A nacionalização dos equipamentos atingiu os índices necessários para isso. E os preços ficaram mais convidativos
Dilene Antonucci
A Scania usou o campo de provas da Randon, em Farroupilha (RS), para demonstrar a clientes de todo o Brasil os novos modelos R560 e R620, equipados com motor V8, que agora podem ser adquiridos com financiamento do Finame.
A Scania está de olho na demanda crescente por conjuntos de nove eixos (bitrenzões e rodotrens) com 74 toneladas de capacidade de carga: “A linha V8 é a melhor solução para este tipo de composição, que exige caminhões de alto torque para vencer aclives com velocidade média satisfatória e que mantenham o funcionamento do motor em baixa rotação dentro da faixa econômica”, diz Victor Carvalho, gerente de vendas da Scania.
Com a falta de motoristas e precisando reduzir custos, os novos modelos podem representar mais produtividade para o cliente, segundo Carvalho: “Ao invés de dois caminhões, ele pode ter apenas um, levando mais carga, com a mesma velocidade média da carreta de três eixos”.
Os preços também estão mais próximos do restante da linha. Enquanto o R480 está na faixa de R$ 430 mil, a versão do V8 de 560 cv pode ser adquirida por R$ 480 mil. E estes são preços passíveis de negociação.
O responsável pelo portfólio de produtos da Scania, Marcel do Prado, tem uma série de argumentos para “derrubar o mito” de que os motores V8 gastam mais combustível. “Colocamos oito cilindros em V no mesmo espaço de seis em linha, o que, por si só, já representa economia de combustível. O sistema de injeção é igual ao do motor de 13 litros, já bastante conhecido do mercado pelos bons níveis de consumo”, diz ele. Além disso, a arquitetura do motor V8 possibilita outras vantagens, como a árvore de manivelas curta que gera menor torção e consequente aumento de vida útil dos componentes do motor. O bloco em V facilita a passagem de ar e proporciona um melhor sistema de arrefecimento.
A nova linha V8 da Scania oferece os modelos R e R Streamline nas opções 560 e 620 e configurações 6×2 e 6×4. Ambos possuem motor de 16 litros, fabricado na Suécia. Eles vêm com itens de série já conhecidos do mercado, como a caixa automatizada Opticruise e o freio auxiliar Retarder, além da suspensão a ar.
As cargas indivisíveis são outro tipo de transporte indicado para esses veículos. O modelo R Highline 620 V8 com tração 8×4 foi um dos lançamentos da Scania na Fenatran 2013 e chamou muito a atenção dos clientes e do público em razão de sua capacidade máxima de tração de 250 toneladas. Esta configuração, porém, ainda não pode ser adquirida pelo Finame.