Sistema online substitui processos manuais e coloca o estado entre os mais ágeis na emissão de autorizações especiais de trânsito
Nelson Bortolin
O Pará acaba de digitalizar o processo de concessão de Autorização Especial de Trânsito (AET). O estado era considerado um dos piores do país para emissão de AET pela Associação Brasileira de Logística Pesada (Logipesa).
“O Pará tinha um processo de AET sem sistema, sem informação, sem suporte e totalmente dependente de despachantes locais”, afirma o presidente da Logipesa, João Batista Dominici. “Agora, o estado conta com um sistema simples, prático e com excelente layout. É claro que ainda há pequenos ajustes a serem feitos, mas o avanço é inegável: a digitalização virou realidade”, compara.
A entidade agora cobra a necessidade de informatização em outras duas unidades da Federação. “A digitalização das AETs em estados como Mato Grosso do Sul e Tocantins continua sendo uma prioridade para o setor de transporte — seja para cargas indivisíveis, seja para rodotrens e bitrens de nove eixos”, acrescenta Dominici.