volta com 11  entregas de volta senhor prefeito e agregados tente aprender a dirigir seus carros para ter noção do que é um CAMINHÃO            SEM CAMINHÃO O BRASIL PARA     passar bem isto é se nós não para BLZ 

  14. Realmente foi um grande feito a demonstração do que somos capazes de fazer. Mas é preciso saber como. Tem que ser uma paralização programada e sem piquetes e vandalismos. Temos que estar côncios do direito dos outros. Temos que parar os caminhões vazios e não carregá-los, assim não somos obrigados a viajar. Com o caminhão vazio não temos compromisso com ninguém e ninguém pode nos obrigar carregá-los. Devemos boicotar São Paulo, pois não é nossa culpa se não constróem as estradas necessárias e Rio de Janeiro por não poder passar na Ponte Rio-Niterói. O Ceará também por não permitirem trânsito de caminhões em suas estradas estaduais. Temos que lutar contra muitas outras coisas. Que cada um dê o seu ponto de vista. A Internet é o meio para mobilização nacional. Combinemos uma data com 3 meses de antecedência para uma paralização, assim dá tempo de todos estarem em suas casas, parados com o caminhão vazio e não necessitaremos de piquetes nem seremos obrigados a entregar nada, pois estaremos vazios.

  15. boa noite a todos os heróis do volante que leem este post. representando o MT de um modo geral venho aqui PARABENIZA-LOS pela belissima paralização que os senhores realizaram, foi fantastica e ao mesmo modo que elogiamos que mostrar minha admiração para com os senhores.do fundo do meu coração MUITO OBRIGADO

  16. estou fora da estrada ,mas acho que temos que parar  pelo roubo do pedágio,já pagamos para manter as estradas porque pagar pedágio,o que fazem com o dinheiro que pagamos quando licenciamos nossos caminhões.

  17. TEMQUE PARAR TUDO MESMO TALVES AI TERREMOS AS MINIMAS CONDIÇOES DE TRABALHOTODA SEMANA SUBO DO SUL A SAO PAULO ESSA FALTA TOTAL  DE RESPEITO CONOSCO TEM PARAR! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !  

  18. Douglas Jose Mesquita on

    Bela iniciativa, de coragem e palavra, mas senhores, nos que trabalhamos no setor sabemos bem que isto é apenas uma pequena amostra do que ainda esta por vir.

  19.              Não e tirando que se vai resolver os problemas de trânsito do país e sim dando estrutura de transportes publicos de passageiros e ciclovias e outros para que a população em geral possa estar menos envolvida no risco ; consumo ; e na distruição do s nossos ambientes fisicos ; mentais  e espirituais !!!! As cargas podem ser administradas com dias variados ; com horarios mais versateis para cada categoria tudo é uma questão de união para o bem comum ; nunca em prejuiso de uma categoria só !!!!!! FALTOU PENSAR MAIS SÉRIO NO ASSUNTO E NO PRÓXIMO!!!!

  20. alberto schiffer on

    estes politicos coruptos pensam que todo mundo e babaca deles, se a verba destinada para as obras fossem usadas corretamente nas obras e nao ir para o bolso destes bandidos LADROES os problemas seriam menores. Mas desde os tempos dos militares que so se cria coruptos , e quando pegos nao sao punidos, aqui so vai preso 3P (preto, pobre e puta)ORDEM E PROGRESSO

  21. Muito bom este tipo de protesto, o caminhoneiro autônomo, o
    empresário do transporte, tem que fazer valer a sua importância no contexto do
    trânsito brasileiro, tem que deixar claro que nós somos a solução, não o
    problema. Tenho a opinião que devemos taxar mais o transito de automóveis,
    restringir sua circulação nos hipercentros, veículos de entregas tem que ter
    prioridade sobre eles, assim como ambulâncias, viaturas policiais, bombeiros,
    etc. Mas infelizmente, nossos gestores públicos, preferem, como diz um amigo
    (fazendo uma analogia), “proibir o avião de levantar voo, para evitar um
    acidente”.  

  22. Josiran Sena Fonseca on

    Tudo o que eu mais queria era poder encostar meu caminhão na porta de minha casa e dizer: só vou rodar depois que eu conquistar o que eu quero, e todos os meu colegas do transporte fizessem a mesma coisa, porque somos uma classe que temos muita força, só depende da gente se unir e seremos a insônia de muitos políticos seremos um pesadelo terrível na vida deles, porque tem muita gente que não sabe a importância de um caminhão na estrada, muitas vezes até nos olham com olhar de desprezo, porque dificultamos o transito das grandes cidades, muitos se irritam com a nossa presença, mais ele não sabe que ali vai o alimento o vestuário a gasolina pro seu carro e tantas outras coisas que ele precisa pra sua sobrevivência. É indignante saber que somos tão humilhados tão desrespeitados que somos obrigados a ter os piores horários de trabalho e ter que parar de trabalhar em vésperas e pós feriados  para  dar lugar a quem vai curtir o feriado, como se o nosso trabalho não tivesse a menor importância para eles, é por isso que eu clamo a está classe tão sofredora a abrir os olhos e ver que somos o celebro deste país, sem caminhão o Brasil vira um caos, ai vão aprender a dar valor na gente. Pensem nisso!!!!!!!

Leave A Reply