Nelson Bortolin
O caminhoneiro autônomo não vai conseguir cumprir a lei 12.619, que regulamenta a profissão de motorista, porque não tem onde parar para descansar. A opinião é do presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de São Paulo (Sindicam-SP), Norival de Almeida Silva. A lei, que está em vigor desde 30 de abril, obriga o motorista a parar meia hora a cada quatro horas ao volante e a descansar 11 horas entre duas jornadas de trabalho.
“Infelizmente a parte principal da lei, que era a obrigação de se construir pontos de paradas para caminhões, foi vetada”, lamenta. Do jeito que está, segundo ele, a legislação “vai reforçar o rótulo de que o autônomo é descumpridor” da legislação. “Vamos parar no acostamento? Porque nos postos de combustível, na maioria das vezes, somos convidados a nos retirar quando não abastecemos”, reclama.
Se existissem locais para os caminhoneiros estacionarem, Almeida acredita que a lei seria perfeita. “(O contratante) chega e impõe ao caminhoneiro o horário que ele tem que chegar com a carga. É essa loucura de você sair matando pessoas pela estrada. Havendo locais para estacionar, o caminhoneiro pode responder ao embarcador que a lei não faculta a ele fazer o serviço num prazo tão curto”, ressalta.
De acordo com Norival, Estado, concessionárias e entidades representativas dos caminhoneiros têm a responsabilidade de criar estacionamentos pelo País. Nesses locais, além de uma área de estacionamento, haveria oficinas, borracharias, restaurantes, banheiros. “A concessionária teria liberdade de fazer e explorar isso. Mas teria que ter uma entidade lá dentro para que isso não se transforme em mais um ponto de arrecadação do dinheiro do caminhoneiro”, explica.
O presidente do Sindicam conta que o sindicato ganhou um terreno de 60 mil metros quadrados da prefeitura de Bebedouro. E pretende construir no local um pátio para caminhoneiros. “Dentro do nosso projeto, há oficina de mecânica, de pintura, borracharia, entre outros. O diesel será oferecido mais barato”, ressalta. Para ele, os pontos de parada não podem cobrar do motorista pelo estacionamento e nem para uso do banheiro. “O caminhoneiro não aguenta pagar mais nada”, afirma.
Clique aqui e leia mais sobre a nova legislação.
Confira opinião do presidente da NTC&Logística, Flávio Benatti.
15 Comentários
É “MUITO” lamentável esta situação em que se encontram os “AUTÔNOMOS”, sindicato para nos defender não existe. mas na hora de atualização do cadastro nos é cobrado sem dor e sem direito a reclamação. Desculpe-me Norival, você nada faz para os autônomos agora quando uma empresa o solicita, <<Tá na Mão>>. Governo o solicita, <<ta na Mão>> e agora…
o búfalo sabe a força que tem,e nenhuma cerca o segura; se nos caminhoneiros se unissem e descobrise a força que temos mudariamos muitas situaçoes no brasil.
façam como eu fiz, saiam do ramo tem coisa melhor para se fazer sem correr tanto risco. o autonomo e como cachimbo so leva fumo, mas nao esqueçam que nao e como carga
Muito bem colocado: ”
O caminhoneiro não aguenta pagar mais nada”! E mais, o pão que se come, o jornal que se lê vêm de AVIÃO? SOLUÇÃO? GREVE!
bem sem falar de ser convidado a se retirar de umm posto é que cobra 10 reais em banho comida azeda pq quando eles gastam dinheiro em por balança, pedagio eles não fazen nas beira das rodovia banheiro ponto de apoio chuveiro > averdade que esses donos de lanchonete acha que caminhoneiros são milhonarios
Falou pouco mas falou bem.
Só comentar não resolve as coisas,eu também sai do ramo, ou parava ou perdia tudo é fácil dizer se não tem carga aqui carrega ali mas com fretes ridículo pode pular para onde for que não consegue nem manter o caminhão agora com esta lei só vai sobrar para autônomo as empresas vai colocar dois motorista no trecho e o autônomo que se dane nosso sindicato é muito fraco e não tem o menor interesse em ajudar o motorista falam muito e agem pouco deveriam acabar também com os sindicatos sevem pra que só para cobrar taxas e nada mais. O AUTÔNOMO JÁ ERA INSISTE NA PROFISSÃO DE TEIMOSO SAI FORA MEU.
SÓ PORQUE FALEI A VERDADE
Autônomos, chega de sofrer tanta humilhação, mudem de profissão, eu larguei, vou vender limão na feira. Postos não tem vaga para pernoitar, policiais corruptos,acidentes, roubos,empresas boca de porco, pedágios,demora na descarga, cheque sem fundo..PAREI, CHEGA DE SOFRER.
Agora imagine o autonomo que tem prestação de caminhão para pagar xiiiiiiii ta ferrado , pois todos querem tirar uma casquinha ! quero ver daqui uns anos como vai ficar essa categoria de motoristas e autonomos vão desaparecer .
Bom nos dias de hoje, após 15 anos de profissão cheguei a uma conclusão, caminhão é pior do que trafico de drogas, quando negativados financeiramente somos proibidos de trabalhar, quando posição financeira positiva tambem, se moramos em residencial somos encarados pior do que traficantes e voltando ao caso negativo financeiro nem o STJ ou STF não nos ajudam a voltar ao trabalho, onde quero chegar, o traficante preso em flagrante, tera o direito de responder pelo crime em liberdade, coisa que nós não temos direito no trabalho honesto que praticamos, somos vitimas de assalto e passamos por bandido por gerenciadoras de risco e policiais desprofissional, mercenarios das proprias gerenciadoras, e a nova lei sem (patios,postos,estacionamentos,areas de descanso etc) só vai servi para ajudar os mesmos mercenarios a praticarem este crime com apoio da lei e o GOVERNO FEDERAL a engorda os seus cofres, você duvida então provem, vejam só pela a proibição de ultrapassagem nos trechos de serra da via anchieta, MP investiguem o patrimonio da PMR imcompartivel com os salarios. Póis não a cabimento o veiculo pesado á 10KM/H e voce ter que manter a direita atrás do mesmo, onde entra o jeito brasileiro…
é verdade, não lembro de ter visto uma ação efetiva desses sindicatos em favor dos camioneiros. você lembra…?? se tivesse não seria esta situação.
ANDERSON VOCE TEN RAZÃO PORQUE VOCES TRABALHAN MUINTO E NÃO TEN TEMPO NEN PARA PENÇAR CON QUE DINHEIRO NOS SINDICATOS PODEMOS FAZER TUDO O QUE GOSTARIAMOS DE FAZER TAL VES VOCE NÃO SABE QUE TAXA SINDICAL QUE É OBRIGATORIA MENOS DE 20% PAGAN E O DINHEIRO NÃO FICA CON OS SINDICATO E OS SINDICATOS SEN A UNIÃO DE VOCES CON OS SINDICATOS NÃO SOMOS NADA A FORÇA VEN DE VOCES VAMOS SE UNIR PARA MOSTRAR A FORÇA QUE TEMOS PARAR TODOS SÓ UMA SEMANA JA VE OREZULTADO E A FORÇA QUE VOCES TEN NAS MÃOS E NÃO SABEN
Amigo Anderson, estou aqui de volta para te dizer uma coisa, o sindicato somos nos mesmos, ou seja se o Presidente de um sindicato de qualquer categoria quando não execulta suas tarefas direitas temos todo o direito de subistituir com eleições aberta da determinada categoria, na greve passada houve a iniciação de um sindicato e apenas uma categoria que já tinha sido prejudicada pela a restrição parou, os caminhoneiros que transportam produtos perigosos e quimicos ou seja se nos unimos e lutarmos juntos toda a categoria de transportes teriamos muitas forças par vencer quando digo lutar é pra valer se termos que apanha da policia iremos bater tambem se teriamos de morrer teriamos que matar tambem ou seja eu já briguei muito na baixada por melhores fretes estadias e porcentagem de trabalho, sabe o que ganhei a perca de um conjunto e veiculo de passeio por ter que vender para pagar contas pois ninguem queria mais me carregar sabe porque os proprios companheiros de trabalho ligavam em empresas paradas por mim dizendo ( olha eu não vou carregar porque o SILVIO não deixa) e com isto o movimento ficava fraco e só perdemos com isto, então pense o sindicato do autonomo na cidade São Paulo é o sindicam no parque novo mundo, faça uma visita veja de perto a luta deles não estou defendendo eles mas eles sozinho não vão chegar a lugar nemhum, pois eu faço valer a lei vale pedagio e estadias, quando uma determinada empresa não me paga entrego a tal citada onde é montado um processo e eu tenho recebido conforme manda a lei e quer saber mais eu nem sou sindicalizado e todos as vezes que procuro eles sou muito bem recebido.
SEM CAMINHAO O BRASIL PARA,MAIS AS EMPRESAS GRANDE Q NAO VIVEM DE FRETE DE CAMINHAO NAO TA NEM AI,FAZEM O PRESTACAO E PRONTO.