Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Paraná: 25% dos caminhões da BR -376 têm problemas mecânicos

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Fonte: Folhaweb/ Redação Bonde com PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu, na tarde da última quinta-feira (28), uma edição especial da Operação Serra Segura. O objetivo era fiscalizar as condições dos freios, pneus, suspensão e sistema de direção dos caminhões que descem a Serra do Mar pela BR-376, entre Curitiba e Joinville (SC).

Policiais rodoviários estariam fazendo operação-padrão; o comando nega

Mais de 300 imagens de veículos pesados acima da velocidade foram registradas pela PRF em um intervalo de apenas quatro horas. De um total de 35 caminhões abordados na Unidade Operacional Alto da Serra, nove apresentaram problemas mecânicos. O número equivale a 25,7% dos veículos fiscalizados.

A maioria dos problemas detectados estava nos sistemas de freios, nos pneus e na suspensão dos caminhões. Os veículos tiveram os documentos retidos para que os motoristas ou proprietários providenciem a sua regularização.

Além disso, os aparelhos portáteis da PRF registraram caminhões trafegando a velocidades superiores a 100 km/h em trechos onde os limites máximos para veículos pesados são de 80 ou 60 km/h.

A ação realizada nesta quinta-feira mobilizou mais de 30 agentes, entre policiais rodoviários federais, mecânicos e funcionários da concessionária. Nesta edição, radares controladores de velocidade foram utilizados para selecionar os motoristas que seriam alvos das abordagens.

Durante a operação, os motoristas abordados também assistiram a uma palestra de educação para o trânsito e fizeram o exame de alcoolemia.

O trecho da BR-376 na Serra do Mar tem 19 quilômetros de extensão. Nesse intervalo, que abrange os municípios de Tijucas do Sul (PR) e de Guaratuba (PR), entre os quilômetros 656 e 675 da rodovia, há uma redução de altitude de aproximadamente 710 metros.

Apenas nesse trecho, dez pessoas morreram em 2015, sete delas em acidentes que envolveram caminhões.

 

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

2 Comentários

  1. Pércio Schneider on

    Há poucos dias passei pelo mesmo trecho. Na descida, um forte cheiro de borracha queimada invadiu o nosso carro e continuando a descida, após uma curva vimos uma fumaceira branca saindo dos eixos de uma carreta. Quando passamos pelo veículo, um VW Constelation novo, na porta havia um adesivo:”À serviço da Rodolínea”.
    Carreta da empresa e cavalo terceirizado, com um motorista totalmente incapacitado para exercer a função. Estava segurando o conjunto somente nos freios da carreta, para “poupar” os freios e pneus do seu cavalo mecânico novo. Uma pena que não foi possível anotar as placas, apenas reparar na cor do VW, azul marinho.

  2. Pércio Schneider on

    Há poucos dias passei pelo mesmo trecho. Na descida, um forte cheiro de borracha queimada invadiu o nosso carro e continuando a descida, após uma curva vimos uma fumaceira branca saindo dos eixos de uma carreta. Quando passamos pelo veículo, um VW Constelation novo, na porta havia um adesivo:”À serviço da Rodolínea”.
    Carreta da empresa e cavalo terceirizado, com um motorista totalmente incapacitado para exercer a função. Estava segurando o conjunto somente nos freios da carreta, para “poupar” os freios e pneus do seu cavalo mecânico novo. Uma pena que não foi possível anotar as placas, apenas reparar na cor do VW, azul marinho.

Leave A Reply