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Cláudio Adamuccio, na sede do G10, em Maringá: “Empresa com alavancagem excessiva não vai aguentar”
Para o empresário Cláudio Adamuccio, não é hora de se endividar
Além da pandemia da Covid-19, a crise política no governo do presidente Jair Bolsonaro pode tornar-se um problema para a economia brasileira. O presidente do G10 e diretor Administrativo da Transpanorama, Cláudio Adamuccio, de Maringá (PR), afirma estar “levemente preocupado” com as turbulências da política. E conta que tem visto menos o noticiário para não se contaminar com as más notícias.
O empresário concedeu uma entrevista por Skype à Revista Carga Pesada, na qual avaliou o cenário nacional. Veja no vídeo abaixo:
A pandemia, na visão de Adamuccio promoveu melhora na imagem do caminhoneiro perante a sociedade. Segundo ele, o País percebeu que o profissional exerce atividade tão importante quanto à do pessoal da saúde. “Sem o alimento chegar (na casa dos brasileiros), teríamos uma crise tão grave como a sanitária.”
“O motorista está sendo ressignificado como peça fundamental para a sociedade.”
Veja outro trecho da entrevista no Canal da Revista Carga Pesada do YouTube. (Veja vídeo)
As transportadoras, de modo geral, sofreram bastante com a crise. (Veja vídeo)
Adamuccio, cuja empresa tem forte atuação no transporte graneleiro, diz que a elevação do dólar neste ano fez com que o produtor vendesse sua safra mais cedo, acelerando o transporte. E este fato somado à redução do valor do diesel beneficiou também o transportador. “Iria ser um ano péssimo e virou um ano normal.” “O transporte estava caótico e hoje está entrando numa normalidade com baixíssima rentabilidade.”
Mas não é hora de se endividar.
O empresário ressalta que as empresas mais alavancadas são as que correm mais risco na pandemia. “As que estavam com elástico puxado ao máximo terão muita dificuldade.” “Teremos sim um grande número de empresários ou quebrando ou perdendo parte do patrimônio”. “Empresa com alavancagem excessiva não vai aguentar.”
Adamuccio afirma que hoje o empresário tem medo de morrer de Covid19. E que não é hora para investimentos. “Não é o momento de ele investir e deixar uma empresa bagunçada para a família.”
O G10 tem uma frota de aproximadamente 1.900 veículos. E transporta 12 milhões de toneladas dos mais diversos produtos por ano.