Pelo quarto ano consecutivo o presidente da Volvo para a América Latina Roger Alm pegou a estrada para conhecer de perto o dia a dia de motoristas, empresas e as condições das estradas. Desta vez o trecho escolhido foi a BR 040 entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A viagem chamou a atenção dos caminhoneiros que trafegavam pela estrada pois o presidente estava na boleia do caminhão mais potente do mundo: o FH 750, que já está à venda no Brasil pelo preço de R$ 1 milhão em média.
A proposta destas viagens partiu há quatro anos do jornalista Pedro Trucão, do programa Pé na Estrada da TV Bandeirantes e Globo Estrada na Rádio Globo. A primeira região visitada pelo presidente da Volvo foi BR 153 entre Goiás e Minas Gerais; a segunda foi a 163 no Mato Grosso. Na terceira viagem, no ano passado, a bordo de um FH 540, Alm trafegou pelo Nordeste entre Fortaleza e Natal, visitando também as salinas de Mossoró.
Este ano a BR 040 foi escolhida pela importância da rodovia que em seu percurso total vai de Brasília ao Rio de Janeiro, passando por Minas Gerais e ligando a capital do estado, Belo Horizonte, a Juiz de Fora e ao Rio de Janeiro. Antes de 1964, o trecho era denominado BR-3. A rodovia foi recentemente a leilão e a Invepar – praticamente uma estatal, dada a forte presença de fundos de pensão no seu controle – ganhou a concessão.
A viagem aconteceu entre os dias 14 e 17 de maio e começou com uma visita a Vitran Transportes, especializada no transporte rodoviário de graneis sólidos, principalmente o minério de ferro. Fundada em 1984, atualmente a empresa também atua no transporte de diesel e na movimentação interna de minas e usinas.
A frota é composta por 180 caminhões sendo 150 da marca Volvo incluindo os modelos FH, FM e VM. “Preferimos a Volvo pela qualidade dos caminhões e também pelo bom relacionamento com a concessionária Treviso”, comentam os irmãos Vicente e Chico Maia, proprietários Vi
tran.
Já na BR 040, Roger Alm visitou a Herculano Mineração. Fundada em 1922, a empresa possui em sua frota de 230 equipamentos, incluindo máquinas como pás carregadeiras da Volvo, e caminhões FH e FM. O primeiro veículo da marca adquirido pela Herculano foi um Intercooler 2 no ano de 1986. Fã da marca, o gerente geral Renato Herculano trata como relíquia um Volvo EDC 380 ano 99 na cor azul, completamente modificado com motor de 600 cavalos, mecanismo automático de rebaixamento e acessórios cromados que ele usa para passear e fazer exibições em eventos do setor. “Estamos renovando a frota adquirindo mais 15 FM 370 e tirando caminhões de outras marcas porque estamos satisfeitos com os resultados dos caminhões Volvo”, comentou Renato.
A mina movimenta cerca de um milhão de toneladas de carga por mês que resultam em 270 mil toneladas de minério processado para siderúrgicas como a Vale, Gerdau e Usiminas.
Todo o processo industrial da mina é automatizado, resultado de um investimento de R$ 43 milhões: “Agora temos como entregar o minério de acordo com a necessidade de cada cliente”, explicou Renato Herculano antes de entrar na boleia e levantar poeira com cavalos de pau no seu EDC modificado. Além dele, apenas mais um motorista tem autorização para pilotar a relíquia: é Cleber dos Santos, o “Tafarel”.
SUCESSO – O FH 16 de 750 cavalos, que tem capacidade para tracionar até 250 toneladas de carga, fez grande sucesso por onde passou. Na parada para almoço no tradicional restaurante de comida mineira da Celinha, no quilômetro 588 em Ribeirão do Eixo, muitos caminhoneiros aproveitaram para fazer fotos e conhecer de perto a novidade apresentada no ano passado na Fenatran em São Paulo.
Embora seja destinado para o transporte de cargas indivisíveis, o caminhão se saiu muito bem na estrada tracionando uma carreta estande usada para eventos na Volvo. Na configuração cavalo-mecânico 8×4, ele é equipado com o D16G, um motor de 16 litros, que alcança torque de 3.550 Nm. O motor de 750 cavalos, de acordo com a Volvo, “entrega 2.800 Nm de torque já a 900 rpm”. Depois disso, conforme sustenta a montadora, a curva de torque sobe rapidamente e atinge seu pico de 3.550 Nm a 1.050 rpm. Esse torque continua na faixa plana até 1.400 rpm.
A cabine do FH16 traz o design da nova linha FH lançada recentemente na Europa. Tem grade frontal e maçanetas cromadas, bancos com ajustes elétricos forrados em couro e teto solar como itens de série. A caixa de câmbio de série é a eletrônica I-Shift. O caminhão vem equipado também com a direção elétrica VDS (Volvo Dynamic Steering), servoassistida hidraulicamente.
Tem ainda câmera auxiliar para manobras de ré, freios EBS, freios VEB + Retarder, faróis de xenônio, suspensão traseira eletrônica ECS, geladeira, lanternas traseiras de LED e cor exclusiva perolizada (preto FH16, mystic fjord pearl). Veja mais detalhes sobre o FH 16 CLICANDO AQUI
Como acontece tradicionalmente nestas viagens, o presidente da Volvo dormiu na confortável cabine do FH na parada em Juiz de Fora no pátio do Graal Rodoposto, cercado pela típica paisagem das montanhas mineiras.
Ele foi despertado as 04:30 para tomar café com os demais caminhoneiros, que também descansavam no posto, e participou ao vivo do programa Globo Estrada de Pedro Trucão pela Rádio Globo: “Para mim são muito importantes estas viagens porque eu aprendo muito com as pessoas e posso ver melhor as grandes oportunidades que temos de crescer neste país, além de conhecer de perto a opinião de clientes”, avaliou Alm.
A viagem terminou no Rio de Janeiro na concessionária Treviso de Duque de Caxias onde o presidente foi recebido por funcionários que, a exemplo dos caminhoneiros, também aproveitaram para registrar com fotos a presença do principal executivo da marca na América Latina e do caminhão mais potente do mundo, eleito o Caminhão do Ano de 2014 na Europa.
4 Comentários
Com esse caminhão eu volto para a estrada
A Volvo caminhões, esta levando o mercado de caminhões a serio.
O presidente na Volvo para América Latina, esta sentindo a temperatura nas regiões do Brasil.
O mercado para o Volvo 750 esta aberto, para as transportadoras Peso Pesado, Como transportes especiais.
O Brasil esta sendo contemplado com a montadora Volvo.
Sucesso, nas vendas.
Muto interessante. E quem sabe com o desejo de ter um caminhão com mais conforto as pessoas começam a se valorizar mais. O frete só melhora quando a oferta é pouca. Tem gente que prefere fazer frete quas que gratuito só pra por peso emcima do bruto.Antes de ser dono de um caminhão o ciddão precisa ter noção de custo/gastos fixos/variaveis/depreciação.etc etc.Precisa aprender que mesmo sendo dono ele não pode gastar todo o frete que recebe. Resumindo: Aprender a administrar o trabalho.
Ótima iniciativa da Volvo. Esperamos que as impressões do Presidente da Volvo AL possam ser repassadas para os órgãos de controle do governo e demais instituições para a melhoria das condições das Estradas, melhoria das condições de Trabalho para motoristas – com Postos de Descanso e Abastecimento com condições de Uso bem como de integraçao dos Modais de Transporte para redução de desperdício de combustível e Redução de mortes no Trânsito nas Estradas por sua péssima conservação, no geral, no Brasil.